
O sensor hall é constituído de uma pastilha semicondutora e alimentado pela tensão da bateria (12 volts).Quando o eixo do distribuidor entrar em movimento de rotação pelo giro do motor, acionaráo disco giratório com quatro janelas. O disco giratório permite ou não o contato do sensor hall com o imã permanente.O fio de sinal para a unidade de comando começará a emitir sinais negativos para que omesmo possa calcular a rotação do motor, a posição da árvore de manivelas e comandar oacionamento dos injetores, bomba de combustível, etc. Para testar o funcionamento destesensor, basta utilizar uma caneta de polaridade. Abaixo segue o esquema de como testar o sensor hall.Conecte uma interface entre o conector do distribuidor e o conector do chicote para evitar furar os fios do chicote. (Esse dispositivo serve para medirmos os sinais sem afetar os fios dochicote).

Dos três fios do sensor, um é alimentado com 12 volts (fio preto/vermelho), o outro é o terra(marrom) e o do meio é o sinal para a unidade de comando (azul/marrom). Esse exemplo é para o Gol com sistema FIC EEC-IV.Conecte a caneta de polaridade na bateria e a ponta de prova no fio de sinal. Durante a partida, o led verde (sinal negativo) deverá ficar piscando, caso contrário, existe um problemano circuito.Caso o led verde não pisque durante a partida, verifique o fio de alimentação positivo e oterra. Se estiver em ordem, possível problema no sensor Hall.Já o sensor indutivo, basta medir a sua resistência interna (impedância) que normalmente ficaentre 550 a 650 ohms.

Pode-se também conferir o valor da tensão alternada (Vac) gerada pelo sensor utilizando-seum multímetro automotivo. O valor em marcha lenta geralmente fica entre 2 a 4Vac