Eu na sexta feira estava na casa do meu amigo. parei o carro pra arrumar algumas coisas já que o caro ja estava parado a uns 10 dias...desliguei ele limpei as velas, troquei a junta da tampa do cabeçote, beleza, até a hora de ir embora... quando o gemido do carro de "não pego, não pego, não pego, não pego" falou mais alto... começei por partes... pude notar que a luz amarela da ignição nao dava "o pronto" assim que eu virava a chave, fui pro fusível que liga a central ECU, estava inteiro, corri os fios pra ver se não havia partido nada pelo meio do caminho, fiz o teste de continuidade... coisas que renderam mais de 4 hrs em testes, como o de centelhamento, bobina impulsora... blah blah blah... eu nao quis acreditar que era a minha central o problema... já quase as 22:00 joguei a toalha pois estava desde as 14:00 hrs e ja estava cansado... deixei a maquina do mal na casa do meu amigo e fui pra "matrix" aprender mecânica por download...rs já no outro dia... lembrei-me dum monza que está parado a mais de 4 anos no térreo do condominio, e fui a loja de peças pegar o que me podia ser útil... tirei o transformador, o distribuidor completo, e a ECU. levei pra começar a bateria de testes, troquei o distribuidor completo e o transformador, so dei um toque na chave nada... quando troquei a ECU a luz de injeção ascende... que maravilha...liguei o carro funcionou... que lindo! perfect!
o Defeito:

A ECU Original:

a ECU Que foi posta:

Depois dessa grandiosa história eis que surge a questão... a ECU do carro a gasolina traria problema no meu carro a álcool/GNV?
ah e antes que peçam... nesse dia do defeito, eu estava a construir o scanner de diagnóstico e eu ainda nao fiz..rs então fica ruim pra eu postar o log do escanner... aguardo por opiniões.