"S/R 2.0S 87/88 - Customizações - Novas fotos!!!"
- luiz sle
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"S/R 2.0S 87/88 - Customizações - Novas fotos!!!"
Pessoal, estou criando este tópico a fim de mostrar as coisas que venho fazendo no S/R. Assim o pessoal me dá dicas, sugestões e críticas.
Bom, para os que tiverem paciência de ler, aqui vai a história do carro. Há um tempo atrás vi um S/R 86 do Mercado Livre. De cara não pensei em comprá-lo, mas como eu estava trabalhando, mais ou menos próximo dos meus 18 anos, queria um carro que eu mesmo comprasse e pudesse chamar de meu, então liguei pro dono desse S/R e infelizmente o rapaz tinha vendido esse carro dois antes de eu ter ligado. Fiquei bastante chateado, já estava até imaginando o carro comigo, enfim. Postei isso no Facebook, que não tinha dado certo a compra e que eu estava a procura de outro, até que o Rick aqui do fórum, viu a postagem e comentou: "Cara, meu vô tem um carro desses, ele quase não usa o carro, se quiser posso falar com ele." Adicionei o Rick no Msn e começamos a falar um pouco sobre o S/R. Até então eu sabia muito pouca coisa, que não estava a venda ainda e que ele era vermelho, 87, assim como eu queria com motor Fase II. Passou algum tempo ele me ligou, falou que havia falado com o avô dele sobre o carro e me passou mais detalhes. Passou um certo tempo e eu já havia até esquecido disso, quando eu estava em São Paulo, lembrei do carro e aproveitei a ocasião para ver o carro. Logo de cara, quando cheguei à casa do avô do Rick, vi aquela lanterninha dos modelos 88 tímida no fundo da garagem, meio com cara de envergonhado e eu já me animei, da rua mesmo. Ao entrar, bati o olho no carro e em pensamento já acreditava ser "O carro." Ficamos a tarde toda na casa do avô do Ricardo, onde fomos muito bem recebidos, família muito hospitaleira. Dias depois, fui ver o carro novamente, já na intenção de tirar fotos pra poder ver o carro com calma em casa. Depois disso, fui negociando com o Rick pelo telefone e Msn, até que no dia 09 de junho fomos ao cartório e eu trouxe o S/R pra casa. Logo de cara, o S/R não quis abandonar o Sr. João (Avô do Ricardo). Fez birra, morreu na garagem e não queria sair. Tirei ele pra fora, colocamos álcool e regulei a carburação, ali na rua mesmo e ele já parecia mais animado. Veio pra casa com o maior fôlego. Depois disso regulei a documentação e consegui passar a documentação pro meu nome, mesmo sendo menor de idade.
O carro estava muito sujo, e apenas uma lavada não resolvia o problema, tinha sujeira encrustada na pintura. Nada que uma massa de polir Nº 2 não resolvesse. A pintura 90% original ajudou muito, voltou a brilhar quase como novo.
Agora vamos as várias coisinhas que já fiz.
Arrumei a antena elétrica, original Olimpus AC-10. Infelizmente, o carro teve seu rádio toca-fitas ainda quando novo, entre 88 e 90. O avô do Ricardo nunca colocou rádio nele, então o toca-fitas e os falantes ficaram parados décadas e a haste da antena estragou, tive que comprar outra. Comprei no Mercado Livre, de péssima qualidade pelo preço, não tem as dimensões perfeitas como a original. Então fica a dica.
Aqui a haste antiga, engripada de tudo. Lixo.
O conta-giros era muito lerdo, e não passava dos 4.000 RPM. Troquei com o do 86 para testar, e para minha surpresa, ambos ficaram perfeitos um no outro. Vai entender...
Comprei o adesivo "CHEVROLET", em cinza, que vai na tampa traseira. Adesivo original Gm na caixa, por apenas R$19,00.
Aqui, o estado dos adesivos originais ainda colados. Acima do S/R ' 2.0S havia um adesivo refletivo horrível. Retirei todos os adesivos com soprador térmico, saiu mais que fácil.
Nem o limpador nem a bombinha de água do vidro traseiro funcionavam. Chegava 12V mas nem sinal de vida. Tirei a proteção da tampa traseira e nada de ferrugem, como verão nas fotos a seguir, junto com as do reservatório de água e bombinha. Abri o motor, estava perfeito. Limpei e lubrifiquei, voltou a funcionar. A bombinha estava travada por falta de uso, girei a hélice com uma chave de fenda e voltou a funcionar também.
A tampinha já era, achei nova por R$40,00
As mangueiras que levam água do motor aos burucutus ressecam com o tempo. Troquei todas! Foram mais de 4m só de mangueirinha, que quando nova é bem flexível.
Dá muito, mas muito trabalho passar a mangueira da tampa traseira. Fiquei a tarde toda tentando passar e no final do dia minhas costas já tinham ido pro saco de ficar curvado em cima da tampa.
Os auto-falantes traseiros originais já tinham estourado há muito tempo. Coloquei um par Selenium triaxiais novos de 100RMS. Eles são muito fortes e são muito maiores que os originais, portanto, tiveram que ser colocados por baixo, diferente dos originais que são por cima.
Outra coisa, típica de todo Hatch. Borrachas vedantes dos vidros basculante traseiros. Essas borrachas, assim como nos Sedã duas portas, viram farelo com o tempo. Nos sedã, elas só fazem a vedação, nos Hatch, tem o papel de deixar o vidro alinhado, evitar ruídos e vedar. No meu carro, ainda tinha uma perfeita. Com base nela, eu e meu pai desenvolvemos um novo projetinho. Fizemos buchas de alumínio para deixar o vidro alinhado, e fizemos as borrachas de vedação no desenho original. Modéstia à parte, ficou muito bom. Vide fotos:
Vidros verdes. Nas fotos estavam sujos, mas limpei cuidadosamente cada um. Vidros verdes são lindos:
O carro roda apenas de FDS. Então às vezes ligo ele parado na garegem. Um belo dia achei uma poça de óleo no chão, abri o capô e a borracha de retorno de óleo havia sido cortada por alguém no passado. Comprei uma nova para a troca. Vejam a velha, o estado:
Infelizmente, o única câncer dele está nas portas, em estado ainda inicial. Pra evitar que a história que aconteceu no 86 se repita, comprei Ferrox, tirei a manta anti-ruído original, lavei elas por dentro, lixei, apliquei Ferrox e estou aguardando achar um profissional descente para recortar o pequeno furo causado, soldar e pintar decentemente.
Cantos perfeitos, sem podre:
Recomendação, rs.
Já por dentro...:
Aproveitei que ia desmontar, limpei e lubrifiquei tudo Ficou outra coisa para abrir a porta:
Eu fiz muito mais coisa, mas acho que fica muito pesado postar tudo num tópico só. Vou atualizando, fora da ordem cronológica mesmo mas vou atualizando.
Abraço à todos.
Bom, para os que tiverem paciência de ler, aqui vai a história do carro. Há um tempo atrás vi um S/R 86 do Mercado Livre. De cara não pensei em comprá-lo, mas como eu estava trabalhando, mais ou menos próximo dos meus 18 anos, queria um carro que eu mesmo comprasse e pudesse chamar de meu, então liguei pro dono desse S/R e infelizmente o rapaz tinha vendido esse carro dois antes de eu ter ligado. Fiquei bastante chateado, já estava até imaginando o carro comigo, enfim. Postei isso no Facebook, que não tinha dado certo a compra e que eu estava a procura de outro, até que o Rick aqui do fórum, viu a postagem e comentou: "Cara, meu vô tem um carro desses, ele quase não usa o carro, se quiser posso falar com ele." Adicionei o Rick no Msn e começamos a falar um pouco sobre o S/R. Até então eu sabia muito pouca coisa, que não estava a venda ainda e que ele era vermelho, 87, assim como eu queria com motor Fase II. Passou algum tempo ele me ligou, falou que havia falado com o avô dele sobre o carro e me passou mais detalhes. Passou um certo tempo e eu já havia até esquecido disso, quando eu estava em São Paulo, lembrei do carro e aproveitei a ocasião para ver o carro. Logo de cara, quando cheguei à casa do avô do Rick, vi aquela lanterninha dos modelos 88 tímida no fundo da garagem, meio com cara de envergonhado e eu já me animei, da rua mesmo. Ao entrar, bati o olho no carro e em pensamento já acreditava ser "O carro." Ficamos a tarde toda na casa do avô do Ricardo, onde fomos muito bem recebidos, família muito hospitaleira. Dias depois, fui ver o carro novamente, já na intenção de tirar fotos pra poder ver o carro com calma em casa. Depois disso, fui negociando com o Rick pelo telefone e Msn, até que no dia 09 de junho fomos ao cartório e eu trouxe o S/R pra casa. Logo de cara, o S/R não quis abandonar o Sr. João (Avô do Ricardo). Fez birra, morreu na garagem e não queria sair. Tirei ele pra fora, colocamos álcool e regulei a carburação, ali na rua mesmo e ele já parecia mais animado. Veio pra casa com o maior fôlego. Depois disso regulei a documentação e consegui passar a documentação pro meu nome, mesmo sendo menor de idade.
O carro estava muito sujo, e apenas uma lavada não resolvia o problema, tinha sujeira encrustada na pintura. Nada que uma massa de polir Nº 2 não resolvesse. A pintura 90% original ajudou muito, voltou a brilhar quase como novo.
Agora vamos as várias coisinhas que já fiz.
Arrumei a antena elétrica, original Olimpus AC-10. Infelizmente, o carro teve seu rádio toca-fitas ainda quando novo, entre 88 e 90. O avô do Ricardo nunca colocou rádio nele, então o toca-fitas e os falantes ficaram parados décadas e a haste da antena estragou, tive que comprar outra. Comprei no Mercado Livre, de péssima qualidade pelo preço, não tem as dimensões perfeitas como a original. Então fica a dica.
Aqui a haste antiga, engripada de tudo. Lixo.
O conta-giros era muito lerdo, e não passava dos 4.000 RPM. Troquei com o do 86 para testar, e para minha surpresa, ambos ficaram perfeitos um no outro. Vai entender...
Comprei o adesivo "CHEVROLET", em cinza, que vai na tampa traseira. Adesivo original Gm na caixa, por apenas R$19,00.
Aqui, o estado dos adesivos originais ainda colados. Acima do S/R ' 2.0S havia um adesivo refletivo horrível. Retirei todos os adesivos com soprador térmico, saiu mais que fácil.
Nem o limpador nem a bombinha de água do vidro traseiro funcionavam. Chegava 12V mas nem sinal de vida. Tirei a proteção da tampa traseira e nada de ferrugem, como verão nas fotos a seguir, junto com as do reservatório de água e bombinha. Abri o motor, estava perfeito. Limpei e lubrifiquei, voltou a funcionar. A bombinha estava travada por falta de uso, girei a hélice com uma chave de fenda e voltou a funcionar também.
A tampinha já era, achei nova por R$40,00
As mangueiras que levam água do motor aos burucutus ressecam com o tempo. Troquei todas! Foram mais de 4m só de mangueirinha, que quando nova é bem flexível.
Dá muito, mas muito trabalho passar a mangueira da tampa traseira. Fiquei a tarde toda tentando passar e no final do dia minhas costas já tinham ido pro saco de ficar curvado em cima da tampa.
Os auto-falantes traseiros originais já tinham estourado há muito tempo. Coloquei um par Selenium triaxiais novos de 100RMS. Eles são muito fortes e são muito maiores que os originais, portanto, tiveram que ser colocados por baixo, diferente dos originais que são por cima.
Outra coisa, típica de todo Hatch. Borrachas vedantes dos vidros basculante traseiros. Essas borrachas, assim como nos Sedã duas portas, viram farelo com o tempo. Nos sedã, elas só fazem a vedação, nos Hatch, tem o papel de deixar o vidro alinhado, evitar ruídos e vedar. No meu carro, ainda tinha uma perfeita. Com base nela, eu e meu pai desenvolvemos um novo projetinho. Fizemos buchas de alumínio para deixar o vidro alinhado, e fizemos as borrachas de vedação no desenho original. Modéstia à parte, ficou muito bom. Vide fotos:
Vidros verdes. Nas fotos estavam sujos, mas limpei cuidadosamente cada um. Vidros verdes são lindos:
O carro roda apenas de FDS. Então às vezes ligo ele parado na garegem. Um belo dia achei uma poça de óleo no chão, abri o capô e a borracha de retorno de óleo havia sido cortada por alguém no passado. Comprei uma nova para a troca. Vejam a velha, o estado:
Infelizmente, o única câncer dele está nas portas, em estado ainda inicial. Pra evitar que a história que aconteceu no 86 se repita, comprei Ferrox, tirei a manta anti-ruído original, lavei elas por dentro, lixei, apliquei Ferrox e estou aguardando achar um profissional descente para recortar o pequeno furo causado, soldar e pintar decentemente.
Cantos perfeitos, sem podre:
Recomendação, rs.
Já por dentro...:
Aproveitei que ia desmontar, limpei e lubrifiquei tudo Ficou outra coisa para abrir a porta:
Eu fiz muito mais coisa, mas acho que fica muito pesado postar tudo num tópico só. Vou atualizando, fora da ordem cronológica mesmo mas vou atualizando.
Abraço à todos.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
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Re: Serviços, restauração de peças...
Grande Luiz, sabia que vc tinha comprado um S/R não.. Parabéns pelo Monza, e pela dedicação.
Essa ai vai ficar fino...
E o SL/E ? esta nas mãos do seu pai agora?
OFF: Luiz uma coisa que nunca tinha comentando aqui, no fórum e que tenho apenas 18 anos também.. então vc não e o único aqui..
andei meio sumido, mais irei voltar breve com outro Monza, para companinha para o Vectra.
Essa ai vai ficar fino...
E o SL/E ? esta nas mãos do seu pai agora?
OFF: Luiz uma coisa que nunca tinha comentando aqui, no fórum e que tenho apenas 18 anos também.. então vc não e o único aqui..
andei meio sumido, mais irei voltar breve com outro Monza, para companinha para o Vectra.
Antes
Monza GL 2.0 8v 94/94 Vinho
AC/VE/TE/DH/DVD/Aro 15 do Astra Sunny.
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=13072&hilit=Monza+ ... 2&start=25
Agora
Vectra CD 2.0 16V 141CV 96/97 Prata Huet
CB/TC/ABS/Air Bag Duplo/Teto Solar/TF Orig+Comandos no Volante.
Fotos: viewtopic.php?f=23&t=17161
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Re: Serviços, restauração de peças...
Muito bom Luiz, parabéns pela Dedicação, e agora eu também sei o que é poder dizer, "esse carro é meu"... agora tenho o Meu também... kkk!!!!
Nos da muito mais liberdade de mexer no carro, quando é do pai, é embaçado, da medo de fazer algo e não gostarem ou falarem que ficou ruim...
Esse fim de semana mesmo, eu andando com o carro achando estranho pra caramba a embreagem altíssima, perguntei, "Pai tu mexeu na embreagem?" e ele responde sim, e eu falei que não consigo dirigir daquela forma, que para mim embreagem tem que ficar alinhada com o pedal do freio, e ele quis justificar, mas eu disse, "Eu não gosto".... E aí... kkkk O carro é meu ou não?? kKKK!!! Claro que não falo assim para não deixar o Papaizão chateado, mas já falei que eu não consigo dirigir com embreagem alta... e ele aceitou... embreagem nova o cabo fica quase na ponta da rosca...
Mas é isso aí Luiz, quando eu começar a fuçar no meu vou fazer umas fotos também, pena que meu pai está mais ansioso que eu e não esperou minha pessoa para trocar os farois, quando cheguei em casa já tava pronto funcionando o motor dos farois, só não tava o farol de milha porque ele tinha esquecido o relé... kkk!!! Mas eu sabia... kkk!!!
Quero logo tirar umas fotos do meu possante também... abraços e continua postando aí...
Nos da muito mais liberdade de mexer no carro, quando é do pai, é embaçado, da medo de fazer algo e não gostarem ou falarem que ficou ruim...
Esse fim de semana mesmo, eu andando com o carro achando estranho pra caramba a embreagem altíssima, perguntei, "Pai tu mexeu na embreagem?" e ele responde sim, e eu falei que não consigo dirigir daquela forma, que para mim embreagem tem que ficar alinhada com o pedal do freio, e ele quis justificar, mas eu disse, "Eu não gosto".... E aí... kkkk O carro é meu ou não?? kKKK!!! Claro que não falo assim para não deixar o Papaizão chateado, mas já falei que eu não consigo dirigir com embreagem alta... e ele aceitou... embreagem nova o cabo fica quase na ponta da rosca...
Mas é isso aí Luiz, quando eu começar a fuçar no meu vou fazer umas fotos também, pena que meu pai está mais ansioso que eu e não esperou minha pessoa para trocar os farois, quando cheguei em casa já tava pronto funcionando o motor dos farois, só não tava o farol de milha porque ele tinha esquecido o relé... kkk!!! Mas eu sabia... kkk!!!
Quero logo tirar umas fotos do meu possante também... abraços e continua postando aí...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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- MODERADOR
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- Modelo: Monza Hatch
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- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Serviços, restauração de peças...
acho que eu ja tinha comentado sobre a tua compra em off . parabens pela aquicisao do hatch, e ja fazia hora de um topico pra ver a novidade.
esse teu projeto de restauração é coisa simples,rapida, e geralmente de baixo custo tirando a parte de funilaria e pintura. oque sempre deixa as coisa cara é a pintura e funilaria seja o projeto que for, originalização ou customizaçao é sempre caro,demorado,etc.
vi que tua tampa ta com bolhas interna de podre ou casca era bom o quando antes raspar tudo manualmente(parte interna), lavar com thinner, e passar um conversor tudo aquilo que ja te expliquei via MP o caso da porta serve pra tampa.
esses vidros sao show, todos os vidros do meu hatch sao verdes tambem, colocar insulfime neles é de matar, pelo menos eu nao colocaria. os reparo usa de torneira usei e ficaram como original resistente,novo,na cor certa,etc. fica a dica pra quem queira usar, alias usei nos da frente tambem.
gostei muito desses falante... eu tava procurando algo pra colocar original com som de qualidade como sempre gostei ficaria muito bom. uma dica coloque um capacitor pra nao deixar ele pulando muito e estragar. ali é mais pra voz que pra outra coisa. procura "capacitor pra mid ranger"
esse teu projeto de restauração é coisa simples,rapida, e geralmente de baixo custo tirando a parte de funilaria e pintura. oque sempre deixa as coisa cara é a pintura e funilaria seja o projeto que for, originalização ou customizaçao é sempre caro,demorado,etc.
vi que tua tampa ta com bolhas interna de podre ou casca era bom o quando antes raspar tudo manualmente(parte interna), lavar com thinner, e passar um conversor tudo aquilo que ja te expliquei via MP o caso da porta serve pra tampa.
esses vidros sao show, todos os vidros do meu hatch sao verdes tambem, colocar insulfime neles é de matar, pelo menos eu nao colocaria. os reparo usa de torneira usei e ficaram como original resistente,novo,na cor certa,etc. fica a dica pra quem queira usar, alias usei nos da frente tambem.
gostei muito desses falante... eu tava procurando algo pra colocar original com som de qualidade como sempre gostei ficaria muito bom. uma dica coloque um capacitor pra nao deixar ele pulando muito e estragar. ali é mais pra voz que pra outra coisa. procura "capacitor pra mid ranger"
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Re: Serviços, restauração de peças...
Luiz, meus parabéns pela conquista! Parabéns pelo carro (monza) que ainda é um SR 87.... coisa não muito comum de ver nas ruas.
Parabéns também pelo esforço e dedicação... pois somente assim, conseguimos realizar nossos sonhos por mérito próprio, no caso o seu sonho era de ter um monza.... Agora realizado!
Posta mais umas fotos do carro, deixa de frescura
Parabéns também pelo esforço e dedicação... pois somente assim, conseguimos realizar nossos sonhos por mérito próprio, no caso o seu sonho era de ter um monza.... Agora realizado!
Posta mais umas fotos do carro, deixa de frescura
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Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
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Re: Serviços, restauração de peças...
Poxa que legal Luiz...parece estar muito bom o carro! Parabéns !
Apoiado!Diego Paiva escreveu:
Posta mais umas fotos do carro, deixa de frescura
MONZA CLASSIC-SE 1988
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886
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Re: Serviços, restauração de peças...
parabens luiz pelo carrinho q ele te traga muita felicidade
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Re: Serviços, restauração de peças...
Parabéns pelo carro Luiz!
Já fez muita coisa legal e tenho certeza de que ainda teremos muitos serviços interessantes e bem feitos para acompanhar aqui.
Abs
Já fez muita coisa legal e tenho certeza de que ainda teremos muitos serviços interessantes e bem feitos para acompanhar aqui.
Abs
sergioelf
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