Página 1 de 1
Molas Esportivas no Tubarão
Enviado: 01 Out 2013, 19:15
por Domgrisanti
Saudações, Monzeiros!!!
Coloquei Rodas aro 17 no Monzão 92. Ficou uma belezura, mas, a altura ficou um tanto quanto inadequada. Pois bem, qual a melhor marca de molas esportivas para o Monza 92, na opinião do nobres monzeiros????
Forte abraço à todos!!!!
DomGrisanti
Re: Molas Esportivas no Tubarão
Enviado: 01 Out 2013, 22:38
por DÉCO
.
Primeiro amigo, seja bem vindo :smt023
Fico reamente imaginando seu monza com roda 17 sem rebaixar deve tar meio "jipao" , né.
Tenho estudado este assunto (porem ainda novo para mim) sobre "rebaixar" e pelo que vi realmente a melhor opçao é a mola esportiva e c possivel com amortecedor esportivo tambem (kit).
ainda nao usei mas conheço bastante gente que tem e usa Macaulai, tem JJ que tem gente aqui que usa e dis que tbm é boa.
Daqui a pouco quem tem vai dar a opiniao, guenta aí.
QUASE ESQUECI, nao esqueçe de postar fotos pra gente ver seu carro ok
c desse pra postar fotos antes e depois de colocar as molas ficaria muito legal.
Re: Molas Esportivas no Tubarão
Enviado: 02 Out 2013, 01:46
por WALDSR
Já curti rebaixar em outros tempos.
De lição, aprendi que não é só corte da mola ou usar as especiais.
Tem que por amortecedores certos, de curso menor, senão kica ou bate sêco. (usava os Koni, importados, caro pra kct.., mas ótimos).
Tb tem que usar estabilizadora em baixo, unindo as torres, senão o monobloco trinca e abre as pernas mesmo.
Como uma coisa puxa outra.., coloca-se um coletor 4x1 levemente achatado na área da estabilizadora, assim ela fica mais embutida e raspa menos.
Segue um artigo de um ex-membro de um outro site, que infelizmente foi "deletado" por questões culinárias (panelas antiaderentes).
"..Estou pesquisando sobre suspensões e achei esse artigo que achei interessante para tirar algumas duvidas.
Não sei se as informações estão dentro da realidade.
Métodos de Rebaixamento
Cortar os Elos
O método é bem simples, é feita a desmontagem da suspensão do veículo, afim da mola poder ser retirada. Após desmontado, o conjunto é levado para um equipamento que comprime a mola, que é retirada do amortecedor. A mola é cortada, (solda, esmeril ou outro tipo de equipamento) e a ponta que foi cortada é geralmente encapada com uma mangueira, para evitar possíveis ruídos. Depois deste processo o conjunto da suspensão é montado novamente. Este trabalho é feito na maioria das oficinas.
Comprimir a Mola
É feito o mesmo processo de desmontagem da suspensão para que as molas possam ser retiradas. As molas são contraídas com a ajuda de um equipamento e são levadas posteriormente para um forno, onde ficam por algum tempo. Depois são retiradas e resfriadas, assim mantem sua compressão. Geramente as molas são resfriadas em um banho de oléo para serem re-temperadas. O processo tem que ser feito por um bom profissional, pois o risco de quebra da mola é maior após ela ser aquecida.
Aquecer os elos da Mola
Esse método consiste em aquecer dois ou três elos, fazendo eles se juntarem até encostar uns aos outros. Depois de encostados, eles são soldados para não baterem entre si. Essa técnica deixa o carro até que "macio", se for comparado com o corte das molas. O serviço tem que ser feito por um bom profissional para não comprometer a mola. Esse método pode até ser feito sem a desmontagem do conjunto da suspensão.
Kit Encolhedor
São kits que juntam alguns elos da mola afim de comprimi-la. Assim a mola é encurtada sem a necessidade de cortar ou aquecer os elos. O processo é simples e rápido, porém, há o risto de quebra do kit devido a constante pressão que a mola exerce para seu funcionamento. O ponto positivo é que tanto a suspensão quanto a mola não é alterada assim quando o kit é retirado o carro volta a sua altura normal. Este método é recomendado para quem quer um carro com a suspensão um pouco mais baixa mas por alguns dias e não em definitivo.
Molas Especiais
São molas especialmente desenvolvidas para rebaixar o seu carro sem a necessidade de mexer nos amortecedores, as molas já vem com os batentes específicos para cada carro, e a embalagem é feita para que você guarde as peças originais. Perde-se muito pouco do conforto original do veículo e os ganhos com estabilidade e frenagem são consideráveis. Essa opção pode deixar o carro entre 35mm e 45mm mais baixo. (existem nacionais e internacionais)
Amortecedor de Rosca
Sistema versátil permite levantar e rebaixar o carro através de um sistema de rosca feito no corpo do amortecedor. Este método faz uso de molas reforçadas e amortecedores regressíveis com rosca quadrada (mais resistente) e um banho especial para não enferrujar mantendo as molas sempre fixas no conjunto. Para levantar/rebaixar o carro ele deve ser levantado por um macaco (processo de troca de pneus) e a rosca do amortecedor é alterada manualmente deixando o carro na altura desejada, este processo deve ser feito nos 4 amortecedores do veículo.
Trabalhar o Telescópio
O telescópio é base de apoio da mola (aquela parte onde a mola fica apoiada). Se esta parte for deslocada para baixo, não será necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Esse serviço é feito geralmente em carros que tiram mais de 2 elos ao serem rebaixados. Abaixando o telescópio, obtêm-se maior conforto do que apenas cortar os elos da mola.
Mexer na Haste
Neste método, o que é modificado é a rosca superior de fixação. Esta rosca, é aumentada em um torno mecânico que corta a sua aste, fazendo com que o amortecedor suba para dentro do carro, juntamente com todo o conjunto (amortecedor/mola). Assim o amortecedor fica mais curto de acordo com o tamanho da mola. Não sendo necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Este método deixa o carro até que confortável, se comparado com o método onde só as molas são cortadas.
Kit de Suspensão
Esta mudança é radical, todo conjunto da suspensão é alterado. As molas e os amortecedores são trocados por outros chamados de esportivos, onde as molas tem menos espirais e os amortecedores tem um cursor menor. A vantagem deste tipo de serviço, é o melhor conforto e a melhor estabilidade nas curvas, deixando o carro mais seguro. O preço é muito relativo, pois há diversas marcas tanto nacionais quanto importadas.
Feixe de Mola
Uma das opções para quem tem pickups, é o retrabalho nos feixes (tratamento térmico das lâminas). Os feixes de mola terão dureza variável de acordo com a têmpera empregada, o número de lâminas e o tipo de trabalho para qual foi projetado. Uma maneira bastante segura para rebaixar uma pickup, é a instalação de um "block kit" (importado), que vai alterar o ponto de apoio dos feixes, reduzindo a altura do baricentro. Ou seja, se as molas estiverem montadas acima da ponte, sua fixação passará para a parte de baixo, reduzindo a altura e com baixo comprometimento do molejo.
Suspensão a ar
Um cilindro com ar em seu interior carrega o "combustível" para a qualquer momento (até com o carro em movimento) a suspensão do veículo seja levantada ou rebaixada. As molas convencionais do carro são substituídas por bolsas de ar, que são acionadas através de um simples toque no botão interno ou por controle remoto, trazendo o benefício de uma regulagem à distância de aproximadamente 50m. O ar para enchimento das bolsas vem de um cilindro metálico de armazenagem, na maioria das vezes instalado no porta malas. Existem duas formas de mantê-lo "abastecido" através de um calibrador de posto (aquele de encher pneu) ou instalar um compressor elétrico no carro.
Suspensão Hidráulica
Suspensão hidráulica conhecida como suspensão lowrider seu kit básico possui: 2 bombas, 8 baterias, 4 pistões e 1 controle. Que fazem com que o carro: pule, ande sobre 3 rodas, levante e baixe, conforme os comandos do proprietário. Todo este sistema hidráulico, funciona com fluídos que são liberados sob pressão, fazendo o carro se movimentar. Mas não vá pensando que você irá pegar o seu carro e instalar um kit como este, existe toda uma cultura por trás do nome Lowrider, além do mais, existem carros "certos" para a instalação deste sistema, como: Impala's, Cadillac's, Galaxie's, Landau's entre outros, que tem seu visual modificado e sua estrutura reforçada para suportar todos estes movimentos e se transformar num autêntico Lowrider.
..."
Re: Molas Esportivas no Tubarão
Enviado: 03 Out 2013, 20:34
por Nelson osorio
amigão, bem vindo....e poste fotos da caranga de 17" na sessão de fotos.
Já tive o monza com aro 17" e suspa original, fica horrivel mesmo... rsrsrs
Hj, estou com aro 14" e rebaixado.... curti, maaaaas, tenho que vender as molas, uso molas esportivas sob medida...
Dá uma olhada no topico de vendas, estou vendendo elas... ok?!
se quiser, agente conversa.
Esse artigo do Waldyr é fantastico mesmo, já havia lido ele, e clareia bem as ideias...
Qualquer coisa, estamos ae!!!! Obs: tem bastante topico falando de molas e rebaixamento aqui no forum!
Re: Molas Esportivas no Tubarão
Enviado: 16 Out 2013, 14:02
por maiconbr7
olá, sou realmente novo no assunto monza acabei de comprar um 93 SL\e, já tive um SL\e 90 mas não era tão inteiro como este, bem não tenho resposta para sua pergunta (desculpe) mas tambem tenhe duvidas em relação a suspensão do meu, acho que andando balança muito, gostaria que fosse mais firme para andar, abrs! também sou novo no clube!