Coletor Admissão N20XF (Roletado)
Enviado: 21 Jun 2013, 18:18
pessoal, como a maioria que frequenta essa sessão já sabe, estou fazendo o estudo técnico do motor N20XF que possuo e hoje vai ser o coletor de admissão que muitos tem duvidas se realmente o coletor pro ser de "plástico serve" pois é, quem é leigo ou ate alguns ignorantes(sabem que estão errados e continuam achando que estão certos) pensam assim infelizmente.
porem hoje vamos desmistificar isso. é uma "injustiça" contra a eng. de motores pensar dessa forma, agindo assim a pessoa simplesmente acaba matando todos os conceitos da física/química atrás disso ah muito mais que um coletor feito de "plástico". que alias nem é de plástico, plástico é genérico.
vamos pra parte mais legal dele. seus benefícios,curiosidade,etc:
Material Fabricação
PA66-30GF esse é o código do material usado nesse coletor e na maioria dos coletores "plástico" como falei cima, de plástico ele não tem nada. é um composto de dois polímeros 6.6 vem da PA poliamida ou seja nylon66. o coletor é feito de nylon66 e com 30% e reforçado com fibra de vidro. o nylon66 tem alta resistência mecânica e excelente resistência química, tudo que um coletor admissão precisa. vide a fonte nylon66 abaixo.
*Filler / Reinforcement Glass Fiber Reinforcement, 30% Filler by Weight: em sua composição esta misturado 30% de fibra de vidro ao seu peso, essa fibra serve como retardante de fogo e rigidez a peça.
*Features: Flame Retardant - nao pega fogo! motivos óbvio seu aplicação em um motor.
*Processing Method: Injection Molding - o produto é injetado em uma maquina como comento abaixo... sua produção é altíssima comparado o alumínio de fundição.
*Heat Deflection Temperature - suporta ate 230°C entrando na area de derretimento...
*Melt Temperature 275-300 °C - derrete >275°C
fonte técnica do composto:
http://polymerik.pp.fi/pdf/RTP-PA6630GFFR0BLK.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nylon_66
codigo do material que é feito PA66-30GF, o coletor e seu codigo GM 93.339.037
ou seja escolheram um composto moderno e muito apropriado pra aplicação exigida(calor,químico,rigidez) nada de plástico de bacia :smt023
Sistema Injetor a Frio
o sistema de injetor desse coletor é diferente de todos os outros coletor que conhecemos, inclusive do seu antecessor alumínio. nesse coletor é injetor a frio MPFI, isso mesmo. 4 bicos injetores um pra cada cilindro no momento que a bomba injeta o combustível(gasolina) a eficiência é muito ampla assim. dessa forma cada cilindro recebe a mesma quantidade e de forma igual. então ao dar a partida o ciclo completo(720°) já vai estar carregado de combustível. partidas ultra rápidas dessa forma. sem falar na economia, ele injeta menos combustível e tempo que o convencional... se repararem ela vai no pé da válvula. no antigo coletores escorria pelas paredes do coletor oque resultava em desperdício e falta de eficiência.
mangueira divisória da partida frio.
Juntas "Onboard"
as juntas desse coletor sao reutilizáveis, infinitas como queiram. toda vez que se tira um coletor antigo precisa se trocar a junta. essas nao... é so colocar o coletor quantos vezes quiser sem precisar comprar novas juntas(coletor e TB).
TB(Corpo Acelerador)
a TB desse coletor é do mesmo diametro que o antecessor 63.5mm - 2,5"
Fixação
o coletor agora conta com parafusos, não é mais utilizado prisioneiros. reparem no anel de forço em cada parafuso M8
centralizador, essa peça nada mais é um centralizador quando se colocar o coletor. como não tem mais prisioneiros e sim parafusos, ficaria difícil "acertar o buraco", com essa saliência ela encaixa no cabeçote facilitando a montagem da peça.
Parede Interna Dutos
um dos benefícios desses coletores de plástico injetados(não fundido) é que sua alma(interior) é lisa, sem marca da fundição de areia como no antigo alumínio. baixo falo dos benefícios disso que são muitos. reparem como todos os cilindro estao equalizados na mesma altura... diferente também do antigo alumínio que avia uma pequena variação no tamanho.
obs: os dutos desse coletor são de 34mm, e o diâmetro da porta do cabeçote N20XF são 36mm.
o duto começa retangular e vai virando circular ate a saida. reparem na peça que eu achei no começo que fosse um swirl, é apena parte da fabricaçao do coletor nada demais.
Plenum e Dutos
visivelmente se nota isso. reparem no plenum desse coletor como é bem grande em relação ao de alumínio. o plenum é essa área horizontal que junta os dutos nele e conecta a borboleta de aceleração. tanto é que ela é mais larga que o antigo, abaixo falo mais sobre plenum. os dutos estao curvados como um "C" a função disso tb explico abaixo na parte técnica.
Fabricante
só por curiosidade o fabricante é a Visteon. http://en.wikipedia.org/wiki/Visteon
esses são os principais benefícios desse coletor moderno. outra diferença é o peso, não chega ser um beneficio pq a diferença é insignificante tanto é que não entrou na lista acima. outro fator por ele ser de plástico é pelo custo, nao tem custo de fundição(alumínio) e sim de extrusão(injetora) sai uma fração do custo do antigo.
------------------------------------------------
agora falaremos a parte da engenharia de motores, os principais ganho desse coletor que é tendência quando se fala motores de veículos de "passeio" a utilização desses coletor plástico.
benefícios técnico:
Aumento da Eficiência Volumétrica - VE
alguns não conhece esse termo,outros conhecem e já ouviram falar que motores estão cada vez mais eficientes. pois bem, é verdade. um dos melhoramentos desse motor é justamente essa Eficiência Volumétrica, como o próprio nome esta dizendo é melhorar a volumetria de um motor na aspiração(menos combustível). como se faz isso? uma das técnica é que falei acima, segue a lista:
-Dutos lisos: como os dutos estão lisos não existe resistência mecânica(do fluido ar) ou seja o ar flui com maior facilidade dentro dos dutos, criando menos turbulência, isso no MPFI não ajuda. então quanto mais liso melhor, o motor em alto giro cria um arrasto muito grande, sem resistência do ar acaba gerando mais potencia em alta rpm na faixa potencia. em baixa rpm o torque se mantém mais linear justamente pq o ar é aspirado mais rápido...
-Duto curvado em perfil C: o duto em formato de "C" é um padrão em motores urbano, esse tipo de formado aumenta a estabilidade do vácuo em baixa rpm, proporcionando um torque mais linear.
-Plenum "maior": o plenum nada mais é que um reservatório de vácuo, isso tem vários objetivos, aumentar a estabilidade da lenta, deixar o torque mais linear e desde muito cedo 1500 rpm ja aumentar bastante a curva de torque, e principalmente criar o efeito Helmholtz Resonance abaixo falo que é isso. já da pra imaginarem né então quanto maior for a "sala" maior será a a reserva de vácuo. e isso em baixas velocidade(rpm) é determinante entre ter um motor de lenta instável(fase fria) ou ter um motor de lenta super estável(fase fria), entre outros recursos.
-Material Flexível: o "plástico" genericamente falando é mais flexível que alumínio não é mesmo? então. esse é a função que se utiliza na lei de Helmholtz. a criação de uma ressonância de alta frequência. com o alumínio dificilmente acontece isso, por vários motivos um deles é pq parede grossa, e a outra é de alumínio rígido que não vibra nessas condições... os engenheiros utilizaram do efeito Helmholtz criando uma ressonância interna do plenum, essa ressonância é audível e mecanicamente sentida... é so colocar a mão no coletor e acelerar, vai notar vibrar... isso é o efeito Helmholtz em ação. boa parte da vibração vem quando o ar em movimento bate contra a parede da porta da valvula ADM do cabeçote criando uma onda vibracional que reverbera por todo o coletor... em alta rpm não acontece pq a válvula fica praticamente "sempre aberta" dae o ar entra com maior facilidade.
qual o beneficio? ressonância interna aumenta a eficiência volumétrica, nao é atoa que temos caixa de som, instrumentos musicais de madeira e não de alumínio esse efeito faz deixar a mistura mais homogenia, deixa a lenta mais estável, o torque vem mais cedo e com maior linearidade ate o corte. esse efeito so ocorre ate 0 até +-3500 rpm. quem ja nao viu nos motores novos a linha de torque mais reta possível desde a lenta quase? vem disso ae, não só disso. vem do coletor e comando variável tb.
resumo:
o coletor de alumínio não produz nada disso que falei e que vimos,ate pq esse novo foi feito pra arrumar isso rsrsrsr. as diferenças são essas, nao é apenas um "coletor de plástico" tem muito mais coisa atrás. sua principal função é aumentar a eficiência volumétrica(menos combustível,mais potencia,mais torque,maior estabilidade)
vale apena colocar ele em MPFI especialmente no cabeçote N20XF onde é original. se lembrar de algo vou atualizando.
porem hoje vamos desmistificar isso. é uma "injustiça" contra a eng. de motores pensar dessa forma, agindo assim a pessoa simplesmente acaba matando todos os conceitos da física/química atrás disso ah muito mais que um coletor feito de "plástico". que alias nem é de plástico, plástico é genérico.
vamos pra parte mais legal dele. seus benefícios,curiosidade,etc:
Material Fabricação
PA66-30GF esse é o código do material usado nesse coletor e na maioria dos coletores "plástico" como falei cima, de plástico ele não tem nada. é um composto de dois polímeros 6.6 vem da PA poliamida ou seja nylon66. o coletor é feito de nylon66 e com 30% e reforçado com fibra de vidro. o nylon66 tem alta resistência mecânica e excelente resistência química, tudo que um coletor admissão precisa. vide a fonte nylon66 abaixo.
*Filler / Reinforcement Glass Fiber Reinforcement, 30% Filler by Weight: em sua composição esta misturado 30% de fibra de vidro ao seu peso, essa fibra serve como retardante de fogo e rigidez a peça.
*Features: Flame Retardant - nao pega fogo! motivos óbvio seu aplicação em um motor.
*Processing Method: Injection Molding - o produto é injetado em uma maquina como comento abaixo... sua produção é altíssima comparado o alumínio de fundição.
*Heat Deflection Temperature - suporta ate 230°C entrando na area de derretimento...
*Melt Temperature 275-300 °C - derrete >275°C
fonte técnica do composto:
http://polymerik.pp.fi/pdf/RTP-PA6630GFFR0BLK.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nylon_66
codigo do material que é feito PA66-30GF, o coletor e seu codigo GM 93.339.037
ou seja escolheram um composto moderno e muito apropriado pra aplicação exigida(calor,químico,rigidez) nada de plástico de bacia :smt023
Sistema Injetor a Frio
o sistema de injetor desse coletor é diferente de todos os outros coletor que conhecemos, inclusive do seu antecessor alumínio. nesse coletor é injetor a frio MPFI, isso mesmo. 4 bicos injetores um pra cada cilindro no momento que a bomba injeta o combustível(gasolina) a eficiência é muito ampla assim. dessa forma cada cilindro recebe a mesma quantidade e de forma igual. então ao dar a partida o ciclo completo(720°) já vai estar carregado de combustível. partidas ultra rápidas dessa forma. sem falar na economia, ele injeta menos combustível e tempo que o convencional... se repararem ela vai no pé da válvula. no antigo coletores escorria pelas paredes do coletor oque resultava em desperdício e falta de eficiência.
mangueira divisória da partida frio.
Juntas "Onboard"
as juntas desse coletor sao reutilizáveis, infinitas como queiram. toda vez que se tira um coletor antigo precisa se trocar a junta. essas nao... é so colocar o coletor quantos vezes quiser sem precisar comprar novas juntas(coletor e TB).
TB(Corpo Acelerador)
a TB desse coletor é do mesmo diametro que o antecessor 63.5mm - 2,5"
Fixação
o coletor agora conta com parafusos, não é mais utilizado prisioneiros. reparem no anel de forço em cada parafuso M8
centralizador, essa peça nada mais é um centralizador quando se colocar o coletor. como não tem mais prisioneiros e sim parafusos, ficaria difícil "acertar o buraco", com essa saliência ela encaixa no cabeçote facilitando a montagem da peça.
Parede Interna Dutos
um dos benefícios desses coletores de plástico injetados(não fundido) é que sua alma(interior) é lisa, sem marca da fundição de areia como no antigo alumínio. baixo falo dos benefícios disso que são muitos. reparem como todos os cilindro estao equalizados na mesma altura... diferente também do antigo alumínio que avia uma pequena variação no tamanho.
obs: os dutos desse coletor são de 34mm, e o diâmetro da porta do cabeçote N20XF são 36mm.
o duto começa retangular e vai virando circular ate a saida. reparem na peça que eu achei no começo que fosse um swirl, é apena parte da fabricaçao do coletor nada demais.
Plenum e Dutos
visivelmente se nota isso. reparem no plenum desse coletor como é bem grande em relação ao de alumínio. o plenum é essa área horizontal que junta os dutos nele e conecta a borboleta de aceleração. tanto é que ela é mais larga que o antigo, abaixo falo mais sobre plenum. os dutos estao curvados como um "C" a função disso tb explico abaixo na parte técnica.
Fabricante
só por curiosidade o fabricante é a Visteon. http://en.wikipedia.org/wiki/Visteon
esses são os principais benefícios desse coletor moderno. outra diferença é o peso, não chega ser um beneficio pq a diferença é insignificante tanto é que não entrou na lista acima. outro fator por ele ser de plástico é pelo custo, nao tem custo de fundição(alumínio) e sim de extrusão(injetora) sai uma fração do custo do antigo.
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agora falaremos a parte da engenharia de motores, os principais ganho desse coletor que é tendência quando se fala motores de veículos de "passeio" a utilização desses coletor plástico.
benefícios técnico:
Aumento da Eficiência Volumétrica - VE
alguns não conhece esse termo,outros conhecem e já ouviram falar que motores estão cada vez mais eficientes. pois bem, é verdade. um dos melhoramentos desse motor é justamente essa Eficiência Volumétrica, como o próprio nome esta dizendo é melhorar a volumetria de um motor na aspiração(menos combustível). como se faz isso? uma das técnica é que falei acima, segue a lista:
-Dutos lisos: como os dutos estão lisos não existe resistência mecânica(do fluido ar) ou seja o ar flui com maior facilidade dentro dos dutos, criando menos turbulência, isso no MPFI não ajuda. então quanto mais liso melhor, o motor em alto giro cria um arrasto muito grande, sem resistência do ar acaba gerando mais potencia em alta rpm na faixa potencia. em baixa rpm o torque se mantém mais linear justamente pq o ar é aspirado mais rápido...
-Duto curvado em perfil C: o duto em formato de "C" é um padrão em motores urbano, esse tipo de formado aumenta a estabilidade do vácuo em baixa rpm, proporcionando um torque mais linear.
-Plenum "maior": o plenum nada mais é que um reservatório de vácuo, isso tem vários objetivos, aumentar a estabilidade da lenta, deixar o torque mais linear e desde muito cedo 1500 rpm ja aumentar bastante a curva de torque, e principalmente criar o efeito Helmholtz Resonance abaixo falo que é isso. já da pra imaginarem né então quanto maior for a "sala" maior será a a reserva de vácuo. e isso em baixas velocidade(rpm) é determinante entre ter um motor de lenta instável(fase fria) ou ter um motor de lenta super estável(fase fria), entre outros recursos.
-Material Flexível: o "plástico" genericamente falando é mais flexível que alumínio não é mesmo? então. esse é a função que se utiliza na lei de Helmholtz. a criação de uma ressonância de alta frequência. com o alumínio dificilmente acontece isso, por vários motivos um deles é pq parede grossa, e a outra é de alumínio rígido que não vibra nessas condições... os engenheiros utilizaram do efeito Helmholtz criando uma ressonância interna do plenum, essa ressonância é audível e mecanicamente sentida... é so colocar a mão no coletor e acelerar, vai notar vibrar... isso é o efeito Helmholtz em ação. boa parte da vibração vem quando o ar em movimento bate contra a parede da porta da valvula ADM do cabeçote criando uma onda vibracional que reverbera por todo o coletor... em alta rpm não acontece pq a válvula fica praticamente "sempre aberta" dae o ar entra com maior facilidade.
qual o beneficio? ressonância interna aumenta a eficiência volumétrica, nao é atoa que temos caixa de som, instrumentos musicais de madeira e não de alumínio esse efeito faz deixar a mistura mais homogenia, deixa a lenta mais estável, o torque vem mais cedo e com maior linearidade ate o corte. esse efeito so ocorre ate 0 até +-3500 rpm. quem ja nao viu nos motores novos a linha de torque mais reta possível desde a lenta quase? vem disso ae, não só disso. vem do coletor e comando variável tb.
resumo:
o coletor de alumínio não produz nada disso que falei e que vimos,ate pq esse novo foi feito pra arrumar isso rsrsrsr. as diferenças são essas, nao é apenas um "coletor de plástico" tem muito mais coisa atrás. sua principal função é aumentar a eficiência volumétrica(menos combustível,mais potencia,mais torque,maior estabilidade)
vale apena colocar ele em MPFI especialmente no cabeçote N20XF onde é original. se lembrar de algo vou atualizando.