Ajuda! Engasgando, fraco e dando trancos

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Graciliano
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 61
Registrado em: 28 Jan 2012, 14:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Ajuda! Engasgando, fraco e dando trancos

Mensagem não lida por Graciliano »

Pessoal meu tuba 92 efi ta dando trancos, engasgando e fraco na gasolina, ja fiz limpeza do TBI, troquei filtro do combustivel e limpei o bico e nada...o estranho e que no GNV ele funciona normalmente entao descartei hipotese de ser ignião (velas, cabos e etc) fui na hipotese tbm de ser excesso de combustivel mas as velas estão sequinhas e o sensor de temperatura esta ok...se ele funciona na gasolina numa subida ele fica fraco e morre na lenta...estou achando que é a bomba de combustivel que ja esta fraca apesar de estar fazendo barulho ao virar a ignião...alguem tm uma outra hipotese? Valeu!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuda! Engasgando, fraco e dando trancos

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com manômetro, faça o teste de pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível. Esse é o primeiro procedimento para esse sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Graciliano
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 61
Registrado em: 28 Jan 2012, 14:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ajuda! Engasgando, fraco e dando trancos

Mensagem não lida por Graciliano »

Sim...aki em casa tem uma bomba guardada que esta funcionando vou fazer a troca pela minha e ve se funciona...mas ha a possibilidade de mesmo a bomba estar fazendo barulho estar fraca?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuda! Engasgando, fraco e dando trancos

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O manômetro é uma ferramenta para diagnósticos na linha de combustível.
Devo lembrar que a bomba de combustível não é o único item no circuito. Tem o filtro e pré filtro, linha de entrada, linha de retorno, regulador de pressão, bico injetor...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Edgleis
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Mar 2012, 11:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ajuda! Engasgando, fraco e dando trancos

Mensagem não lida por Edgleis »

Poxa meu Monza 93 SL, esta com mesmo problema não sei mais o que faço já fiz de tudo quero saber como resolvo isso a unica coisa que não fiz foi melher na troca do filtro de combustivo e bomba, mais troca do TBI já fiz e limpeza de bico tb, o meu perde tanto que até morre e fica fd de liga tenho que passar pro gás direto, não aguento mais meu mecanico disse que pode ser o tal de sensor MAP, alguem pode me ajudar.

grato!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ajuda! Engasgando, fraco e dando trancos

Mensagem não lida por vrsilva »

Pra saber se o MAP está com problemas, basta desconectar ele, se o problema parar, pode ser ele sim.

Mas isso que vocês estão falando com certeza deve ser algo na linha de combustível como o Carlos Freire disse. Esperem secar o tanque de combustível, e retirem o pescador que fica no lado direito do carro, na ponta do pescador deve ter um filtro, chamado de pré-filtro, esse pré-filtro pode estar e provavelmente está, totalmente entupido, desta maneira a bomba de combustível trabalha acima do limite dela, e não consegue manter o motor alimentado. Em aceleradas rápidas isso é BEM notável.
Aproveitem e façam uma limpeza do tanque, e não aproveitem o combustível que sair, pois deve estar BEM sujo. Verifiquem também se o pescador está encostando no fundo do tanque, ele não deve fazer pressão sobre o fundo, mas deve ficar bem próximo...

Outra coisa é entrada falsa de ar, se tiver alguma mangueira da régua de vácuo solta e/ou rachada, vai dar problemas de falhas mesmo, o motor fica choco, não dá arrancada boa, quando pisa invés do motor desenvolver ele dá uma murchada, depois de segurar por um tempo o acelerador que ele irá acordar, mas até aí pode afogar o motor...
E se juntar isso junto com o problema do tanque, e/ou outro componente no carro... É certo de dar problema mesmo...

Lembrem-se, trocar filtro de combustível NO MÁXIMO com 10mil Km, no MÁXIMO... custa barato e economizar nisso é burrísse, mesma coisa com filtro de óleo, custa barato, portanto troquem SEMPRE...

Falando em filtro, já olharam como está o filtro de Ar??? É meus amiguinhos, ele também pode ser responsável por estes sintomas se fizer décadas que o filtro está lá... Troquem a cada 15mil Km se o carro for usado diariamente, no MÁXIMO, se andar em vias de terra, tem que trocar com mais antecedência.

Se desmontaram o TBI vocês trocaram o kit reparo, que são as juntas do TBI????
Se não, certeza que é isso o problema, SEMPRE que abrirem o TBI troquem o KIT de juntas dele... Outra economia porca essa...

Já olharam o corpo do distribuidor se está limpo, se a tampa está dando contato bom???
Abram a tampa do distribuidor e vejam se os contatos dela estão bons, se estiverem muito comido, vai ficar ruim mesmo, sendo necessário trocar a tampa, limpem bem os contatos com um "limpa contato" que vende em várias lojas, e se acha com muita facilidade.
Olhem o estado da bobina impulsora que fica no eixo do distribuidor, vejam se não está descascando o isolamento dela.
Façam uma inspeção visual também nos contatos dos cabos de vela e da bobina. Meçam a resistência dos cabos e anotem, baixem o manual da multec700 e comparem os valores...

Depois de tudo isso feito e não resolver... Aí meus amiguinhos...

Tirem as velas e verifiquem o estado das velas, se tiver ferrugem em algumas provavelmente, o motor está queimando água.
Se não tiver nada nas velas, e nenhuma das coisas anteriores resolver...
Pode ter que ser feito retífica no cabeçote afim de aplainar ele, pois deve estar empenado e perdendo pressão na câmara de combustão de um ou mais cilindros. Pode ser também válvulas sem assentamento, que não está vedando bem a câmara de combustão quando é para estar fechada...

Se estiver fumando um pouquinho, aí já é a parte debaixo...

Isso tudo ainda não é tudo... deve ter mais coisas que me esqueci, façam uma busca pelo fórum para encontrar soluções para cada caso, pois nesse fórum temos todos os problemas possíveis com Monza, e na maioria dos casos com sucesso de resolução do problema...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Edgleis
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Mar 2012, 11:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ajuda! Engasgando, fraco e dando trancos

Mensagem não lida por Edgleis »

Cara obrigado pela atenção seguirei a risca sua dica se resolver posto infornando o que era.

muito grato!
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3534
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ajuda! Engasgando, fraco e dando trancos

Mensagem não lida por tyo »

tambem acho passe a scaner e poste os logs 1 2 e 3
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder