2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
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2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Caros amigos Monzeiros,
Semana passada trabalhei a semana toda com o Monza. Como o carro havia andado cerca de 250 km nos últimos 2 anos, os problemas de um carro muito parado começaram a acontecer, desde falhas e falta de marcha lenta até pneus ressecados e deslocados. O carro é 2.0 original e estava fazendo uma média de 3,8 km/l de álcool na cidade. Tudo isso motivou o internamento do Monzão por 10 dias para um pente fino. Registrei parte desta maratona nas fotos abaixo:
O carro chegou aos seus 80.000 km originais.
Jogo de pneus novos Pirelli P400 185 70 R13 fabricados em 2013.
Extração do câmbio para troca de embreagem. O friso do paralama direito está em casa. Apenas retirei para verificar o modelo do retentor interno.
Revisão da suspensão dianteira direita. Pivôs e rolamentos do cubo estão em perfeito estado. Foi colocado um novo amortecedor Monroe e novo batente de mola. Disco de freio, pinças, pastilhas e flexíveis estão em excelente estado, mas os discos e as pastilhas serão trocados na próxima revisão, para que tudo fique novo. Mas o óleo do freio já foi trocado nesta mesma revisão. O restante, tudo ok.
Na suspensão dianteira do lado esquerdo, mesmo disgnóstico e manutenção realizados no lado direito, porém, houve necessidade de trocar também a coifa da junta homocinética.
Troca de Embreagem: cabo novo Fânia, platô, disco e rolamento Sachs. A embreagem que estava no carro ainda era o original de fábrica. Os retentores do câmbio também foram trocados.
Motor: Trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, junta da tampa de válvulas, velas e cabo de velas. Bobina e sistema de ignição ok.
Carburador 2E: Retirado para desmontagem e limpeza total. Foi constatada a perda do parafuso da marcha lenta. O carburador já foi montado, com a troca do filtro interno e aguarda reinstalação. As mangueiras de combustível e suas abraçadeiras foram todas trocadas após serem tiradas estas fotos.
Início do fechamento do câmbio e reinstalação dos componentes de tração e freio. Travessas inferiores e peito de aço devidamente lavados e encerados (o mecânico me zoou por ter encerado estas peças, que deverão estar sujas em breve rsrs).
Montagem do câmbio e do cabo de embreagem nos "finalmente".
Troca dos pneus dianteiros, bicos e balanceamento de rodas.
Em uma das rodas, o danado do pneu estava grudado. Parte da cinta do pneu só saiu da roda aos prantos, quer dizer, aos pedaços rsrs........
Desce a frente com o câmbio fechado e óleo do câmbio novo. Pneus dianteiros novos e calibrados.
Agora só falta instalar e regular o carburador. O radiador e o reservatório de expansão já estão limpos, aguardando a água do motor com o aditivo recomendado. O reservatório de gasolina de partida a frio e da água do lavador do parabrisa foram higienizados e estão ok. Como o carro não tem ar quente, ar condicionado e nem direção, paramos por aqui.
Troca dos pneus traseiros e bicos com o balanceamento das rodas. Constatamos que a roda traseira esquerda havia levado uma pancada na parte de trás, estando torta em 1 cm. Fizemos a manutenção necessária, que foi simples e barata e nem deixou marcas aparentes.
Rodas e pneus traseiros chegam à oficina. Ficou para a próxima semana chegar os tambores (campanas) que ainda estavam virgens e com muito pouco desgaste. Em razão de um pequeno vazamento de óleo de freio no cilindro de roda traseiro esquerdo, serão substituídos os cilindros e lonas de ambos os lados. No lado de fora, os tambores (campanas) receberão uma manutenção na pintura antes de serem montados. Amortecedores traseiros aguardam a troca e o cabo do freio de estacionamento aguarda lubrificação e ajuste.
Falta: instalar o rádio, revisar aperto do tabelier e revisar (ou trocar, se necessário) o motor do limpador do parabrisa. Depois, alinhamento das rodas dianteiras, uma boa limpeza interna e lavagem externa, com algumas demãos de cera.
Finalmente, na próxima terça-feira, se Deus quiser, poderei a andar com o carro na pista.
Espero que tenham gostado. Em breve, postarei mais fotos.
Abraço a todos!!! :smt023
Semana passada trabalhei a semana toda com o Monza. Como o carro havia andado cerca de 250 km nos últimos 2 anos, os problemas de um carro muito parado começaram a acontecer, desde falhas e falta de marcha lenta até pneus ressecados e deslocados. O carro é 2.0 original e estava fazendo uma média de 3,8 km/l de álcool na cidade. Tudo isso motivou o internamento do Monzão por 10 dias para um pente fino. Registrei parte desta maratona nas fotos abaixo:
O carro chegou aos seus 80.000 km originais.
Jogo de pneus novos Pirelli P400 185 70 R13 fabricados em 2013.
Extração do câmbio para troca de embreagem. O friso do paralama direito está em casa. Apenas retirei para verificar o modelo do retentor interno.
Revisão da suspensão dianteira direita. Pivôs e rolamentos do cubo estão em perfeito estado. Foi colocado um novo amortecedor Monroe e novo batente de mola. Disco de freio, pinças, pastilhas e flexíveis estão em excelente estado, mas os discos e as pastilhas serão trocados na próxima revisão, para que tudo fique novo. Mas o óleo do freio já foi trocado nesta mesma revisão. O restante, tudo ok.
Na suspensão dianteira do lado esquerdo, mesmo disgnóstico e manutenção realizados no lado direito, porém, houve necessidade de trocar também a coifa da junta homocinética.
Troca de Embreagem: cabo novo Fânia, platô, disco e rolamento Sachs. A embreagem que estava no carro ainda era o original de fábrica. Os retentores do câmbio também foram trocados.
Motor: Trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, junta da tampa de válvulas, velas e cabo de velas. Bobina e sistema de ignição ok.
Carburador 2E: Retirado para desmontagem e limpeza total. Foi constatada a perda do parafuso da marcha lenta. O carburador já foi montado, com a troca do filtro interno e aguarda reinstalação. As mangueiras de combustível e suas abraçadeiras foram todas trocadas após serem tiradas estas fotos.
Início do fechamento do câmbio e reinstalação dos componentes de tração e freio. Travessas inferiores e peito de aço devidamente lavados e encerados (o mecânico me zoou por ter encerado estas peças, que deverão estar sujas em breve rsrs).
Montagem do câmbio e do cabo de embreagem nos "finalmente".
Troca dos pneus dianteiros, bicos e balanceamento de rodas.
Em uma das rodas, o danado do pneu estava grudado. Parte da cinta do pneu só saiu da roda aos prantos, quer dizer, aos pedaços rsrs........
Desce a frente com o câmbio fechado e óleo do câmbio novo. Pneus dianteiros novos e calibrados.
Agora só falta instalar e regular o carburador. O radiador e o reservatório de expansão já estão limpos, aguardando a água do motor com o aditivo recomendado. O reservatório de gasolina de partida a frio e da água do lavador do parabrisa foram higienizados e estão ok. Como o carro não tem ar quente, ar condicionado e nem direção, paramos por aqui.
Troca dos pneus traseiros e bicos com o balanceamento das rodas. Constatamos que a roda traseira esquerda havia levado uma pancada na parte de trás, estando torta em 1 cm. Fizemos a manutenção necessária, que foi simples e barata e nem deixou marcas aparentes.
Rodas e pneus traseiros chegam à oficina. Ficou para a próxima semana chegar os tambores (campanas) que ainda estavam virgens e com muito pouco desgaste. Em razão de um pequeno vazamento de óleo de freio no cilindro de roda traseiro esquerdo, serão substituídos os cilindros e lonas de ambos os lados. No lado de fora, os tambores (campanas) receberão uma manutenção na pintura antes de serem montados. Amortecedores traseiros aguardam a troca e o cabo do freio de estacionamento aguarda lubrificação e ajuste.
Falta: instalar o rádio, revisar aperto do tabelier e revisar (ou trocar, se necessário) o motor do limpador do parabrisa. Depois, alinhamento das rodas dianteiras, uma boa limpeza interna e lavagem externa, com algumas demãos de cera.
Finalmente, na próxima terça-feira, se Deus quiser, poderei a andar com o carro na pista.
Espero que tenham gostado. Em breve, postarei mais fotos.
Abraço a todos!!! :smt023
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 19 Ago 2013, 18:43, em um total de 2 vezes.
- Murillo
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Re: NOVIDADE: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Poxa S h E e Q u O, não tinha visto as fotos do seu Monza até hj! rsrs É um dos mais íntegros e belos que já vi, todo o histórico dele que já conversamos aliado a um dono zeloso como vc é era de se esperar, magnífico.
Belíssima manutenção, vai ficar a plena forma com esses ups. :smt023
abs
Belíssima manutenção, vai ficar a plena forma com esses ups. :smt023
abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
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Re: NOVIDADE: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Fala Murillão, blz?
Esses dias fui pra Jesuítas. No caminho, atravessando CM, imaginei seu Monzão passeando por lá, com o pessoal nas ruas babando no carrão rsrs...
Meu Monzão tá ficando cada dia melhor, mas ainda falta um bocado para ficar perfeito como o seu!! kkk...
Obrigado pela força! Apareça mais pra gente conversar. Vc anda sumido !!
Abraço
Esses dias fui pra Jesuítas. No caminho, atravessando CM, imaginei seu Monzão passeando por lá, com o pessoal nas ruas babando no carrão rsrs...
Meu Monzão tá ficando cada dia melhor, mas ainda falta um bocado para ficar perfeito como o seu!! kkk...
Obrigado pela força! Apareça mais pra gente conversar. Vc anda sumido !!
Abraço
- Murillo
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Re: NOVIDADE: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Fala S h E e Q u O, tudo certo por aqui..
Se vc foi para Jesuítas então vc passou bem perto da onde ele está guardado, digo a uns 500 mts com certa precisão..rsrs
Perfeito como o meu vc foi bem generoso na colocação..rs O meu foi mais usado que o seu então ele tem mais marcas do tempo, o objetivo é também chegar a um nível satisfatório aos nossos padrões e vc sabe, sempre temos algo a fazer por menor que seja..rs A distância dificulta um pouco o processo, mas sempre faço algo quando vou para lá. Semana que vem vou para lá, se conseguir vou fazer a troca do volante.. :smt023
Não quero desvirtuar o seu tópico, vou acompanhando a evolução do seu carro e precisando estamos ai.. :smt023
Abs
Se vc foi para Jesuítas então vc passou bem perto da onde ele está guardado, digo a uns 500 mts com certa precisão..rsrs
Perfeito como o meu vc foi bem generoso na colocação..rs O meu foi mais usado que o seu então ele tem mais marcas do tempo, o objetivo é também chegar a um nível satisfatório aos nossos padrões e vc sabe, sempre temos algo a fazer por menor que seja..rs A distância dificulta um pouco o processo, mas sempre faço algo quando vou para lá. Semana que vem vou para lá, se conseguir vou fazer a troca do volante.. :smt023
Não quero desvirtuar o seu tópico, vou acompanhando a evolução do seu carro e precisando estamos ai.. :smt023
Abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
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Re: NOVIDADE: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Belíssimo carro e belíssimo serviço. Realmente manter um carro mais antigo em pé, vai uma grana boa... Engana-se quem acha que pra deixar um monza "veio" 100% vai gastar pouco... Mas no final o gasto vale a pena.
Abs.
Dica: procure postar todas as fotos do seu carro em um único tópico... :smt023
Abs.
Dica: procure postar todas as fotos do seu carro em um único tópico... :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
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Re: NOVIDADE: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
puxa essa monzão vai ficar violento rsrsrsr vai dinheiro mas o prazer de andar num monza redondinho não tem preço deu pra perceber que vc tambem é muito cuidadoso com seu carro o meu mecanico tambem tira sarro de mim mas deixa pra la teu carro ta ficando excelente parabens!!!
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Re: NOVIDADE: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Murillo escreveu:Fala S h E e Q u O, tudo certo por aqui..
Se vc foi para Jesuítas então vc passou bem perto da onde ele está guardado, digo a uns 500 mts com certa precisão..rsrs
Perfeito como o meu vc foi bem generoso na colocação..rs O meu foi mais usado que o seu então ele tem mais marcas do tempo, o objetivo é também chegar a um nível satisfatório aos nossos padrões e vc sabe, sempre temos algo a fazer por menor que seja..rs A distância dificulta um pouco o processo, mas sempre faço algo quando vou para lá. Semana que vem vou para lá, se conseguir vou fazer a troca do volante.. :smt023
Não quero desvirtuar o seu tópico, vou acompanhando a evolução do seu carro e precisando estamos ai.. :smt023
Abs
Uia, não vejo a hora de ver o volante novo no Monzão S/R. Imagino vc!! rsrsrs...
Merecido presente para o Monzão!
E merecido Monzão para o presente rsrsrs.............
Obrigado pela força e fique à vontade para comentar o que vc quiser aqui no tópico!! :smt023
Tudo de bom pra vc!!
Abs
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Re: NOVIDADE: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Vc tem razão, Diego. A gente gasta um pouco, mas vale a pena. E fazer bem feito é fazer uma só vez e em definitivo, né.Diego Paiva escreveu:Belíssimo carro e belíssimo serviço. Realmente manter um carro mais antigo em pé, vai uma grana boa... Engana-se quem acha que pra deixar um monza "veio" 100% vai gastar pouco... Mas no final o gasto vale a pena.
Abs.
Dica: procure postar todas as fotos do seu carro em um único tópico... :smt023
Valeu pela dica, as próximas fotos vou postar todas aqui no mesmo tópico.
Abraço