Sonda lambda no Multec 700
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Sonda lambda no Multec 700
Olá galera.
Estive lendo o manual do doutor i.e. que é para multec 700 monza/kadett e corsa EFI 94.
Bem lendo vi o diagrama da multec 700 do corsa e são muito parecidas em alguns conectores e percebi que talvez seja possível instalar no kadett /monza uma sonda lambda.
Pelo que vi no manual é possível ligar no pino D7 a sonda (isso para o corsa).
Esse pino no kadett / monza está desativado.
Gostaria de saber da galera se alguém já tentou algo ou se vale a pena tentar para quem sabe matar o potenciômetro de CO que não tem correção automática do tempo de injeção.
Alguém sabe se isso pode dar certo ou ja tentou algo?
Valeu!
Estive lendo o manual do doutor i.e. que é para multec 700 monza/kadett e corsa EFI 94.
Bem lendo vi o diagrama da multec 700 do corsa e são muito parecidas em alguns conectores e percebi que talvez seja possível instalar no kadett /monza uma sonda lambda.
Pelo que vi no manual é possível ligar no pino D7 a sonda (isso para o corsa).
Esse pino no kadett / monza está desativado.
Gostaria de saber da galera se alguém já tentou algo ou se vale a pena tentar para quem sabe matar o potenciômetro de CO que não tem correção automática do tempo de injeção.
Alguém sabe se isso pode dar certo ou ja tentou algo?
Valeu!
Kadett GL 1.8 E.F.I 95/96
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.
www.youtube.com/dutodiboa/
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Sonda lambda no Multec 700
impossivel todiboa.
1° a ECU com sonda é do tipo malha fechada(closedloop)
2° a ECU malha aberta(kadett-monza) nao tem entrada na CPU e circuito de ADC/DAC <> CPU
3° nao tem programaçao/instruçao na CPU
4° nao tem algoritmo de malha fechada da mistura e tao pouco um mapa de AFR(mapa de mistura pre determinada)
ou seja é impossivel fazer isso. nao é pq tem o pino la que tem a funçao, o pino é por questao economica de fabricaçao apenas(na fabricaçao do conector é a mesma matriz e nao sendo 2 matrizes[multec700 malha fechada(corsa EFI-Espero)/aberta(monza-kadett)])
se a tua ideia ainda é trocar a ECU pelo do corsa EFI, tb nao funciona. corsa é programado pra um motor familia 1 - 1.6 se colocar no monza vai dar um serio problema.
nao tem como, se tem condiçoes financeira, tempo, e alguém qualificado pra esse tipo de trabalho, e se vai casar com o carro, tu pode por uma ECU programavel de perfil original(GM-Bosch) como a megasquirt MS2 onde pode gerenciar o hardware original do EFI sem adaptaçao. mais ae estamos falando de engenharia de motores e nao coisa de "boqueta adaptador" ou seja foje do publico comum. eu ja tive um hardware EFI adaptado ao antigo 1.6 gerenciado por uma MS2 funcionamento identico porem com mais itens como sonda lambda entre outros como MAT. faça uma pesquisa caso tenha alguma curiosidade ja falei sobre hardware EFI em IE de prog aqui no forum.
1° a ECU com sonda é do tipo malha fechada(closedloop)
2° a ECU malha aberta(kadett-monza) nao tem entrada na CPU e circuito de ADC/DAC <> CPU
3° nao tem programaçao/instruçao na CPU
4° nao tem algoritmo de malha fechada da mistura e tao pouco um mapa de AFR(mapa de mistura pre determinada)
ou seja é impossivel fazer isso. nao é pq tem o pino la que tem a funçao, o pino é por questao economica de fabricaçao apenas(na fabricaçao do conector é a mesma matriz e nao sendo 2 matrizes[multec700 malha fechada(corsa EFI-Espero)/aberta(monza-kadett)])
se a tua ideia ainda é trocar a ECU pelo do corsa EFI, tb nao funciona. corsa é programado pra um motor familia 1 - 1.6 se colocar no monza vai dar um serio problema.
nao tem como, se tem condiçoes financeira, tempo, e alguém qualificado pra esse tipo de trabalho, e se vai casar com o carro, tu pode por uma ECU programavel de perfil original(GM-Bosch) como a megasquirt MS2 onde pode gerenciar o hardware original do EFI sem adaptaçao. mais ae estamos falando de engenharia de motores e nao coisa de "boqueta adaptador" ou seja foje do publico comum. eu ja tive um hardware EFI adaptado ao antigo 1.6 gerenciado por uma MS2 funcionamento identico porem com mais itens como sonda lambda entre outros como MAT. faça uma pesquisa caso tenha alguma curiosidade ja falei sobre hardware EFI em IE de prog aqui no forum.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Rafaelo sem dúvida que a colocação de uma mega seria o ideal.
Mas será mesmo que é uma porta desativada, sem instrução?
Digo isso porque é totalmente possível que a UCE tenha função de usar um ou outro, digamos que se não tem sonda tem que colocar o potenciometro, e se colocar sonda é só tirar o potenciometro ou derrepente nem precisa tirar. A multec é totalmente capaz de aceitar sonda.
E se não colocaram no monza porque achavam que o vectra a ia vender mais? E como não vendeu eles mantiveram o monza do mesmo jeito? Se o corsa tem sendo efi acho muito provável que a central do monza possa ter.
Porque defendo isso? A multec é projeto europeu, a gm brasil só comprou a licensa de uso, e duvido MUITO que na época tinha pessoas qualificadas para reprogramar a central toda, acho que ensinaram a mexer nos mapas de injeção e só. Acredito muito que não colocaram sonda porque na época nem era preciso isso no brasil, nem catalisador o monza teve. E também PRINCIPALMENTE era uma forma de baratear os custos. Se a central é capaz de assumir valores fixos na ausência de sensor como o map, porque não com uma sonda também? Até porque ela não interfere muito no funcionamento do carro, e o potenciometro está lá com valor fixo.
Posso estar completamente enganado mas pode ser verdade...
Digo isso porque é totalmente possível que a UCE tenha função de usar um ou outro, digamos que se não tem sonda tem que colocar o potenciometro, e se colocar sonda é só tirar o potenciometro ou derrepente nem precisa tirar. A multec é totalmente capaz de aceitar sonda.
E se não colocaram no monza porque achavam que o vectra a ia vender mais? E como não vendeu eles mantiveram o monza do mesmo jeito? Se o corsa tem sendo efi acho muito provável que a central do monza possa ter.
Porque defendo isso? A multec é projeto europeu, a gm brasil só comprou a licensa de uso, e duvido MUITO que na época tinha pessoas qualificadas para reprogramar a central toda, acho que ensinaram a mexer nos mapas de injeção e só. Acredito muito que não colocaram sonda porque na época nem era preciso isso no brasil, nem catalisador o monza teve. E também PRINCIPALMENTE era uma forma de baratear os custos. Se a central é capaz de assumir valores fixos na ausência de sensor como o map, porque não com uma sonda também? Até porque ela não interfere muito no funcionamento do carro, e o potenciometro está lá com valor fixo.
Posso estar completamente enganado mas pode ser verdade...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
sim, pela logica sao 2 ECU diferentes, mesmo usando mesmo conector, case,nome. logicamente e eletronicamente falando. pode desmontar tua ECU Vinicius e vai ver que nao tem circuito desse pino. saia do pino e ve se vai ate o processador... caso tenha um circuito ainda nao da pra usar, teria que ter o algoritmo de closedloop PID da mistura dentro da CPU e como fariam isso ? e o mapa como colocariam ele la dentro da memoria? e como trocariam a estrategia da ECU ? pq o calculo de injeçao é em função da malha fechada da AFR(leitura e correçao) que é automatizado. simplesmente nao tem como.vrsilva escreveu:Rafaelo sem dúvida que a colocação de uma mega seria o ideal.
certeza absoluta que nao é possivel isso. nao Vinicius... nao é assim que funciona as IE, nao tem como tirar uma peça e por outra achando que vai funcionar. o potenciômetro é so um variador de resistência que passa pelo conversor e entra na CPU em um formato especifico ja programado na CPU pra ler esse valor, dentro da porta de ajuste fino da comprimento do pulso (PW) da multec700 openloop que é o caso de voces.vrsilva escreveu:Digo isso porque é totalmente possível que a UCE tenha função de usar um ou outro, digamos que se não tem sonda tem que colocar o potenciometro, e se colocar sonda é só tirar o potenciometro ou derrepente nem precisa tirar. A multec é totalmente capaz de aceitar sonda.
como falei acima, a ECU com malha fechada(mistura), alem de ter a parte eletronica(conversores de sinal analogico da sonda passa pra -> digital ate a porta da CPU especifica), tem a parte logica da coisa(programaçao/algoritmo de closedloop da mistura/funções de correçao/etc)
vamos mais fundo entao! a leitura do ajuste da mistura é:
a variaçao do potenciometro é 0-5V
a variaçao da sonda narrow é de apenas 0-1V
como seria feito isso? se o CPU ta programado pra ler 0~5V - e tu coloca uma peça(sonda narrowband) que gera tensao 0-1V nao rola.... coloca uma sonda ligada na porta do potenciômetro pra ve oque acontece. teu motor vai trabalhar em regime de mistura pobre "no talo" o tempo todo. 1v no maximo a sonda pode dar, isso se teu motor estiver rico pra dar 1v na sonda o tempo todo...

multec 700 openloop foi a primeira versao. a segunda ja venho em malha fechada e atendeu carros mais novos. tanto o espero mpfi closedloop ja era versao 2. o monza so ficou no openloop pra queima de estoque,politica da empresa. depois terminaram e passaram a usar a motronic da bosch que é padrao ate hoje na GM desde 93.vrsilva escreveu:Acredito muito que não colocaram sonda porque na época nem era preciso isso no brasil, nem catalisador o monza teve. E também PRINCIPALMENTE era uma forma de baratear os custos.
a arquitetura das ECU sao MUITTTTOOO diferente de uma closedloop pra uma openloop. vou colocar a funçao do pulso de injeçao da megasquirt que na verdade é bem ou iqual as ECU OEM.vrsilva escreveu:Se a central é capaz de assumir valores fixos na ausência de sensor como o map, porque não com uma sonda também? Até porque ela não interfere muito no funcionamento do carro, e o potenciometro está lá com valor fixo.
calculo de injeçao
PW = REQ_FUEL(base) * VE(mapa combustivel) * MAP(variaçao da pressao) * E(correções) + accel(aceleraçao rapida) + Injector_open_time(latencia do injetor - estimulo eletrico)
PW(comprimento do pulso da injetada)
agora falaremos do E
E = gamma_Enrich = (Warmup/100) * (O2_Closed Loop/100) * (AirCorr/100) * (BaroCorr/100)
nao vou falar de todas as correçoes, acho que pelo nome voces conseguem saber oque se trata, vou falar do que interessa pra nos aqui no estudo!
O2_Closed Loop/100(leitura da sonda em malha fechada da mistura da sonda lambda ou seja "leitura e açao")
como diria o Resende, aae te pergunto! como a multec malha aberta(monza-kadett) ta preparada pra trabalhar em malha fechada se nem mesmo tem a funçao la dentro ? repito, esse é so um exemplo didatico pra ilustrar a diferença de ambos os sistema. isso que nem falei do algoritmo PID da malha fechada da sonda hehehe
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro GL (Nível 2)
Entendo galera, a minha duvida era apenas levantar a polemica e saber se é possível.
Vejo que na multec 700 temos um jump que não temos na multec 700 do corsa que é o D9 com D10. Esse jump existe no monza/kadett e nos corsas não.
Pensei que se isso fosse um jump, ao desativa-lo poderíamos habilitar tal função assim como é nas placas-mãe de computadores.
Mas eu como sou da parte de informatica entendo que, embora o sistema sejam os mesmos pode ser que a programação sejam realmente diferentes.
Valeu galera!
Vejo que na multec 700 temos um jump que não temos na multec 700 do corsa que é o D9 com D10. Esse jump existe no monza/kadett e nos corsas não.
Pensei que se isso fosse um jump, ao desativa-lo poderíamos habilitar tal função assim como é nas placas-mãe de computadores.
Mas eu como sou da parte de informatica entendo que, embora o sistema sejam os mesmos pode ser que a programação sejam realmente diferentes.
Valeu galera!
-
- Membro GL (Nível 2)
Respiro do carter EFI
Olá galera.
Bem galera, faz um bom tempo a minha EGR ta zuado e foi-se para sempre.
Não penso em comprar outra por dois motivos:
1. Uma nova é muito cara
2. Comprar no desmanche não há garantias de que esteja em perfeito estado de funcionamento e se estiver não há também garantias seguras de quanto tempo vai durar.
Então penso em desativa-la de meu possante. Com isso, não tenho como vedar a conexão da EGR de forma que não fique com entrada falsa de ar.
Então pensei em aproveitar que vou desativar e colocar o respiro do óleo, aquela que vai no coleto de admissão ali no lugar da EGR, pois até hoje já tentei de varias maneiras desentupir sem sucesso.
Então queria saber da galera se posso fazer isso, ou se tem algum problema ou se a ventilação positiva do cárter não pode ficar ali e o porque.
Aguardo as opniões.
Bem galera, faz um bom tempo a minha EGR ta zuado e foi-se para sempre.
Não penso em comprar outra por dois motivos:
1. Uma nova é muito cara
2. Comprar no desmanche não há garantias de que esteja em perfeito estado de funcionamento e se estiver não há também garantias seguras de quanto tempo vai durar.
Então penso em desativa-la de meu possante. Com isso, não tenho como vedar a conexão da EGR de forma que não fique com entrada falsa de ar.
Então pensei em aproveitar que vou desativar e colocar o respiro do óleo, aquela que vai no coleto de admissão ali no lugar da EGR, pois até hoje já tentei de varias maneiras desentupir sem sucesso.
Então queria saber da galera se posso fazer isso, ou se tem algum problema ou se a ventilação positiva do cárter não pode ficar ali e o porque.
Aguardo as opniões.
- Danieldsa15
- Membro SR (Nível 4)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza GL
- Motor: 1.8
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Vai num desmanche e compre a chapinha que tampa o furo da EGR! No meu 94 não tem EGR só a chapinha que tampa os furos!
-
- Membro GL (Nível 2)
Mas essa chapinha tem de ser própria para o local esse local né, pois pelo que vejo os carros que deveriam ter e não tem a chapinha é como um vedante, logo não pode ser qualquer uma, certo?