ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 34
- Registrado em: 09 Dez 2012, 19:59
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
Pessoal,
Possuo um kadett GSI 95 e ele está com problema no ventilador com a chave na posição 4 (máxima velocidade). Quando neste posição, o fusível do ventilador (na caixa de fusíveis, 30A) começa a esquentar muito, até o ponto de queimar. Durante este tempo, o ventilador funciona. Já nas velocidades 1,2, e 3, o fusível esquenta, mas bem menos do que na 4.
Pelo que entendi, na velocidade 4 o motor recebe os 12V direto, sem passar pela resistência, que é utilizada nas demais velocidades. Então , para testes, resolvi ligar os 12V proveniente da bateria direto no motor, quando faço isso a faísca é grande quando uno os fios, e os fios começam a esquentar por demasia.
Então pergunto:
1. Este teste (ligar a bateria direto no ventilador) é valido?
2. Se for válido, acho que o motor pode estar com alguns fios do seu induzido em curto, causando a sobrecarga. Esse motor tem concerto ou só outro?
Possuo um kadett GSI 95 e ele está com problema no ventilador com a chave na posição 4 (máxima velocidade). Quando neste posição, o fusível do ventilador (na caixa de fusíveis, 30A) começa a esquentar muito, até o ponto de queimar. Durante este tempo, o ventilador funciona. Já nas velocidades 1,2, e 3, o fusível esquenta, mas bem menos do que na 4.
Pelo que entendi, na velocidade 4 o motor recebe os 12V direto, sem passar pela resistência, que é utilizada nas demais velocidades. Então , para testes, resolvi ligar os 12V proveniente da bateria direto no motor, quando faço isso a faísca é grande quando uno os fios, e os fios começam a esquentar por demasia.
Então pergunto:
1. Este teste (ligar a bateria direto no ventilador) é valido?
2. Se for válido, acho que o motor pode estar com alguns fios do seu induzido em curto, causando a sobrecarga. Esse motor tem concerto ou só outro?
Editado pela última vez por dmagno em 23 Nov 2013, 17:44, em um total de 1 vez.
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3596
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível
sua pergunta nº 2 é a resposta o motor está em curto
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 301
- Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
- Cidade: Jacarei
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível
Pode não estar em curto. Pode ser apenas falta de lubrificação, q
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 301
- Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
- Cidade: Jacarei
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível
Õ louco, mandou a mensagem sozinho, rsrsrsrs.
Pode não estar em curto. Pode ser apenas falta de lubrificação, que é muito simples de se fazer. Basta tirar o motor do lugar para trabalhar tranquilo. Sem lubrificação emperra mesmo, podendo até travar,
Pode não estar em curto. Pode ser apenas falta de lubrificação, que é muito simples de se fazer. Basta tirar o motor do lugar para trabalhar tranquilo. Sem lubrificação emperra mesmo, podendo até travar,
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 34
- Registrado em: 09 Dez 2012, 19:59
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível
O motor gira e ventila bem, em todas as quatro velocidades, na verdade se não fosse pelo fato de o fusível queimar na velocidade 4, eu nem perceberia o problema.
Já que eu terei que remove-lo para procurar outro em algum ferro velho (ainda se vende novo?) aproveito e dou uma lubrificada no mesmo e testo novamente.
Já que eu terei que remove-lo para procurar outro em algum ferro velho (ainda se vende novo?) aproveito e dou uma lubrificada no mesmo e testo novamente.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 34
- Registrado em: 09 Dez 2012, 19:59
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível
Opa!
Eu tentei medir a corrente de consumo deste motor, só que o meu multímetro estava com o fusível queimado. Tenho que substitui-lo (o fusível).
Mas com esse valor em mãos (consumo em amperes), alguém teria alguma referência para eu poder comparar?
Eu tentei medir a corrente de consumo deste motor, só que o meu multímetro estava com o fusível queimado. Tenho que substitui-lo (o fusível).
Mas com esse valor em mãos (consumo em amperes), alguém teria alguma referência para eu poder comparar?
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível
Para estar esquentando o chicote e o fusível desse tanto, pode ser mesmo que ele esteja emperrado ou com o enrolamento em curto.
Seria interessante mandar enrolar o motor novamente. Daí já aproveita e troca rolamentos, faz lubrificação e fica novo.
Seria interessante mandar enrolar o motor novamente. Daí já aproveita e troca rolamentos, faz lubrificação e fica novo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 301
- Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
- Cidade: Jacarei
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível
Este tipo de motor raramente tem rolamentos. Usa buchas esféricas, ou seja, mancal seco, que deve ser lubrificado periodicamente.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE