Qual a diferença entre estas pastilhas??

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Marcell 500 EF
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Qual a diferença entre estas pastilhas??

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Pastilha de freio - Cobreq - Monza 1990 Sedan Classic EF 500 2.0 EFI 4P - Del Rey 84/91 - Kadett 1.8/GSI 89/95 - Monza - sistema de freio Varga - dianteiro - jogo - N-309
R$12,50

Pastilha de freio - Cobreq - Monza 1990 Sedan Classic EF 500 2.0 EFI 4P - Kadett/Ipanema 89/95 - Monza EFI 2.0 92/96 - sistema de freio Varga - com alarme - dianteiro - jogo - N-310
R$45,60

Jogo são os dois pares correto? Pq uma custa R$33,10 mais cara? Só por causa do tal alarme? Preciso trocar as minhas, mas achei estranho essa diferença tão grande. Estou vendo na jocar pois aqui está R$28,00 se eu bem me lembro o jogo. Assim fica mais barato e já trago junto o spoiler dianteiro.

Outra coisa, quanto vai de fluído de freio? Acho que vou trocar o meu por prevenção junto com as pastilhas e aproveitar o frete.
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500EF
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Re: Qual a diferença entre estas pastilhas??

Mensagem não lida por 500EF »

Marcell 500 EF escreveu:Pastilha de freio - Cobreq - Monza 1990 Sedan Classic EF 500 2.0 EFI 4P - Del Rey 84/91 - Kadett 1.8/GSI 89/95 - Monza - sistema de freio Varga - dianteiro - jogo - N-309
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Pastilha de freio - Cobreq - Monza 1990 Sedan Classic EF 500 2.0 EFI 4P - Kadett/Ipanema 89/95 - Monza EFI 2.0 92/96 - sistema de freio Varga - com alarme - dianteiro - jogo - N-310
R$45,60
Esse "alarme" deve ser o sensor de desgaste...

Alguns carros têm sensor eletrônico, que fazem acender um aviso no painel, e alguns vêm com pastilhas com uma "latinha" fixada. Quando a pastilha se desgasta, essa "latinha" começa a pegar no disco e fica fazendo um barulho irritante, te avisando que está na hora de trocar... hehehe
Jogo são os dois pares correto? Pq uma custa R$33,10 mais cara? Só por causa do tal alarme?
Deve ser...
Outra coisa, quanto vai de fluído de freio? Acho que vou trocar o meu por prevenção junto com as pastilhas e aproveitar o frete.
Gastei 2 frascos de 500ml cada (e ainda sobrou um pouquinho), quando troquei pelo DOT 5.1.

Se for trocar, aproveita para mandar um DOT 4 pelo menos (o original é DOT3).

Só lembre o mecânico que o sistema deve ser bem esgotado, pois não se deve misturar fluídos de DOT diferente na tubulação. :wink:
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Re: Qual a diferença entre estas pastilhas??

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Como o 500EF falou... coloca DOT4(usei 1 frasco de 500ML e 1/4 de outro frasco).. coloquei no meu e meu freio melhorou bastante.
Quanto ao alarme, creio que seja so um ferrinho mesmo... pq não saiu monza com sensor na pastilha, só o kadett GS/GSi e as pastilhas são bem caras....
Quanto as pastilhas, comprei da fras-le...show de bola.
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Re: Qual a diferença entre estas pastilhas??

Mensagem não lida por 500EF »

Outro dia mesmo o Alex postou um exemplo de pastilha com esta latinha...

Imagem

Só nunca vi dessas para monza...

E também não pagaria mais por elas, pois como somos "chatos", percebemos quando já está na hora de trocar... hehehe
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Marcell 500 EF
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Re: Qual a diferença entre estas pastilhas??

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Exatamente, vou comprar a original VARGA mesmo. Vou ver o preço do DOT4, é complicado de fazer a sangria em casa mesmo? Quero eu mesmo trocar.
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Re: Qual a diferença entre estas pastilhas??

Mensagem não lida por 500EF »

Marcell 500 EF escreveu:Exatamente, vou comprar a original VARGA mesmo.
Vou ver o preço do DOT4,
Apenas como referência, paguei 25,00 no frasco do DOT 5.1. O DOT 4 deve ser mais em conta.
é complicado de fazer a sangria em casa mesmo? Quero eu mesmo trocar.
Nunca fiz... (se ficar ar na tubulação, você pode vir a ficar totalmente sem freios, pois ao contrário do fluído, o ar é compressível, aí não adianta pisar no pedal que o esforço não será transmitido ao cilindro mestre, e consequentemente, às pastilhas e lonas... cuidado... :wink: )

Mas como sempre, fico de olho no que os caras fazem... hehehe

Primeiro eles tiram o reservatório fora, dão uma lavada caprichada nele, recolocam e completam com fluido novo.

Deixe a tampa do reservatório aberta, e para cada roda que terminar, complete o nível outra vez...

Você vai precisar de mais uma pessoa, para ficar bombando, bombando, bombando e depois segurar o pedal do freio apertado, enquanto você abre a passagem do óleo em cada roda (que vai "esguichar" no chão, sugiro colocar um recipiente para evitar sujeira...).

Enquanto você perceber que junto com o óleo está saíndo ar (fica tipo "peidando"), repita o procedimento.

Quando começar a sair só fluido novo (sem ar nem vestígio do fluído antigo, que é de cor diferente - cada DOT tem uma cor) pode parar e passar para a outra roda.

Outra coisa, já observei que eles sempre começam da roda traseira direita, depois traseira esquerda, depois dianteira direita, e por último, dianteira esquerda. Curioso como sempre, perguntei o porque e me responderam que começam pela roda mais distante do cilindro mestre e vão passando para as mais próximas. Assim, se garante que não ficou fluido velho no sistema.

Boa sorte aí... :smt023

Ah! Quase me esqueço... fluido de freio é altamente corrosivo. Se cair na pintura, arranca tudo em poucos minutos...
Se acontecer de pingar, jogue água rapidamente (só água) em abundância e esfregue com a mão...
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Re: Qual a diferença entre estas pastilhas??

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Marcell 500 EF escreveu:Exatamente, vou comprar a original VARGA mesmo. Vou ver o preço do DOT4, é complicado de fazer a sangria em casa mesmo? Quero eu mesmo trocar.
DOT4 da varga acho que paguei 11 reais em cada garrafa de 500ML...
Pastilhas, as melhores que tem... são as da fras-le, pelo menos td mecanico fala bem....

Quanto a troca do fluido, o mecanico fez exatamente como o 500EF falou...
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Carlos A. Freire
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Re: Qual a diferença entre estas pastilhas??

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego Paiva escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:Exatamente, vou comprar a original VARGA mesmo. Vou ver o preço do DOT4, é complicado de fazer a sangria em casa mesmo? Quero eu mesmo trocar.
DOT4 da varga acho que paguei 11 reais em cada garrafa de 500ML...
Pastilhas, as melhores que tem... são as da fras-le, pelo menos td mecanico fala bem....

Quanto a troca do fluido, o mecanico fez exatamente como o 500EF falou...
Na minha opinião, não tem pastilhas de freio melhores do as da Cobrec. Faço questão de comprar na caixa original da Cobrec e não comprar AC Delco para não correr o risco de vir de outra marca.
Lonas de freio tudo bem pode ser outra marca como Bendix ou Fras-le (ainda neste caso, prefiro Bendix), mas pastilhas não coloco outra sem ser Cobrec.

Abs,

Carlos Freire
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