Tenho um moza GLS 95/95 que recentemente apresentou o seguinte defeito. Não carrega!É isso mesmo, não tem Chico nem Francisco que faça o "brutos" carregar. Em marcha lenta (1000RPM), sem nada ligado, a voltagem é de13,8v. O problema começa quando se liga o A/C que a voltagem em marcha lenta cai para menos de 13V, e mesmo depois de acelerar, ela fica abaixo de 13,3v. Quando se ligam A/C e luzes(lanternas e farol) aí mesmo é que a coisa fica feia, pois a voltagem cai para pouco mais de 12v e as vezes( quando se ligafarol alto e farol auxiliar), ela cai para menos de 12v. É companheiros, a coisa está feita!
A luz do painel funciona normalmete, ou seja, acende ao se ligar a chave e desliga quando o motor é ligado.
No alternador(Bosch 75A), já troquei extrator, regulador de voltagem e placa. Todos estes elementos do alternador foram substituídos por peças originais Bosch.
Os cabos positivo e aterramento, foram "dobrados"(passei outro paralelo)e devidamente soldados nos respectivos terminais(bateria, carroceria e bloco do motor).
A polia do volante motor, responsável pela transmissão do movimento de rotação para a polia do ar condicionado que consequentemente faz girar o alternador e a bomba da direção hidráulica, também foi trocada(original GM) sob a alegação de que o seu miolo, que é fixado no corpo interno da polia do volante motor por uma resina emborrachada, poderia estar "patinando".
A bateria é nova e já foi devidamente testada. Por desencargo de confiança, outras baterias foram colocadas e o defeito continuou. :smt010 :smt010
Por último, o eletricista ficou put..... e por conta dele, tirou da caixa, um alternador Bosch novinho, 0 KM e colocou. Sabem o que acontedeu? NADA! O Monza continuou a não carregar.
Uma dúvida, o alternador é ligado em "ponte" com o motor de arranque à bateria. Ou seja, sai um fio grosso do (+) do alternador que é conectado ao (+) do motor de arranque, e daí, com um fio mais grosso ainda, é feita a conexão com a bateria. Pergunto. Em razão desta ligação, seria possível estar ocorrendo alguma fuga de voltagem pelo motor de arranque?
Alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo.
Se está aparecendo 13,8V o alternador está carregando sim. Mas parece que quando se liga os consumidores de energia ele não está dando conta de suprir a carga adicional. Isso parece mal contato.
O "negativo" usado para referência pelo alternador é a própria carcaça dele, que vai aparafusada no suporte que o segura. Portanto a referência do alternador depende do aterramento do motor. Verifique as condições desses aterramentos, inclusive o contato entre o alternador e o suporte aonde ele é aparafusado (evite óleo neste contato, faça uma boa limpeza ali).
Esta é a única coisa que posso imaginar neste momento.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
frfavoreto escreveu:Se está aparecendo 13,8V o alternador está carregando sim. Mas parece que quando se liga os consumidores de energia ele não está dando conta de suprir a carga adicional. Isso parece mal contato. O "negativo" usado para referência pelo alternador é a própria carcaça dele, que vai aparafusada no suporte que o segura. Portanto a referência do alternador depende do aterramento do motor. Verifique as condições desses aterramentos, inclusive o contato entre o alternador e o suporte aonde ele é aparafusado (evite óleo neste contato, faça uma boa limpeza ali).Esta é a única coisa que posso imaginar neste momento.
Frfavoreto, como dito anteriormente, todos os cabos (positivo e aterramento)foram "dobrados" e soldados aos respectivos terminais. Portanto, quanto aos cabos, é impossível a existência de mau contato. Quanto ao aterramento do alternador no bloco do motor, em razão das vezes em que foi retirado, se houvesse algum mau contato, certamente ja teria sido sanado. Frfavoreto, o que você me diz da possibilidade do arranque estar "roubando" corrente?
frfavoreto escreveu:Como não adiantou trocar de alternador, eu continuo apostando que é problema de aterramento mesmo.
Frfavoreto, em primeiro lugar, quero te agradecer pela atenção que tem dado à este tópico. Dando continuidade, conforme tu propusestes, fiz testes com aterramento direto no bloco do motor e nada. Ou seja, infelizmente aterramento do alternador não é.
Frfavoreto, passei o alternador novo na máquina de teste com o regulador de voltagem original Bosch, em 1000RPM, ele estava mandando 12,8volts. Fiz um teste com um outro regulador de voltagem "Ching Ling" (não sei a marca) e passou para 13,2volts.
No meu caso acontece exatamente isso.
Se eu ligar o Ar-condicionado e pisar no freio, a tensão já diminui no painel (PD) e fica piscando.
Agora se eu andar com o carro sem o ar ligado, sem faróis ligados ele carrega.
Com o regulador novo você conseguiu resolver o problema?
Wesley303 escreveu:Com o regulador novo você conseguiu resolver o problema?
Wesley303, como citado no tópico inicial, todos os elementos do sistema são novos, inclusive o regulardor "Ching Ling". Respondendo ao teu questionamento se o problema foi resolvido. Infelizmente, não, não foi resolvido. :smt010
Também não sei o que fazer mais....
Meu carro também possui essas coisas novas.
Acabei por colocar cabos de reforço da bateria pro alternador e também não adiantou.
Será que mais alguém além de nós tem esse problema? Tô quase entrando no mesmo projeto do carro do Diego Paiva de trocar o alternador pelo de 120.