Página 1 de 2

como funciona um motor injetado e programado?

Enviado: 27 Jan 2013, 22:09
por roger vasconcelos
ola amigos quando entrei aqui nos monzeiros estava e ainda continuo doido para turbinar meu azulao mas um amigo monzeiro me disse para q eu ao invez de turbinar eu mandase eu fazer um motor injetado e programado nunca tinha ouvido falar mas to curioso como que funciona o mltor assim e ele ganha quanto de força e quanto de consumo obrigado se puderem me ajudar a esclarecer mais esta duvida abraços a todos monzeiros

Re: como funciona um motor injetado e programado?

Enviado: 27 Jan 2013, 22:40
por lc_ss
Bom, quandos e fala em motor injetado nos referimos ao sistema de alimentação ser controlado por uma central eletrônica que determina o quanto e em que momento o combustível deve ser misturado ao ar e assim ocorrer a combustão. Ou seja, é um motor que usa um sistema de injeção eletrônica em vez de carburador. Quando se fala em uma injeção programável dizemos que o sistema pode ser configurado pelo usuário ou um profissional da área para adequar os parâmetros de funcionamento desejáveis do motor no sistema de injeção. Te aconselho a pesquisar bastante sobre esse assunto pois há uns anos atrás eu tinha a mesma pretensão que você de instalar um "kit turbo" no meu monza porém preferi modernizá-lo tirando o defasado carburador e instalando eu mesmo um sistema de injeção programável de ponta com todos os recursos que se deseja em uma preparação seja aspirada ou sobrealimentada. Dá uma lida no tópico que criei onde estou mostrando como foi o processo de instalação desse sistema. Boa sorte!

Re: como funciona um motor injetado e programado?

Enviado: 27 Jan 2013, 23:41
por Rafaelo
isso ae, os ganhos com uma IE programada é muito superior a uma Adaptada original mesmo sendo IE ambas. a Programada sempre foi melhor no sentido que se faz uma programaçao de acordo com o motor que tu tem presente no carro, e nao o motor se adapta a injeção original de outro carro. vale muito apena fazer por programada.

ambos sao injeçao eletronica programada e original OEM. a unica diferença esta na ECU(central eletronica que controla todas as peças da injeçao eletronica). na progoramada tu liga o notebook e faz todo ajuste nescessario. o mesmo que é utilizado em F1,indy,dragster,carro de passeios de alto desempenho. e por ae vai....

turbo com carburador implica em adaptaçao, e muitas vezes encomodaçao. é a mesma coisa que tu montar uma casa, nao se pode colocar o telhado antes de fazer o piso.

Re: como funciona um motor injetado e programado?

Enviado: 19 Jul 2013, 20:36
por prjerry
Deixa eu fazer minhas perguntas idiotas aqui :oops:

Minha ECU parece que ta com problema, não ta enviando sinal para acionar a ventoinha quando a temperatura atinge os 101ºC, à princípio é o único problema, mas pra mim já é um problema, tive que colocar um kit com cebolão para acionar a ventoinha, esse tipo de gambiarra pra mim é muito incômoda.
Minha pergunta é: Se eu colocar uma injeção programada, eu estarei trocando minha ECU, que fatalmente deverá ser trocada em breve pra desfazer a gambiarra, pela programada ou a injeção programada utiliza também a ECU original do carro?
Outra coisa, alguém sabe se temos usuários do fórum habilitados que façam essa instalação da Injeção programada aqui em Belo Horizonte?
E finalmente, compensa financeiramente trocar a ECU (se for o caso) por uma injeção programada, ou a diferença em dinheiro é absurda? ECU de monza é difícil de achar e quando acha ta caro, R$ 650,00 nova, usada num tenho coragem, pode vir ja bichada...

desde já agradeço,

abs

Jerry

Re: como funciona um motor injetado e programado?

Enviado: 20 Jul 2013, 01:51
por Rafaelo
prjerry escreveu:Deixa eu fazer minhas perguntas idiotas aqui :oops:
nenhuma pergunta é idiota quando nao sabemos, apenas nao sabemos jerry :smt023 fica tranquilo em perguntar so assim se aprender.
prjerry escreveu:Minha ECU parece que ta com problema, não ta enviando sinal para acionar a ventoinha quando a temperatura atinge os 101ºC, à princípio é o único problema, mas pra mim já é um problema, tive que colocar um kit com cebolão para acionar a ventoinha, esse tipo de gambiarra pra mim é muito incômoda.
jerry isso é um serie de fatores, 1° sensor CLT defeituoso(sensor dagua), 2° parte eletrica com problemas(fusivel,conector,fio,etc), 3° problema da ECU interno. sugiro que revise isso
prjerry escreveu:Minha pergunta é: Se eu colocar uma injeção programada, eu estarei trocando minha ECU, que fatalmente deverá ser trocada em breve pra desfazer a gambiarra, pela programada ou a injeção programada utiliza também a ECU original do carro?
sai a tua ECU multec, entra a ECU megasquirt MS2. oque se pode fazer, e eu estou estudando isso. é a instalaçao da ECU programada sem adaptaçao. ou seja ela ficaria presa a um suporte original desenvolvido pra abrirar a ECU dentro do cofre(como nos carros atuais) e um chicote original entre a ECU programada ate os sensores,perifericos da multec 700. assim a original do carro ficaria desativada junto com sua fiaçao. e sem estragar o carro.

esse seria um kit de aplicaçao original :smt023

agora, como nao existe nada no mercado e eu no momento nao tenho como projetar esse kit, tu pode fazer como quase todos fazem, que é instalar a ECU no local da original, corta o plug original, e instalar o plug da ECU programada e fazer a ligaçao. porem pra isso é so pessoal especializado em megasquirt. pq falo da megasquirt pq so ela vai poder fornecer todos os recursos da multec 700. as outras ECU prog no mercado, nenhuma tem capacidade tecnica pra operar originalmente em um motor desse.
prjerry escreveu:Outra coisa, alguém sabe se temos usuários do fórum habilitados que façam essa instalação da Injeção programada aqui em Belo Horizonte?
E finalmente, compensa financeiramente trocar a ECU (se for o caso) por uma injeção programada, ou a diferença em dinheiro é absurda? ECU de monza é difícil de achar e quando acha ta caro, R$ 650,00 nova, usada num tenho coragem, pode vir ja bichada...
entre no forum BR da megasquirt brasil e faça essa pergunta. certamente deve ter alguem da regiao. se tu mora-se aqui no sul eu faria todo o trabalho pra ti.

valores... isso varia. a MS2(ideal pro teu motor original) é importada dos ECU e é cotada no dolar, hoje deve estar 1500,00 desmontada. ja MO pra fazerem oque falei varia tb...

se teu objetivo é so arrumar o eletroventilador, claro que nao compensa mudar todo o sistema... porem nao podemos comparar um TV de 14" preto e branco com uma LED 3D 1080hd. ambas se ve imagem, mais a definiçao e recursos sao bem diferentes heheheh. se teu problema é apenas esse é so arrumar o problema pq nao é tao simples assim, mudar pra uma ECU programavel. é alto nivel tecnico.

hoje por acaso comecei a fazer a gravação dos meus futuros topicos relacionado. e hoje foi exatamente o eletroventilador do meu monza. uso uma MS2extra a qual é a ECU programada.

Re: como funciona um motor injetado e programado?

Enviado: 20 Jul 2013, 10:41
por rafael_club
ie programavel e mt bom,tem varias no mercado com preços diferentes tenq ver a que mais te atende,aki o pessoal ta usando mt a hardware car aspro e a turbo so elogios!!roda lisinho :D

Re: como funciona um motor injetado e programado?

Enviado: 20 Jul 2013, 11:23
por Rafaelo
rafael_club escreveu:ie programavel e mt bom,tem varias no mercado com preços diferentes tenq ver a que mais te atende,aki o pessoal ta usando mt a hardware car aspro e a turbo so elogios!!roda lisinho :D
isso é ECU pra pista nao pra carro original :smt023 nao serve pra ele. se ele fosse colocar teria que ser uma MS2

Re: como funciona um motor injetado e programado?

Enviado: 20 Jul 2013, 11:26
por prjerry
Obrigado pela resposta Rafaelo,

quanto ao defeito da minha ECU, infelizmente foi um problema nela mesmo, testamos o sensor de temperatura e a fiação e está tudo certo, estou olhando uma ECU na internet, achei uma única nova ai pro seu lado RS, no mercado livre, ta saindo a 650, ainda to em conato com o vendedor pra confirmar que é produto novo e não remanufaturado.

Caso eu opte por apenas comprar outra ECU, eu terei apenas que tirar a velha e colocar a nova, ela já vem configurada para funcionar, ou tem que mexer com software?

Abraço,

Jerry