Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 232
Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
Cidade: Sarandi
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por fontana »

ponto adiantado pro combustível usado, daí quebra canaleta
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 232
Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
Cidade: Sarandi
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por fontana »

Fariaswolf escreveu:Creio que já foi explicado aqui o motivo de ter quebrado (o real motivo).

O monza EFI (monoponto), tem apenas um sensor MAP, um módulo HEI, um distribuidor, e um sensor de temperatura.

Se o motor começar a grilar, a central não vai fazer nada, pois não tem sensor KS acoplado ao bloco.
Se o motor superaquecer, a central não vai fazer nada.
Se injetar menos, a central não vai fazer nada.
Se injetar demais, a central não vai fazer nada.

Me falaram que a altura de compressão dos pistões flex 2005> +, é maior que os pistões de astra "2.0" normais... então tem a possibilidade de ter passado de 14:1.

Creio que se fosse grilo, quebraria a saia, e não canaleta.

Foi o que o Rafaelo disse algumas páginas, a gasolina explodiu muito forte, a ponto de quebrar a canaleta, foi tão forte que "passou de um grilo" pra uma explosão de dinamite.
motronic 1.5.2 da astra tmb não tem ks nem map tem só fluxo de ar
motor fora de ponto quebra canaleta
saia quebrada só em motor veio folgado que anda sempre apanhando...
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Se o motor começar a grilar, a central não vai fazer nada, pois não tem sensor KS acoplado ao bloco.
exatamente, começou a detonar, um abraço pra ti. OU FUNCIONA OU QUEBRA, é bem simples a logica.
Se o motor superaquecer, a central não vai fazer nada.
correto denovo, todo ar quente diminui a densidade do ar na admissao e ae qualquer grilinho se torna um grilao, ate quebrar. denovo se a ECU nao sabe. OU FUNCIONA OU QUEBRA, é bem simples a logica.
Me falaram que a altura de compressão dos pistões flex 2005> +, é maior que os pistões de astra "2.0" normais... então tem a possibilidade de ter passado de 14:1.
o pistao flex é o mesmo pistao alcool do fase 2 da GM. a unica diferença que ele nao tem o domo. ate ja comentei isso aqui e ja comprovamos na pratica. e o Eduardo foi um deles. ele é positivo +.5mm o alcool/flex
Foi o que o Rafaelo disse algumas páginas, a gasolina explodiu muito forte, a ponto de quebrar a canaleta, foi tão forte que "passou de um grilo" pra uma explosão de dinamite.
oque aconteceu foi o aumento subito na pressao do cilindro. é quando passa da PPP a contra pressao detonou a canaleta.

so pra informar quem segura a pressao do pistao é a canaleta, e nao a cabeça do pistao como muitos imaginam. se quebrou ela é pq a pressão deveria ta muito alta la dentro no momento da quebra.


Dutra se a tua ECU tivesse KS teria recuado e salvado esse motor, e se tivesse malha fechada na queima coisa que muita gente nem sabe oque é, tambem teria acertado a mistura. ou seja a cagada que fizeram teria salvo esse motor sem tu mesmo saber. infelizmente essa ECU é bem fraca

--------------------------

pena que tu nao vai poder usar minha ECU, ela foi projetada pra esse modelo de monza EFI 2.0 alc
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por 500EF »

Para mim, a culpa não é da injeção.

Não teria acontecido se ele não tivesse rodado com ponto de carro à álcool + 14:1 de taxa + gasolina no tanque.

Se a injeção fosse flex, se tivesse KS, se estivesse no pico do everest, se estivesse nevando, etc. seriam fatores que teriam o papel de atuar no EFEITO e não na CAUSA real do problema. É preciso distinguir muito bem estas duas coisas. ;)

Quanto ao cálculo da taxa, segue novamente o post que eu já tinha feito na página 111 deste tópico:

Vou colar aqui umas contas que fiz para outro usuário, que tinha motor 0,50. Se não te servir, é só substituir os valores e recalcular.

Motor standard
Volume do cilindro std: 499,56ml
taxa original std: 9,2:1
volume da câmara original std (tudo que sobra de espaço com o pistão em cima): 60,92ml

Seu motor -1,5mm
volume do cilindro 0,50: 505,38ml
volume da câmara -1,5mm no cabeçote (5ml por mm de rebaixo): 53,42ml
Taxa estimada do motor 0,50 com cabeçote -1,5mm: 10,5:1

Seu motor -2,0mm
volume do cilindro 0,50: 505,38ml
volume da câmara -2,0mm no cabeçote (5ml por mm de rebaixo): 50,92ml
Taxa estimada do motor 0,50 com cabeçote -2,0mm: :10,9:1



Se quiser baixar mais ainda, tem a opção de usar pistões de motor à gasolina carburado. No original eles dão 0,4:1 a menos que os dos EFI (8,8 contra 9,2:1).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Para mim, a culpa não é da injeção.
se tivesse uma injeção de verdade nao tinha acontecido isso.
500EF escreveu: Não teria acontecido se ele não tivesse rodado com ponto de carro à álcool + 14:1 de taxa + gasolina no tanque.
se tivesse uma injeção de verdade nao tinha acontecido isso.
500EF escreveu: Se a injeção fosse flex, se tivesse KS, se estivesse no pico do everest, se estivesse nevando, etc. seriam fatores que teriam o papel de atuar no EFEITO e não na CAUSA real do problema. É preciso distinguir muito bem estas duas coisas. ;)
se tivesse uma injeção de verdade nao tinha acontecido isso.


essas diretrizes das ECU foram feita pra isso, evitar quebra. se quebrou é pq nao tinha proteção alguma.

obs: ao TERIA que eu digo é da QUEBRA. o problema foi a gasolina numa taxa acima de 14:1 isso ae nem avanço precisa pra quebrar. alias o limite da gasolina comum é 13,5:1 pra começar a ter autoexplosao. imagina >14:1 com avanço de alcool. ja era sem proteção vai quebrar teu motor como foi o caso dele. simples assim

Eduardo teu astra tem isso, entao se tu erradar nao vai dar nada. nao podemos da desculpa ne

Errou se Ferrou... essa taxa nao vai perdoar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 232
Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
Cidade: Sarandi
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por fontana »

Rafaelo escreveu:
Se o motor começar a grilar, a central não vai fazer nada, pois não tem sensor KS acoplado ao bloco.
exatamente, começou a detonar, um abraço pra ti. OU FUNCIONA OU QUEBRA, é bem simples a logica.
Se o motor superaquecer, a central não vai fazer nada.
correto denovo, todo ar quente diminui a densidade do ar na admissao e ae qualquer grilinho se torna um grilao, ate quebrar. denovo se a ECU nao sabe. OU FUNCIONA OU QUEBRA, é bem simples a logica.
Me falaram que a altura de compressão dos pistões flex 2005> +, é maior que os pistões de astra "2.0" normais... então tem a possibilidade de ter passado de 14:1.
o pistao flex é o mesmo pistao alcool do fase 2 da GM. a unica diferença que ele nao tem o domo. ate ja comentei isso aqui e ja comprovamos na pratica. e o Eduardo foi um deles. ele é positivo +.5mm o alcool/flex
Foi o que o Rafaelo disse algumas páginas, a gasolina explodiu muito forte, a ponto de quebrar a canaleta, foi tão forte que "passou de um grilo" pra uma explosão de dinamite.
oque aconteceu foi o aumento subito na pressao do cilindro. é quando passa da PPP a contra pressao detonou a canaleta.

so pra informar quem segura a pressao do pistao é a canaleta, e nao a cabeça do pistao como muitos imaginam. se quebrou ela é pq a pressão deveria ta muito alta la dentro no momento da quebra.


Dutra se a tua ECU tivesse KS teria recuado e salvado esse motor, e se tivesse malha fechada na queima coisa que muita gente nem sabe oque é, tambem teria acertado a mistura. ou seja a cagada que fizeram teria salvo esse motor sem tu mesmo saber. infelizmente essa ECU é bem fraca

--------------------------

pena que tu nao vai poder usar minha ECU, ela foi projetada pra esse modelo de monza EFI 2.0 alc

pra que todo esse mi mi mi??? só pra não admitir que o motor tava fora de ponto???
tem um distribuidor enorme la, com uma chave 13 da pra mexer nele e atrasar o ponto......
eu não sei o pq de ficaraem tirando axismos de teclado sem fundamento pra querer explicar uma coisa óbvia, quebrou pq tava errado, se tivesse certo não quebrava, simples assim......
e se o motor fosse carburado???
quere tapa o sol com a peneira não resolve, quem ta sendo enganado aqui??? eu?? não né...
um motor grilando da pra ouvir la de dentro do carro, a menos que tenha o sistema de escape todo aberto e barulhento....

volto a repetir, minha astra não tem KS não tem nada tmb, roda com taxa alta e nunca quebrou, o sinal de rotação vem da roda fonica, e não do distribuidor, então eu não tenho como alterar....

outro detalhe, se a injeção for original EFI da pra compensar falta no potenciomentro de CO2 aquela pecinha no paralama direito do carro....
injeção EFI da pra brincar com ela, só meter uma sonda NGK 4 fios no escape um multimetro Minipa e fazer a leitura de mistura, assim como faço nos motores carburados e nenhum nunca quebrou.....
agora fica aqui axando mi mi mi pq quebrou e não querer entender que num motor taxado colocar gasolina no tanque vai quebrar sempre a vida toda, é perda de tempo....
gasolina só de formula 1 guenta altas taxas, gasolina de posto, todas no brasil todo são batizadas, ja incomoda em carro original, imagina num motor taxado, vai quebrar sempre....

acertar um motor original, taxado, injeção ou carburado, sonda 4 fios e multimetro....sempre fiz assim e nunca quebrei, inclusive os turbos carburados com gerenciador, todos acertados pela sonda 4 fios.....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

pra que todo esse mi mi mi??? só pra não admitir que o motor tava fora de ponto???
e alguem ta dizendo o contrario? tu que ta viajando ae. le direito oque eu escrevi :wink:
tem um distribuidor enorme la, com uma chave 13 da pra mexer nele e atrasar o ponto......
da pra fazer isso com motor funcionando e andando com o carro?
volto a repetir, minha astra não tem KS não tem nada tmb, roda com taxa alta e nunca quebrou, o sinal de rotação vem da roda fonica, e não do distribuidor, então eu não tenho como alterar....
coloca entao essa teu astra gasolina e faz entrar em carga e conta como foi...
outro detalhe, se a injeção for original EFI da pra compensar falta no potenciomentro de CO2 aquela pecinha no paralama direito do carro....
nao cara, primeiro tu precisa saber como funciona uma ECU me desculpa senao é tua area nao se mete.

aquela pecinha é um corretor fino da queima e nao correçao de mistura.
injeção EFI da pra brincar com ela, só meter uma sonda NGK 4 fios no escape um multimetro Minipa e fazer a leitura de mistura, assim como faço nos motores carburados e nenhum nunca quebrou.....
sonda narrow ? ja vi tudo.
agora fica aqui axando mi mi mi pq quebrou e não querer entender que num motor taxado colocar gasolina no tanque vai quebrar sempre a vida toda, é perda de tempo....
gasolina só de formula 1 guenta altas taxas, gasolina de posto, todas no brasil todo são batizadas, ja incomoda em carro original, imagina num motor taxado, vai quebrar sempre....
e alcool tb é cheio dagua. ou tu ainda acredita em coelho da pasca? so tu mesmo cara rsrsrsrs

e tu que ta se batendo todo ae falando oque nao precisa.
acertar um motor original, taxado, injeção ou carburado, sonda 4 fios e multimetro....sempre fiz assim e nunca quebrei, inclusive os turbos carburados com gerenciador, todos acertados pela sonda 4 fios.....
gambiarra, motor se acerta com wide. acertar motor com narrow é loteria. nao tem precisao alguma nessa sonda. é quente ou frio^? uahuaahauau
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 232
Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
Cidade: Sarandi
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por fontana »

Rafaelo escreveu:
pra que todo esse mi mi mi??? só pra não admitir que o motor tava fora de ponto???
e alguem ta dizendo o contrario? tu que ta viajando ae. le direito oque eu escrevi :wink:
tem um distribuidor enorme la, com uma chave 13 da pra mexer nele e atrasar o ponto......
da pra fazer isso com motor funcionando e andando com o carro?
volto a repetir, minha astra não tem KS não tem nada tmb, roda com taxa alta e nunca quebrou, o sinal de rotação vem da roda fonica, e não do distribuidor, então eu não tenho como alterar....
coloca entao essa teu astra gasolina e faz entrar em carga e conta como foi...
outro detalhe, se a injeção for original EFI da pra compensar falta no potenciomentro de CO2 aquela pecinha no paralama direito do carro....
nao cara, primeiro tu precisa saber como funciona uma ECU me desculpa senao é tua area nao se mete.

aquela pecinha é um corretor fino da queima e nao correçao de mistura.
injeção EFI da pra brincar com ela, só meter uma sonda NGK 4 fios no escape um multimetro Minipa e fazer a leitura de mistura, assim como faço nos motores carburados e nenhum nunca quebrou.....
sonda narrow ? ja vi tudo.
agora fica aqui axando mi mi mi pq quebrou e não querer entender que num motor taxado colocar gasolina no tanque vai quebrar sempre a vida toda, é perda de tempo....
gasolina só de formula 1 guenta altas taxas, gasolina de posto, todas no brasil todo são batizadas, ja incomoda em carro original, imagina num motor taxado, vai quebrar sempre....
e alcool tb é cheio dagua. ou tu ainda acredita em coelho da pasca? so tu mesmo cara rsrsrsrs

e tu que ta se batendo todo ae falando oque nao precisa.
acertar um motor original, taxado, injeção ou carburado, sonda 4 fios e multimetro....sempre fiz assim e nunca quebrei, inclusive os turbos carburados com gerenciador, todos acertados pela sonda 4 fios.....
gambiarra, motor se acerta com wide. acertar motor com narrow é loteria. nao tem precisao alguma nessa sonda. é quente ou frio^? uahuaahauau
to na area errada sim......to quase me aposentando como Mecanico Profissional, formado em curso profissionalizante pelo SENAI, quando a GM lançou as injeções eu trabalhava em concessionaria, tenho curso de todas elas, EFI, LE, MPFI etc...
quem ta na area errada é preparador de teclado, qual a tua formação??? vc é mecanico?? eletronico algo assim??
leitor de revistinha preparador de teclado isso ta cheio na internet....

motor 4 tempos desde 1800 até hoje todos funcionam no mesmo principio....
algum motor vem de fabrica com sonda magica que mostra leitura magica que o preparador quer???
algum motor de fabrica quebra pq não usar essa sonda magica???

na area de computador, medicina, pedreiro e outras que não entendo eu não discuto, eu pago e mando fazer, agora me desculpa, na minha profissão eu entendo, sei como as coisas funcionam....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Responder