Pivô - Troca

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Pivô - Troca

Mensagem não lida por luiz sle »

Pessoal, tive que fazer a troca do pivô do Monza SL/E 86 do meu pai. Fiz de um modo fácil, sem danificar nada e que vocês mesmos podem fazer em casa.

Para soltar o pivô, "precisa-se" de uma ferramenta especial, saca-pivô. Como eu não tenho essa ferramenta e não queria compra-la fiz do meu modo. Muitos mecânicos descem a marreta na bandeja para soltar o pivô da torre. Eu fiz de um modo bem mais fácil, vejam:

Estercei a direção no máximo para a esquerda (O reparo era na bandeja direita), levantei o carro, tirei a roda, soltei a bieleta da barra estabilizadora, tirei a trava que prende a porca do pivô, e fui soltando a porca do mesmo, (essa é a parte importante) coloquei duas chaves em cima do pivô entre o mesmo e a homocinética e fui soltando a porca até que o pivô soltou-se da torre. Depois fui só soltar os três parafusos que prendem o mesmo a bandeja e colocar o novo. Muito fácil, barato, prático e rápido.
Imagem
Imagem

Não sei se ficou bem claro da forma que expliquei, mas qualquer dúvida perguntem.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pivô - Troca

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Muito bom! Nunca tinha pensado nisso. Talvez por ter facilidade de conseguir as ferramentas não nos deixa em ser mais criativos. Parabéns!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
cidi
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por cidi »

:D Muito bom mesmo! as fotos falam por si..levei meu monza em apenas uma oficina e o mecanico falou que preciso trocar a bucha de balança e o coxim do amortecedor direito..pivo seria outra peça né? e terminal da barra da direção não tem nada a ver com pivo né? e como diagnosticar que o pivo precisa ser trocado? o procedimento deve ser parecido com as homocinéticas né. tipo olhar se a coifa está rasgada, ver se misturou graxa com terra né?
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por avvsilva »

Muito bom, luiz, você é um cara que leva jeito pra coisa. Já pensou em atuar no ramo de reparações automotivas? Quem sabe você não vira um ADG na vida... (julgando pela competência dele, não pela arrogância, pelo amor de Deus :o :o )

Só não entendi a utilidade das chaves entre a homocinética e o pivô, qual seria?

Agora talvez seria bom refazer o alinhamento, ou estou dizendo bobagem?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Carlos A. Freire escreveu:Muito bom! Nunca tinha pensado nisso. Talvez por ter facilidade de conseguir as ferramentas não nos deixa em ser mais criativos. Parabéns!

Abs,

Carlos Freire
Obrigado, Carlão!
cidi escreveu::D Muito bom mesmo! as fotos falam por si..levei meu monza em apenas uma oficina e o mecanico falou que preciso trocar a bucha de balança e o coxim do amortecedor direito..pivo seria outra peça né? e terminal da barra da direção não tem nada a ver com pivo né? e como diagnosticar que o pivo precisa ser trocado? o procedimento deve ser parecido com as homocinéticas né. tipo olhar se a coifa está rasgada, ver se misturou graxa com terra né?
Nesse mesmo dia troquei as buchas da bandeja também pra aproveitar a mão-de-obra.

Pivô é a peça da foto que eu estava soltando a porca. O terminal da barra de direção também é de certa forma um pivô, só que esse esquema que eu fiz não serve no terminal de direção. A coifa do pivô tinha rasgado, entrou sujeira, já era, só outra. Se começar bater também. É uma peça de extrema importância, se essa peça quebrar é acidente na certa.

Para soltar a homocinética é necessário soltar o pivô.

Exato, se a coifa rasgar ou ao andar com o carro ouvir estralos vindo das rodas pode ser rolamento, homocinética, etc. O barulho fica evidente esterçando o volante com o carro em movimento.
avvsilva escreveu:Muito bom, luiz, você é um cara que leva jeito pra coisa. Já pensou em atuar no ramo de reparações automotivas? Quem sabe você não vira um ADG na vida... (julgando pela competência dele, não pela arrogância, pelo amor de Deus :o :o )

Só não entendi a utilidade das chaves entre a homocinética e o pivô, qual seria?

Agora talvez seria bom refazer o alinhamento, ou estou dizendo bobagem?
Já pensei nisso, mas não sei se dá certo. Sem falar que precisa de um bom investimento inicial.

ADG passou dos limites, só assisto os vídeos dele para ganhar conhecimento. Já assistiu um Hangout dele? Você não pode perguntar nada que ele acha idiota ou bloqueia.

As chaves é o segredo do serviço. Se você não colocá-las entre o pivô e a homocinética você vai retirar a porca e o pivô não vai sair. Com as chaves ali, a porca não tem espaço pra subir quando você a solta, então ela encosta na chave e quanto mais você desrosqueia mais pressão ela empurra empurra o pivô para baixo, até que ele sai. É muito fácil dessa forma.

Forte abraço.

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Ano: 1990
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por sle1989 »

Luiz,

Se quiser um espaço eu crio um blog pra ti dentro do meu site: http://conserteseucarro.com.br/
Assim você pode começar a publicar seu conteúdo de maneira simples e direta. O Leocastro e o Diego Paiva já tem espaço no site e seria uma honra contar com seus relatos em nosso site.
Para saber mais sobre o projeto acessa o tópico que criei aqui no fórum:
viewtopic.php?f=15&t=25282

Abraço e fica com Deus.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

sle1989 escreveu:Luiz,

Se quiser um espaço eu crio um blog pra ti dentro do meu site: http://conserteseucarro.com.br/
Assim você pode começar a publicar seu conteúdo de maneira simples e direta. O Leocastro e o Diego Paiva já tem espaço no site e seria uma honra contar com seus relatos em nosso site.
Para saber mais sobre o projeto acessa o tópico que criei aqui no fórum:
viewtopic.php?f=15&t=25282

Abraço e fica com Deus.
Fico honrado com o convite. Aceito sim. E como terei um espaço próprio, tirarei fotos mais detalhadas e farei um verdadeiro how-to em qualquer coisa que eu for fazer no carro. Mexo nas férias praticamente o dia todo no carro, dá pra fazer bastante coisa. hehe

Abração!

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Luiz, meus parabéns por sua iniciativa, esse tipo de coisa que faz o caráter de uma pessoa, e partilhar conhecimento é um DOM muito abençoado... Desejo que Deus ilumine muito sua cabecinha... porque você merece mesmo... parabéns cara...

Dando um toque sobre seus tutoriais, já que vai começar com isso...

Senti falta de uma foto mais distante do assunto a ser tratado, para dar uma ideia de localização dessa peça, mostrar uma parte da lataria, para orientar mesmo... pois mesmo eu tendo um monza, olhando essas fotos muito fechadas do detalhe, não consigo ter ideia de onde seja isso, sei que é homocinética, mas não consigo me orientar pelas fotos...
É interessante fazer uma foto panorâmica, e outras, mostrando o detalhe, em vários ângulos... Sempre com essa iluminação boa que você teve aí... parabéns mesmo meu amigo... Você leva jeito...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder