A função dos cabos de vela é a transmissão da alta tensão (+/- 30.000 Volts) produzido na bobina de ignição para as velas do motor.
Qualquer anomalia em um dos cabos poderá provocar:
- Consumo elevado
- Dificuldade de partida;
- Falhas no funcionamento do motor;
Devido à alta tensão os cabos precisam ser resistivos para evitar ‘vazamento’ de alta frequência
que pode interferir nos aparelhos eletrônicos do veículo, inclusive na UCE.
Para evitar isso há duas formas: terminais supressivos e ou cabos supressivos através de uma espiral
de fio de níquel cromo fininho ao longo de todo o cabo.

O valor da resistência formada pelo níquel cromo, segundo a norma NBR 6880 é de
6 a 10 K ohms por metro.
A NGK indica para os cabos CS uma resistência de 7,5 K ohms por metro +/- 40%, significando o que segue:
7,5 x1.4 = 10,5 K ohms (mais 40%)
7,5x0,6 = 4,5 K ohms (menos 40%)
Ou seja, 4,5 K a 10,5 K ohms por metro
A BOSCH indica para os cabos CS uma resistência de 9 a 23K ohms por metro

Calculando a resistência do cabo da Bobina de Ignição ao Distribuidor

Com um multímetro na escala de 20K ohms meça os cabos conforme figura

Se o resultado for igual a 1 significa que o cabo está com alta resistência acima dos 20K , deve ser substituído.
Cabos trincados e ressecados devem ser substituídos.
Cabos de Vela NGK CS G65 Novos que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
C. da bobina = 1,54; 1º cil = 4,87; 2º cil = 4,53; 3º cil = 3,21 e 4º cil = 2,53 K

MEDIÇÃO DAS VELAS DE IGNIÇÃO

Velas Novas na caixa que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
NGK = 4,36; 4,53; 4,60; 4,45 K
BOSCH = 5,05; 4,99; 7,79; 7,59 K
Se eu optasse por usar as velas Bosch eu formaria par com os cabos de menor resistência,
isto é, com os cabos do 4º e 3º cilindros respectivamente:V 7,79K + C 2,53K; V 7,59K + C 3,21
Esse cuidado seria quase um preciosismo, mas, equilibraria a resistência em torno de 10K para
cada cilindro.
06.12.13
waldir