Velas NGK versus Bosch
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Velas NGK versus Bosch
Boa noite galera.
Bom, esse fds eu levei o velho Fit aqui de casa para troca das velas.
O Fit tem 2 velas por cilindro.
Quando o mecânico tirou as velas, eu fiquei surpreso por 2 motivos: O primeiro, é que na revisão anterior, o mecânico colocou 2 jogos de velas de marcas diferentes. Um NGK e um Bosch. Ambos os jogos de velas comuns, apropriadas ao modelo. Nada de velas com núcleos especiais, eletrodos ultra-super... nada de especial. Velas que encontramos no dia a dia em qualquer auto-peças.
O segundo ponto foi a diferença de desgaste entre ambas as velas.
Os eletrodos se desgastaram de maneira muito diferente. O Bosch chega a ter quase 1 mm a menos de desgaste entre os eletrodos. O desgaste na NGK foi acentuado. Ambas as velas da foto são do mesmo cilindro.
O conector da vela com o cabo é outro ponto interessante. As 4 velas NGK apresentavam um conector meio enzinabrado. Os conectores da Bosch estavam irrepreensíveis.
Não medi condutividade nem nada, mas pelo visual, a vela Bosch é bem mais durável que a NGK. Acho que vela é como futebol. Cada um tem a sua marca preferida. Mas pelo que vi, me parece que a Bosch vence em durabilidade e em desempenho, visto que tanto o conector quanto os eletrodos estavam perfeitos, e isso influencia na intensidade da faísca, e por consequência, no consumo.
Se alguém tiver mais comparações ou dados para compartilhar sobre as velas mais comuns (nada de velas ultra hiper tech nuclear de metais preciosos... kkkk!), acho legal compartilhar aqui.
Abaixo as fotos.
Bom, esse fds eu levei o velho Fit aqui de casa para troca das velas.
O Fit tem 2 velas por cilindro.
Quando o mecânico tirou as velas, eu fiquei surpreso por 2 motivos: O primeiro, é que na revisão anterior, o mecânico colocou 2 jogos de velas de marcas diferentes. Um NGK e um Bosch. Ambos os jogos de velas comuns, apropriadas ao modelo. Nada de velas com núcleos especiais, eletrodos ultra-super... nada de especial. Velas que encontramos no dia a dia em qualquer auto-peças.
O segundo ponto foi a diferença de desgaste entre ambas as velas.
Os eletrodos se desgastaram de maneira muito diferente. O Bosch chega a ter quase 1 mm a menos de desgaste entre os eletrodos. O desgaste na NGK foi acentuado. Ambas as velas da foto são do mesmo cilindro.
O conector da vela com o cabo é outro ponto interessante. As 4 velas NGK apresentavam um conector meio enzinabrado. Os conectores da Bosch estavam irrepreensíveis.
Não medi condutividade nem nada, mas pelo visual, a vela Bosch é bem mais durável que a NGK. Acho que vela é como futebol. Cada um tem a sua marca preferida. Mas pelo que vi, me parece que a Bosch vence em durabilidade e em desempenho, visto que tanto o conector quanto os eletrodos estavam perfeitos, e isso influencia na intensidade da faísca, e por consequência, no consumo.
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Abaixo as fotos.
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Re: Velas NGK versus Bosch
.
Evandro, não conheço o processo de ignição do Honda Fit, você saberia me informar se a faísca é gerada simultaneamente nas duas ou se existe um intervalo (fração de milissegundos) entre uma e outra, ou diferença de "potencia" entre as faíscas?
Esta informação é imprescindível para que possamos fazer uma avaliação honesta das velas, faz bastante diferença se houver "intervalo" entre a geração da faísca de uma e de outra.
A diferença de uma vela para outra é muito significativa na foto, fiquei impressionado
Evandro, não conheço o processo de ignição do Honda Fit, você saberia me informar se a faísca é gerada simultaneamente nas duas ou se existe um intervalo (fração de milissegundos) entre uma e outra, ou diferença de "potencia" entre as faíscas?
Esta informação é imprescindível para que possamos fazer uma avaliação honesta das velas, faz bastante diferença se houver "intervalo" entre a geração da faísca de uma e de outra.
A diferença de uma vela para outra é muito significativa na foto, fiquei impressionado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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Re: Velas NGK versus Bosch
Nem sabia que o Fit usa sistema Two Spark Plug, como o das Alfa 145/155.
Mas lembrou fato parecido num V6 importado.
A cada +/- 6 meses tinha que trocar as velas por falhas diversas, ora era NGK ou Bosch.
Pesquisando, descobri que as velas originais eram da Champion (comuns, nada de super/ hiper/ mega, de 2, 3 ou 4 chifres)
O 1º jogo ficou por 2 anos, o 2º está no motor até hj.
Mas lembrou fato parecido num V6 importado.
A cada +/- 6 meses tinha que trocar as velas por falhas diversas, ora era NGK ou Bosch.
Pesquisando, descobri que as velas originais eram da Champion (comuns, nada de super/ hiper/ mega, de 2, 3 ou 4 chifres)
O 1º jogo ficou por 2 anos, o 2º está no motor até hj.
V1, V2, T.O.
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Re: Velas NGK versus Bosch
.
Waldsr, desculpa descordar da sua opinião, mas as velas Champion não tem nada de "comuns", na verdade são velas especiais revestidas de platina na ponta do eletrodo, que vc sabe, é um metal nobre (e que pelo caso é espetacular, já ouvi muito falar delas) vide matéria:
http://www.autoaftermarketnews.com/prod ... &marca=256
Waldsr, desculpa descordar da sua opinião, mas as velas Champion não tem nada de "comuns", na verdade são velas especiais revestidas de platina na ponta do eletrodo, que vc sabe, é um metal nobre (e que pelo caso é espetacular, já ouvi muito falar delas) vide matéria:
http://www.autoaftermarketnews.com/prod ... &marca=256
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Re: Velas NGK versus Bosch
Ok Déco, se diz... está dito.
Tá explicado pq o eletrodo qdo da 1ª troca tava inteiro ainda, e só foram trocadas por revisão periódica, não por falha.
Depois te mando o link do cara que peguei em SP, to para ver um jogo p/ GM, mas nem achei o modelo Champion certo, na tabela de equivalência.
Ele tem do Espero 2.0, diz que serve, mas estou para confirmar.
Tá explicado pq o eletrodo qdo da 1ª troca tava inteiro ainda, e só foram trocadas por revisão periódica, não por falha.
Depois te mando o link do cara que peguei em SP, to para ver um jogo p/ GM, mas nem achei o modelo Champion certo, na tabela de equivalência.
Ele tem do Espero 2.0, diz que serve, mas estou para confirmar.
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- Carlos A. Freire
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Re: Velas NGK versus Bosch
Oxidação na entrada da vela não é defeito dela e sim do cabo que não conectou com perfeição.
O visual dá a entender que a NGK foi mais solicitada do que a Bosch.
Eu sempre usei velas NGK em meus carros, da família e de amigos. Apenas 1 vez usei Bosch, pois havia ganho do fabricante como brinde ao Monza Clube.
Troco as velas entre 20.000 e 25.000km e sempre estão em boas condições ainda. Lembro de não ver diferença no funcionamento e em durabilidade entre as NGK que sempre usei e a Bosch. Mas mesmo assim ainda prefiro e continuo a usar as NGK.
Abs,
Carlos Freire
O visual dá a entender que a NGK foi mais solicitada do que a Bosch.
Eu sempre usei velas NGK em meus carros, da família e de amigos. Apenas 1 vez usei Bosch, pois havia ganho do fabricante como brinde ao Monza Clube.
Troco as velas entre 20.000 e 25.000km e sempre estão em boas condições ainda. Lembro de não ver diferença no funcionamento e em durabilidade entre as NGK que sempre usei e a Bosch. Mas mesmo assim ainda prefiro e continuo a usar as NGK.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
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- frfavoreto
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Re: Velas NGK versus Bosch
Tem que estudar bem como é o processo de ignição desse carro, porque muito provavelmente uma vela é mais exigida que a outra. Isso porque a própria posição da vela na câmara de combustão é projetada de forma a produzir uma frente de chama uniforme, creio que se as 2 velas disparassem ao mesmo tempo e com mesma intensidade não se teria uma combustão muito adequada (estou falando de forma bem "achista").
O ideal seria comprar outros 2 jogos de velas e colocar na posição invertida e após um tempo avaliar a situação.
O ideal seria comprar outros 2 jogos de velas e colocar na posição invertida e após um tempo avaliar a situação.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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Re: Velas NGK versus Bosch
Concordo plenamente...frfavoreto escreveu:Tem que estudar bem como é o processo de ignição desse carro, porque muito provavelmente uma vela é mais exigida que a outra. Isso porque a própria posição da vela na câmara de combustão é projetada de forma a produzir uma frente de chama uniforme, creio que se as 2 velas disparassem ao mesmo tempo e com mesma intensidade não se teria uma combustão muito adequada (estou falando de forma bem "achista").
O ideal seria comprar outros 2 jogos de velas e colocar na posição invertida e após um tempo avaliar a situação.
E tem outra Evandro, você está se apegando na distancia do eletrodo com o núcleo, mas o tamanho do núcleo está igual nas duas, só o fato da NGK estar mais desgastada nas "bordas" porém veja a distância do eletrodo para este em ambas, na Bosch o eletrodo está BEM próximo enquanto que, na NGK está BEM distante.
E é como o Carlos Freire disse, o encaixe na entrada se não for bem conectado forma esse zinabre mesmo, nas minhas experiências com Monza já tive essas situações também, no meu atual Monza as velas estão indo para quase 10 mil Km e ainda estão com boa aparência, tanto no conector como no eletrodo e núcleo.
O sistema de dupla vela dos Fit é interessante, não é atoa que esse carrinho faça 14km/l na cidade (nos modelos 1.4 a gasolina SOMENTE) meu pai tem um e não vende por nada. Sem contar que o bixinho anda demais, tem MUITA disposição desde giro baixo. Eu gosto muito desse carro.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.