ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo
Enviado: 21 Nov 2013, 20:02
Pessoal,
Possuo um kadett GSI 95 e ele está com problema no ventilador com a chave na posição 4 (máxima velocidade). Quando neste posição, o fusível do ventilador (na caixa de fusíveis, 30A) começa a esquentar muito, até o ponto de queimar. Durante este tempo, o ventilador funciona. Já nas velocidades 1,2, e 3, o fusível esquenta, mas bem menos do que na 4.
Pelo que entendi, na velocidade 4 o motor recebe os 12V direto, sem passar pela resistência, que é utilizada nas demais velocidades. Então , para testes, resolvi ligar os 12V proveniente da bateria direto no motor, quando faço isso a faísca é grande quando uno os fios, e os fios começam a esquentar por demasia.
Então pergunto:
1. Este teste (ligar a bateria direto no ventilador) é valido?
2. Se for válido, acho que o motor pode estar com alguns fios do seu induzido em curto, causando a sobrecarga. Esse motor tem concerto ou só outro?
Possuo um kadett GSI 95 e ele está com problema no ventilador com a chave na posição 4 (máxima velocidade). Quando neste posição, o fusível do ventilador (na caixa de fusíveis, 30A) começa a esquentar muito, até o ponto de queimar. Durante este tempo, o ventilador funciona. Já nas velocidades 1,2, e 3, o fusível esquenta, mas bem menos do que na 4.
Pelo que entendi, na velocidade 4 o motor recebe os 12V direto, sem passar pela resistência, que é utilizada nas demais velocidades. Então , para testes, resolvi ligar os 12V proveniente da bateria direto no motor, quando faço isso a faísca é grande quando uno os fios, e os fios começam a esquentar por demasia.
Então pergunto:
1. Este teste (ligar a bateria direto no ventilador) é valido?
2. Se for válido, acho que o motor pode estar com alguns fios do seu induzido em curto, causando a sobrecarga. Esse motor tem concerto ou só outro?