Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
Enviado: 07 Out 2013, 18:00
rafaelo estou fazendo uma pesquisa sobre comando de válvulas dos cabeçotes fase 2 ,para tentar descobrir, qual teria melhor eficiencia nesses motores ,priorizando a potência. Primeiro vou falar com relação aos numeros que tenho ,depois vamos ver o que conseguimos saber sobre cruzamento,levante,graus(e outras coisas que vc deve saber bem mais do que eu). Como já li aqui post SEU e do,Rettore Creio que poderiam colocar mais outras informações aqui.
li essa mensagem no Forum do Vectra ,e fui pesquisar mais sobre o assunto. Observei ,que realmente ,todos reclamam que não tem nada sobre motores GM ,e que sobre motores VW existem um monte de informação técnicas ,até na porta da padaria...Fato esse ,que comprova a fama e os vários tipos de preparações e receitas dos "famosos APs" Tem até várias receitas pronta .
Não satisfeito com isso,e vendo, que existe realmente grande dificuldade em achar informações sobre preparações de nossos motores, resolvi pelo menos tentar ....
Daniel Cardoso Gonçalves
Metido à Engenheiro Civil - UFSC - tudo a ver com carros! http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... f=7&t=1512
Os comando mais fortes originais de fábrica dos Família 2 são o do monza S/R 1.8 (o 2.0 é manso) e o do astra 99 1.8, tanto que este rendia 110 cv @ 5400 rpm, enquanto que o 2.0 rendia 112 cv. Tem que ser 99, pois em 2000 o mesmo teve uma redução de potência para se enquadrar no desconto para o IPI, passando a 101,4 cv.
Esse comando do astra era show de bola, tanto que:
Motor: 1.8 ohc
Potência: 110 cv @ 5400 rpm
Torque: 15,8 kgfm @ 4800 rpm
0 a 100: 10,6 s (10,6 no 2.0)
Máxima: 186 km/h (188 no 2.0)
O danado andava muito, tanto que o 1.8 bebia mais do que o 2.0 heheh, note um coisa, esse era 8v, com o torque @ 4800 rpm! Parece 16v. Tive a oportunidade de dirigir um desse, acima de 4000 rpm andava mais que o vectrão! eheheh
Achar um comando desses não deve ser muito fácil, e nem sei se encaixa no 2.0 8v, mas tá aí o recado, considerando que é uma "alteração original", pode até ser uma boa.
Comentários da Motor Show, ed. 189, ano 15, dezembro de 1998:
"A análise de Astra GL 1.8, 2 portas mostra-se, portanto, muito mais conveniente na experimentação da inédita receita mecânica e na qualidade de seu acabamento do que propriamente em sua carroceria. E é justamente nessa leitura que aparece o maior predicado e o pior atributo do modelo: ele é muito bom mecanicamente, só que decepciona nos equipamentos. Nesse caso, nem parece um autêntico GM.
Equipado com o mesmo propulsor família II que há tantos anos figura nas linhas Kadett e Monza, o Astra GL recebeu uma majestosa injeção de ânimo. Dos inexpressivos 99 cv desenvolvidos nos modelos anteriores, o 1.8 OHC da GM produz, agora, 110 cv a 5400 rpm. Para se ter uma idéia de seu nível de aproveitamento, o 2.0 da mesma família, montado no Astra GLS, atinge 112 cv.
Dar um salto substancial de potência como estes teve lá seus prejuízos. Elevá-lo a níveis tão altos sacrificou, imediatamente, o consumo. Explica-se: os 15,8 kgfm de torque são atingidos em altas 4800 rpm. Como ele mantém as mesmas relações de transmissão que o 2.0, o comando de válvulas, claramente idealizado para cruzar mais as válvulas (admissão e escape ficam abertas por mais tempo simultaneamente), acaba contribuindo para criar um fluxo de gases com maior desperdício em baixos regimes. Esse recurso facorece a performance do propulsor em alta rotação. gerando potência."
Acho que é isso.
A propósito, Zaza, naquela modificação do 2.2 para o 2.0, com os 4mm mais alto, tenho que dar um passe no bloco para alinhar com o fim do curso dos pistões?? Caso sim, a taxa deve estabilizar em 9 ou 10...
Tens idéia disto?
[ ]'s doido pelo vectrão com r/l ótima!
Daniel Cardoso Gonçalves
Metido à Engenheiro Civil - UFSC - tudo a ver com carros! hehehe
li essa mensagem no Forum do Vectra ,e fui pesquisar mais sobre o assunto. Observei ,que realmente ,todos reclamam que não tem nada sobre motores GM ,e que sobre motores VW existem um monte de informação técnicas ,até na porta da padaria...Fato esse ,que comprova a fama e os vários tipos de preparações e receitas dos "famosos APs" Tem até várias receitas pronta .
Não satisfeito com isso,e vendo, que existe realmente grande dificuldade em achar informações sobre preparações de nossos motores, resolvi pelo menos tentar ....
Daniel Cardoso Gonçalves
Metido à Engenheiro Civil - UFSC - tudo a ver com carros! http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... f=7&t=1512
Os comando mais fortes originais de fábrica dos Família 2 são o do monza S/R 1.8 (o 2.0 é manso) e o do astra 99 1.8, tanto que este rendia 110 cv @ 5400 rpm, enquanto que o 2.0 rendia 112 cv. Tem que ser 99, pois em 2000 o mesmo teve uma redução de potência para se enquadrar no desconto para o IPI, passando a 101,4 cv.
Esse comando do astra era show de bola, tanto que:
Motor: 1.8 ohc
Potência: 110 cv @ 5400 rpm
Torque: 15,8 kgfm @ 4800 rpm
0 a 100: 10,6 s (10,6 no 2.0)
Máxima: 186 km/h (188 no 2.0)
O danado andava muito, tanto que o 1.8 bebia mais do que o 2.0 heheh, note um coisa, esse era 8v, com o torque @ 4800 rpm! Parece 16v. Tive a oportunidade de dirigir um desse, acima de 4000 rpm andava mais que o vectrão! eheheh
Achar um comando desses não deve ser muito fácil, e nem sei se encaixa no 2.0 8v, mas tá aí o recado, considerando que é uma "alteração original", pode até ser uma boa.
Comentários da Motor Show, ed. 189, ano 15, dezembro de 1998:
"A análise de Astra GL 1.8, 2 portas mostra-se, portanto, muito mais conveniente na experimentação da inédita receita mecânica e na qualidade de seu acabamento do que propriamente em sua carroceria. E é justamente nessa leitura que aparece o maior predicado e o pior atributo do modelo: ele é muito bom mecanicamente, só que decepciona nos equipamentos. Nesse caso, nem parece um autêntico GM.
Equipado com o mesmo propulsor família II que há tantos anos figura nas linhas Kadett e Monza, o Astra GL recebeu uma majestosa injeção de ânimo. Dos inexpressivos 99 cv desenvolvidos nos modelos anteriores, o 1.8 OHC da GM produz, agora, 110 cv a 5400 rpm. Para se ter uma idéia de seu nível de aproveitamento, o 2.0 da mesma família, montado no Astra GLS, atinge 112 cv.
Dar um salto substancial de potência como estes teve lá seus prejuízos. Elevá-lo a níveis tão altos sacrificou, imediatamente, o consumo. Explica-se: os 15,8 kgfm de torque são atingidos em altas 4800 rpm. Como ele mantém as mesmas relações de transmissão que o 2.0, o comando de válvulas, claramente idealizado para cruzar mais as válvulas (admissão e escape ficam abertas por mais tempo simultaneamente), acaba contribuindo para criar um fluxo de gases com maior desperdício em baixos regimes. Esse recurso facorece a performance do propulsor em alta rotação. gerando potência."
Acho que é isso.
A propósito, Zaza, naquela modificação do 2.2 para o 2.0, com os 4mm mais alto, tenho que dar um passe no bloco para alinhar com o fim do curso dos pistões?? Caso sim, a taxa deve estabilizar em 9 ou 10...
Tens idéia disto?
[ ]'s doido pelo vectrão com r/l ótima!
Daniel Cardoso Gonçalves
Metido à Engenheiro Civil - UFSC - tudo a ver com carros! hehehe