Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por luiz sle »

leonardgarrido escreveu: 26 Out 2022, 21:03
dbzronaldo escreveu: 22 Jan 2015, 15:33 Pessoal, vim compartilhar com vcs as informações que obtive com essa troca do sistema!
Como a intenção desse topico era pra mim descobrir as diferenças entre os sistemas R12 e o R134a do Monza 96.

Hoje estou com meu ar condicionado funcionando e com todo o sistema do monza 96... proprio para o gas r134a.

Listarei todas as mudanças pra deixar registrado!

Evaporador Novo Ao lado do velho para R12 (São identicos, até as roscas) Claro que talvez o material possa ser diferente, mas eu preferi comprar pois achei novo e original! (Roscas Iguais)
Imagem
Imagem


Mangueiras: Todas elas sofreram mudanças! algumas é notável, e outras só se pegar na mãos mesmo!
Imagem

Pressostatos / Sensores foram todos alterados, Até o Plug dele sofreu alterações!
Imagem

Essa mangueira pode parecer igual, porem não é! foi mudado o material de contrução dela!
A diferença do peso dela é notável, é como comparar 1kg da R12 contra 300g da mangueira R134a.
(Roscas Iguais)
Imagem

Essa mangueira LD sofreu uma alteação muito grande na estetica dela! e ganhou o conector de engate rapido! (Roscas que sai do evaporador igual, porem a que vai no condensador mudou)
Imagem
Imagem

A Mangueira de Sucção que vai do Filtro secador até o compressor Ganhou um engate Rapido para facilitar as manutenções
Imagem

A Mangueira de descarga sofreu uma mudança muito grande.... passou a ser totalmente de aluminio, sai do compressor da uma volta por baixo do radiador e volta ao condensador (Roscas Iguais)
Imagem

Condensador do Monza 96 para gas R134a (Rosca da parte de baixo ficou mais larga)
Imagem

O Condensador do Monza 91 a 95
Imagem

Como eu já tinha mencionado, o filtro secador também sofreu algumas mudanças na estética, e sofreu mudanças no exterior também: (Roscas Iguais)
Imagem

O Compressor do ar condicionado ganhou uma nova tampa, com o selo moderno para Gas R134a
Imagem

Alem das mudanças que eu disse, todas as porcas ficaram douradas! mas apenas uma das roscas do condensador sofreu mudanças de incompatibilidade por causa da rosca!
e como uma das roscas do condensador mudou, a rosca que vai no condensador da mangueira LD com engate rapido mudou tambem!

Antes isso era um misterio, hoje esta tudo ai pra quem precisar! todas as peças com fotos nitidas em HD!

Abrass
Amigo, boa noite!
Eu sou novo no fórum e gostaria de tirar uma dúvida.
Qual a bitola da rosca do tubo de alta do sistema antigo? Tento colocar um manifold na parte de alta e a rosca da mangueira é menor do que a do manifold. Daí só consigo encaixe da mangueira de baixa no filtro.
Bom dia!

As roscas de serviço são 3/8. A rosca do pressostato de alta, 7/16. Estou com o sistema do meu 1988 em manutenção, tirei as medidas dele ok?

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
billinghan
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Set 2023, 19:39
Cidade: acase
Estado: Amapá-AP
Modelo: Monza Classic

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por billinghan »

Obrigado pela informação.
billinghan
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Set 2023, 19:39
Cidade: acase
Estado: Amapá-AP
Modelo: Monza Classic

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por billinghan »

Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão?
Não percebo nada disso sinceramente, ahah nem sei que sistemas são esses... Mas sei sobre Compressor de ar condicionado. Tu sabes o que é?
Provavelmente sabes, eu é que não percebo nada de carros. Este componente desempenha um papel crucial no sistema de climatização do veículo, juntamente com outras peças essenciais, como o condensador, o evaporador e as válvulas de expansão, todas elas fundamentais para o funcionamento do ar-condicionado automotivo.
Responder