RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

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waldir
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RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por waldir »

RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

A função dos cabos de vela é a transmissão da alta tensão (+/- 30.000 Volts) produzido na bobina de ignição para as velas do motor.
Qualquer anomalia em um dos cabos poderá provocar:

- Consumo elevado
- Dificuldade de partida;
- Falhas no funcionamento do motor;

Devido à alta tensão os cabos precisam ser resistivos para evitar ‘vazamento’ de alta frequência
que pode interferir nos aparelhos eletrônicos do veículo, inclusive na UCE.

Para evitar isso há duas formas: terminais supressivos e ou cabos supressivos através de uma espiral
de fio de níquel cromo fininho ao longo de todo o cabo.

Imagem

O valor da resistência formada pelo níquel cromo, segundo a norma NBR 6880 é de
6 a 10 K ohms por metro.

A NGK indica para os cabos CS uma resistência de 7,5 K ohms por metro +/- 40%, significando o que segue:
7,5 x1.4 = 10,5 K ohms (mais 40%)
7,5x0,6 = 4,5 K ohms (menos 40%)

Ou seja, 4,5 K a 10,5 K ohms por metro

A BOSCH indica para os cabos CS uma resistência de 9 a 23K ohms por metro

Imagem

Calculando a resistência do cabo da Bobina de Ignição ao Distribuidor

Imagem

Com um multímetro na escala de 20K ohms meça os cabos conforme figura

Imagem

Se o resultado for igual a 1 significa que o cabo está com alta resistência acima dos 20K , deve ser substituído.
Cabos trincados e ressecados devem ser substituídos.

Cabos de Vela NGK CS G65 Novos que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
C. da bobina = 1,54; 1º cil = 4,87; 2º cil = 4,53; 3º cil = 3,21 e 4º cil = 2,53 K


Imagem

MEDIÇÃO DAS VELAS DE IGNIÇÃO

Imagem

Velas Novas na caixa que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
NGK = 4,36; 4,53; 4,60; 4,45 K
BOSCH = 5,05; 4,99; 7,79; 7,59 K


Se eu optasse por usar as velas Bosch eu formaria par com os cabos de menor resistência,
isto é, com os cabos do 4º e 3º cilindros respectivamente:V 7,79K + C 2,53K; V 7,59K + C 3,21
Esse cuidado seria quase um preciosismo, mas, equilibraria a resistência em torno de 10K para
cada cilindro.

06.12.13
waldir
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Andre1
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Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por Andre1 »

Cara, muito bom seu tópico.

Abraço. :smt023
vrsilva
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Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir, não é preciosismo não... Isso é lógica... faz todo o sentido, se o sistema ficar equilibrado o motor terá um funcionamento muito mais uniforme.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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frfavoreto
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Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por frfavoreto »

Qual deve ser a resistência entre o pino central da tampa do distribuidor e a ponta de grafite interna dele? Eu medi aqui e deu 50k ohms.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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waldir
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Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

Desde a semana passada tenho sentido cheiro de álcool pelo escapamento.
Poderia ser mistura rica, mas não mexi no potenciômetro do CO ainda está em 1,52 VDC

Juntamente com isso tenho percebido que o PTC tem ficado ligado de 10 a 12 min,
isto significa que o líquido de arrefecimento está demorando para atingir 83ºC

Hoje resolvi buscar pelo defeito.
Imaginei que a VT está travando um pouquinho aberta. Tenho nos meus guardados uma Wahler usada que troquei por trocar (prevenção ...)
troquei a dita cuja.

Aproveitando o motor frio fui verificando as velas Bosch que coloquei em 04.12.13 (há 6 meses)

Medi a do 1º cilindro resistência 5,05 K
Medi a do 2º cilindro resistência 5,00 K
Medi a do 3º cilindro resistência 19,80K
Medi a do 4º cilindro resistência 7,71 K

Por achar essa discrepância optei por não checar a resistência dos cabos de vela.

Decepção, a vela Bosch aumentou demais a resistência e isto significa menor poder de faíscamento e combustível sem queimar. :smt011 :smt021

Como tenho um jogo novo de velas NGK green plug, substituí todas.

Por ter trocado a VT vou ficar sem saber corretamente se o atraso no aquecimento era a VT ou o motor funcionando com 3 velas e meia ?
Estou inclinado ao poder de fogo a menor que não transferia calor (70%) para o liquido de arrefecimento.

O PTC voltou a desligar com 7 minutos por observação do led piloto que instalei quando restabeleci o funcionamento há alguns anos.

A VT que tirei, vou dar uma limpada e guardar para qualquer eventualidade. Mas, vou também comprar uma nova da Wahler e deixar de espera, além de mais um jogo de velas.
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DÉCO
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Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Acredito relevante a informação que obtive a pouco tempo :

Ao testar os cabos de velas é importante também verificar a continuidade nesta escala do multímetro :

Imagem

observei que antes de medir a resitencia , é legal medir a continuidade, e mais, medir a continuidade e com multimetro nesta escala acima, movimentar o cabo, formando um arco para cima e para baixo, muitas vezes ele da continuidade, da resistencia, mas com a vibraçao do carro ele mostra que esta " quebrado " em algum ponto no meio, e se nao fizer este movimento nao é possivel verificar esta " quebra " interna do cabo.

abraços
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waldir
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Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por waldir »

DÉCO,
obrigado por complementar.
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DÉCO
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Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Que é isso cara, nao tem que agradecer, EU que tenho que agradecer sua dedicaçao e generosidade de compartilhar seus conhecimentos conosco , " tamu junto "
abraço
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