ECU do Monza Gasolina serve no Monza a Alcool?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Mean_Machine
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

ECU do Monza Gasolina serve no Monza a Alcool?

Mensagem não lida por Mean_Machine »

Olá amigos boa tarde... vou contar uma historinha triste pra vcs...com um final feliz.

Eu na sexta feira estava na casa do meu amigo. parei o carro pra arrumar algumas coisas já que o caro ja estava parado a uns 10 dias...desliguei ele limpei as velas, troquei a junta da tampa do cabeçote, beleza, até a hora de ir embora... quando o gemido do carro de "não pego, não pego, não pego, não pego" falou mais alto... começei por partes... pude notar que a luz amarela da ignição nao dava "o pronto" assim que eu virava a chave, fui pro fusível que liga a central ECU, estava inteiro, corri os fios pra ver se não havia partido nada pelo meio do caminho, fiz o teste de continuidade... coisas que renderam mais de 4 hrs em testes, como o de centelhamento, bobina impulsora... blah blah blah... eu nao quis acreditar que era a minha central o problema... já quase as 22:00 joguei a toalha pois estava desde as 14:00 hrs e ja estava cansado... deixei a maquina do mal na casa do meu amigo e fui pra "matrix" aprender mecânica por download...rs já no outro dia... lembrei-me dum monza que está parado a mais de 4 anos no térreo do condominio, e fui a loja de peças pegar o que me podia ser útil... tirei o transformador, o distribuidor completo, e a ECU. levei pra começar a bateria de testes, troquei o distribuidor completo e o transformador, so dei um toque na chave nada... quando troquei a ECU a luz de injeção ascende... que maravilha...liguei o carro funcionou... que lindo! perfect!

o Defeito:

Imagem

A ECU Original:

Imagem

a ECU Que foi posta:

Imagem

Depois dessa grandiosa história eis que surge a questão... a ECU do carro a gasolina traria problema no meu carro a álcool/GNV?

ah e antes que peçam... nesse dia do defeito, eu estava a construir o scanner de diagnóstico e eu ainda nao fiz..rs então fica ruim pra eu postar o log do escanner... aguardo por opiniões.
EU QrO VeR o OCooOO!
menino doido, tu quebrou até os friso.
Tem noção do prejuízo? Acho que o teu véi vai te matar.
Os olhos dele esperando o carro do ano.Um modelo italiano.
Que acabaram de inventar Carrão da P....,
tu pisava ele voava Tu freava ele ancorava,E eu lá dentro a me debater
.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Re: ECU do Monza Gasolina serve no Monza a Alcool?

Mensagem não lida por frfavoreto »

Até aonde sei as curvas de ignição da ECU álcool são diferentes do modelo a gasolina, mas dá pra usar sem problemas.

Se preferir pode pegar os chips ROM da ECU álcool e passar para esta outra e ela passará a operar como sua ECU anterior. O que difere uma ECU de outra é apenas o conteúdo da memória, inclusive dá pra reescrever o código da memória usando o código de qualquer outra ECU que quiseres. Placa mãe e processadores são os mesmos.

Aqui a foto do banco de memórias da minha ECU BKSJ gasolina.

Imagem

Mas você precisa investigar o quê causou a queima deste pino no módulo para não correr o risco de acontecer o mesmo com a outra ECU.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:Até aonde sei as curvas de ignição da ECU álcool são diferentes do modelo a gasolina, mas dá pra usar sem problemas.
exato, nao so a curva(mapa) ignição, mapa injeçao é diferente a mistura vai ficar diferente no caso mais pobre e o motor vai fica mais fraco e economico. como se nao basta-se muda a estrategia do VSS sinal visual da sugestao da troca da marcha muda. fase fria/quente muda. pode ser que mude o acionamento da ventoinha... em fim vai poder usar o carro porem nao da forma que foi projetado e programado.

uma ECU tem uma programaçao baseado no projeto do motor, no momento que isso muda vira adaptaçao :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Mean_Machine
Membro SL/E (Ní­vel 3)

frfavoreto escreveu:Mas você precisa investigar o quê causou a queima deste pino no módulo para não correr o risco de acontecer o mesmo com a outra ECU.
Se preferir pode pegar os chips ROM da ECU álcool e passar para esta outra e ela passará a operar como sua ECU anterior. O que difere uma ECU de outra é apenas o conteúdo da memória, inclusive dá pra reescrever o código da memória usando o código de qualquer outra ECU que quiseres. Placa mãe e processadores são os mesmos.
Amigão eu antes de trocar a ECU, eu arranquei a parte elétrica toda, desde a caixa de fusíveis, os fios do modulo e do alarme original, fuçei todos os fios inclusive os do rádio e o chicote que vai pra o motor todas as possibilidades de fios positivos estarem dando curto em algo, isolei os poucos fios que estavam desencapados... tanto que como comentei até eu chegar na possibilidade da ECU ter dado curto foi no 2° dia.e sinceramente pelo pouco que vi acho que foi no terminal do fusível, que parecia estar frouxo, ocasionando um "liga-desliga" constante, peguei um fio de cobre bem grosso "estrupei" o socket, soldei, e refiz o socket do fusivel, colocando tipo aqueles fusiveis pouco maiores.

e quanto aos chips... eu quando estava fazendo a substituição dos modulos eu até cheguei a remover os chips... mas como nao tinha plena certeza se era ali que ficavam armazenadas as informações... e o medo de dar algum outro problema com a ECU. preferi deixar funcionando e tirar essas duvidas com vcs. Amanhã ou quinta eu troco os chips da ECU. e vou buscar no esquema elétrico o fio do módulo que levou o tal ao curto. que no dia eu ví mas agora não me recordo.

amigos muito obrigado pelo auxilio de vcs.
EU QrO VeR o OCooOO!
.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Olhando a foto que você colocou dos terminais do módulo, aparentemente o dano foi no pino B11 porém esse pino não é ligado em lugar algum. Na foto parece até que ele não está mais ali.

Por acaso você identificou com certeza qual foi o pino que queimou?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Mean_Machine
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Ainda nao... comecei a fazer o serviço caiu uma chuva danada aki...rsrs uma ultima pergunta... pra eu trocar os chips. desligo a bateria? ou posso deixar ligado mesmo?
EU QrO VeR o OCooOO!
.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Desliga, né?

E eu ainda acho bom ter cuidado com eletricidade estática quando for mexer em componente eletrônico tão sensível assim.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Eduardo, apesar de ser MUITO BOM ter cuidados com componentes, os CI's não são TÃO SENSÍVEIS assim não... Eu trabalho com eletrônica de baixo e alto nível, troco CI's SMD de 16 terminais com o tamanho de um grão de feijão usando um ferro de solda comum e estanho comum também... Nunca dá problema, manejo eles com a mão mesmo...

Esses avisos que tem para os CI's são para o caso de acontecer algo eles estarem legalmente protegidos, já que, não tem como garantir o manuseio incorreto de componentes.

Em quase 9 anos trabalhando com componentes eletrônicos eu nunca queimei um CI's por eletricidade estática... Mas é sempre bom tomar os devidos cuidados.. descarregar as energias é bom, basta por o pé descalço no chão que já é o suficiente...

E tem outro detalhe, a E2Prom da ECU é soldada na placa e não nesses soquetes aí.... Eu já fucei uma ECU de um Monza que meu pai teve a gasolina, no caso foi colocado uma E2Prom com programação do Monza a álcool... mas o carro ficava ruim... por conta do motor de baixa compressão pro alcool... E meu pai tinha retirado essa E2Prom álcool fora e voltado a original...
A ECU do Monza é super tranquilo de mexer já que não tem componentes SMD....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder