Para registro de doença terminal:
Em 27.01.14 eu instalei o HEI externo na churrasqueira com o mesmo HEI Marelli que estava no distribuidor e que fora instalado novo em 20.08.10.
Há duas semanas inicio de junho portanto, estava dando 'vazios' na aceleração com o motor quente no congestionamento das 18:00h que pego de segunda a sexta.
Gravou na UCE o código 42. Tirei o conector da bobina impulsora e inspecionei contatos e voltou a funcionar.
Uma vez ou outra no congestionamento apresentava 'vazios' na aceleração e a luz da injeção piscava mas não fixava.
Em 12.06.19 gravou novamente o código 42.
Instalei um HEI da MTE que tenho já num dissipador menor no porta-luvas e rodei em 13.06.19 sem repetir o defeito. (alguns amigos aqui do fórum tem um distribuidor completo para a emergência do HEI e eu resolvi deixar somente o HEI e se não funcionar, o defeito pode estar na bobina impulsora que pode ser medida com um ohmímetro( multímetro).
A partir daí o jeito foi aposentar o HEI em fase terminal de algum componente interno>
Durou 3,4 anos no distribuidor e mais 6,5 anos totalizando 9,9 anos
Não vejo vantagem em comemorar muito, por que aqui no forum provavelmente ainda tenha vários Monzeiros com o HEI Original fornecido pela Rochester/Delphi
Mas no meu caso que de 1995 até 2010 troquei talvez 5 HEIs, 9,9 anos é uma vida longa e isto se deve ao monitoramento constante da voltagem entregue pelo regulador de voltagem e à baixa temperatura de trabalho (voltimetro digital no painel)
Abs
waldir
14.06.19
MÓDULO HEI EXTERNO
- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Boa Waldir.
Logo após quando comprei o Kadett (maio de 2018), deu problema na impulsora eu resolvi trocar também o HEI (Delphi made in Brazil) por garantia, ainda possuía o original GM. Instalei conforme o manda o manual monzeiros kkkk, com pasta térmica sem excesso e ainda fiz o aterramento.
Ontem, depois de 1 ano e exatos 6.325 km rodados, o Delphi travou a bomba e o bico aberto pulsando ao girar o primeiro estágio da chave. Agi rápido mas já foi o suficiente pra encher o motor de etanol.
Tirei tudo, troquei o óleo e filtro e coloquei o HEI GM original de volta. Carro funcionou perfeitamente, até melhor que antes.
Eu ainda deixo o HEI no distribuidor e provavelmente ainda vai ficar por lá mesmo. Agora ou eu corro atrás de um original que ainda vende pelos cantos ai por preços altos, ou então compro o mais barato mesmo já que parece não fazer muita diferença. Andar sem um HEI extra no porta luvas não me deixa muito confortável.
Uma pergunta: como faço pra medir a voltagem do regulador com um multímetro? Não pode passar de 14,5V correto?
Logo após quando comprei o Kadett (maio de 2018), deu problema na impulsora eu resolvi trocar também o HEI (Delphi made in Brazil) por garantia, ainda possuía o original GM. Instalei conforme o manda o manual monzeiros kkkk, com pasta térmica sem excesso e ainda fiz o aterramento.
Ontem, depois de 1 ano e exatos 6.325 km rodados, o Delphi travou a bomba e o bico aberto pulsando ao girar o primeiro estágio da chave. Agi rápido mas já foi o suficiente pra encher o motor de etanol.
Tirei tudo, troquei o óleo e filtro e coloquei o HEI GM original de volta. Carro funcionou perfeitamente, até melhor que antes.
Eu ainda deixo o HEI no distribuidor e provavelmente ainda vai ficar por lá mesmo. Agora ou eu corro atrás de um original que ainda vende pelos cantos ai por preços altos, ou então compro o mais barato mesmo já que parece não fazer muita diferença. Andar sem um HEI extra no porta luvas não me deixa muito confortável.
Uma pergunta: como faço pra medir a voltagem do regulador com um multímetro? Não pode passar de 14,5V correto?
- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
LeoStrop, desculpe-me a demora... estou com problema no meu Monza que além do MAP que descobri, achei uma mangueirinha frouxa na flauta e estava dando entrada falsa de ar... mas ainda não acabou...Uma pergunta: como faço pra medir a voltagem do regulador com um multímetro? Não pode passar de 14,5V correto?
Eu tenho um mini voltímetro ligado na fiação do acendedor de cigarro que ao girar a chave da ignição no primeiro estágio já mostra a voltagem da bateria. Após a partida vai mostrar quanto o alternador/regulador está entregando na bateria.
Você pode com um multímetro/voltímetro medir diretamente nos bornes da bateria e olhar no painel analógico onde fica a agulha do voltímetro naquela voltagem e acostumar-se a olhar sempre no painel monitorando a voltagem.
Todo excesso de voltagem o transistor de potencia do modulo HEI transforma em calor que será somado aos 80ºC médio do distribuidor por irradiação do motor. Se o transistor não for bom ele vai queimar ou começar falhar e vai ocorrer a inundação do coletor de admissão. Após 15V o HEI vai resistir, mas não por muito tempo... o regulador de voltagem está confeccionado para entregar o máximo de 14,3V, acima disso o regulador estar pifando.
Abs
waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Tranquilo meu amigo, espero que resolva o problema!waldir escreveu: ↑28 Jun 2019, 18:01 LeoStrop, desculpe-me a demora... estou com problema no meu Monza que além do MAP que descobri, achei uma mangueirinha frouxa na flauta e estava dando entrada falsa de ar... mas ainda não acabou...
Eu tenho um mini voltímetro ligado na fiação do acendedor de cigarro que ao girar a chave da ignição no primeiro estágio já mostra a voltagem da bateria. Após a partida vai mostrar quanto o alternador/regulador está entregando na bateria.
Você pode com um multímetro/voltímetro medir diretamente nos bornes da bateria e olhar no painel analógico onde fica a agulha do voltímetro naquela voltagem e acostumar-se a olhar sempre no painel monitorando a voltagem.
Todo excesso de voltagem o transistor de potencia do modulo HEI transforma em calor que será somado aos 80ºC médio do distribuidor por irradiação do motor. Se o transistor não for bom ele vai queimar ou começar falhar e vai ocorrer a inundação do coletor de admissão. Após 15V o HEI vai resistir, mas não por muito tempo... o regulador de voltagem está confeccionado para entregar o máximo de 14,3V, acima disso o regulador estar pifando.
Abs
waldir
Medi o meu direto na bateria, com farol e ventilador ligado e está dando 14,03V , com tudo desligado da uns 14,2, bem próximo a 14,3V (carro é seco de eletrônica) . Queria medir em tempo real, não sei se em giro alto na estrada possa dar uma voltagem mais alta, eu sempre dou umas puxadas então penso em ser por isso uns dos motivos do HEI ter durado pouco.
- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Leo,
teoricamente o alternador girando mais rápido produziria mais energia e aí entra o regulador.
Quando o regulador pifa ele deixa passar maior voltagem em rotação 2.000 giros. O melhor é
ou colocar um voltimetro na cabine ou prestar atenção no voltímetro do painel do Monza.
teoricamente o alternador girando mais rápido produziria mais energia e aí entra o regulador.
Quando o regulador pifa ele deixa passar maior voltagem em rotação 2.000 giros. O melhor é
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Obrigado Waldir!
É vou dar um jeito pra colocar um multímetro dentro do carro e fazer um teste. Meu carro não tem voltímetro no painel.
É vou dar um jeito pra colocar um multímetro dentro do carro e fazer um teste. Meu carro não tem voltímetro no painel.
- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
viewtopic.php?f=14&t=29634&start=8#p428555
Luiz Carlos, tentando responder parte da sua pergunta de onde eu tirei a informação sobre os transistores de potência do Modulo HEI da Delphi, Marelli e MTE ... na época eu encontrei as informações em Datasheet. Eu informava que o Marelli aguentava 150ºC e o Delphi 180ºC
Hoje abri o meu Marelli que 'morreu' com 8 anos de uso e com uma lupa consegui ler o alfanumérico do transistor de potencia:
BUB941ZT e puxei na WEB o datasheet e ele aguentava (na época) 175ºC porém a morte do meu Marelli não foi devido a temperatura pq ficou 5 anos na churrasqueira com dissipador ventilado que mantinha a temperatura em 35 a 50ºC e também monitoro a tensão liberada pelo regulador do alternador com um multímetro digital no painel. Acho que deve ter pifado o Circuito Integrado.
O CI é de número MCZ79076EG (XAA0946E) porém não há menção na WEB acredito que seja fabricação especial - lote fechado para o cliente.
O HEI Marelli só tem estes dois componentes e uma proteção siliconada preta protegendo o CI. Já o MTE tem o Transistor, um CI e outros SMD numa plaquinha e besuntado com gel siliconado.
waldir
Luiz Carlos, tentando responder parte da sua pergunta de onde eu tirei a informação sobre os transistores de potência do Modulo HEI da Delphi, Marelli e MTE ... na época eu encontrei as informações em Datasheet. Eu informava que o Marelli aguentava 150ºC e o Delphi 180ºC
Hoje abri o meu Marelli que 'morreu' com 8 anos de uso e com uma lupa consegui ler o alfanumérico do transistor de potencia:
BUB941ZT e puxei na WEB o datasheet e ele aguentava (na época) 175ºC porém a morte do meu Marelli não foi devido a temperatura pq ficou 5 anos na churrasqueira com dissipador ventilado que mantinha a temperatura em 35 a 50ºC e também monitoro a tensão liberada pelo regulador do alternador com um multímetro digital no painel. Acho que deve ter pifado o Circuito Integrado.
O CI é de número MCZ79076EG (XAA0946E) porém não há menção na WEB acredito que seja fabricação especial - lote fechado para o cliente.
O HEI Marelli só tem estes dois componentes e uma proteção siliconada preta protegendo o CI. Já o MTE tem o Transistor, um CI e outros SMD numa plaquinha e besuntado com gel siliconado.
waldir
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