FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

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waldir
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FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por waldir »

OBS: Se a moderação julgar que a matéria é muito pesada/grande e técnica para ser postada no Forum, por favor, podem excluí-la.

Funcionamento do Módulo HEI - High Energy Ignition
Publicação da Oficina Brasil - Edição de Agosto 2012 - http://www.oficinabrasil.com.br
Flavio Xavier - [email protected]

Nesta matéria, veremos este componente utilizado nos modelos Kadett e Monza da General Motors com injeção eletrônica Delco Multec 700. Este fica localizado embaixo da mesa do distribuidor, sendo basicamente, uma ignição eletrônica, enviando para a UCE os pulsos da bobina que indica o tempo certo para a centelha e os recebe devidamente corrigidos no momento de energizar a bobina de ignição (faísca).
O mesmo possui 8 pinos de ligação elétrica com o sistema de injeção do veículo, onde, a função de cada um destes, os diagramas correspondentes e os dados obtidos com a análise, veremos na sequência da matéria.

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PINO B3 DA UCE - LINHA DE MASSA (SiNAl DE REFERÊNCIA BAIXA)
Ligado ao pino G do módulo HEI, é a linha de diagnóstico da massa de potencia do módulo HEI. A "UCE" mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição.

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PINO 85 DA UCE - LINHA DE SINAL DE ENTRADA DE RPM
Ligado ao pino R do módulo HEI, é a linha de entrada de rotação do motor. O módulo HEI envia para a UCE um pulso elétrico'
de 5,00 volts DC (onda quadrada) com uma frequência proporcional a rotação. Para cada 300 RPM = 10 Hz. Assim:

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PINO 04 DA UCE - CONTROLE DE AVANÇO DE IGNiÇÃO (SINAL EST OU ELETRONIC SPARK TIMING)
Ligado ao pino E do módulo HEI, é a linha de sinal que a UCE manda para o módulo HEI para "chave ar" a base do transistor de potência para ignição.
Na partida, SOMENTE quando a rotação ultrapassar 450 'RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia este sinal de tensão de 5,00 volts DC através do terminal "D4" para o terminal "D" do modulo HEI.

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PINO 05 DA UCE - LINHA DE CONTROLE DE DESVIO DE COMANDO DO HEI (BY-PASS)
Ligado ao pino B do módulo HEI, é a linha de controle do circuito de potência de ignição. Durante a partida, enquanto a rotação do motor estiver abaixo de 450 RPM, o módulo HEI controla o avanço da ignição, com valor fixo em 10°.
Quando a rotação ultrapassar acima de 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia um sinal de tensão de 5,00 volts DC (sinal de referência) através do terminal "B5" para o terminal "C" do modulo HEI. Este sinal desabilita o circuito de controle do módulo HEI, e, a partir deste momento, a UCE assume o controle do avanço de ignição, através da saída EST (terminal D4 da UCE até terminal D do módulo HEI).
Quando houver falha nesta linha, o sinal NÃO chega até o modulo HEI, que ignora a linha EST, onde não vai haver correção de avanço de ignição (o ponto de ignição fica travado).

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Caso paire alguma dúvida sobre os diagramas escaneados, favor indicar que postarei o pedaço do diagrama em 'zoom'

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Carlos A. Freire
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Perfeito!
Legal ter colocado os créditos.

Abs,

Carlos Freire
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Já imprimi em PDF para a consulta quando for necessário, todos agradecemos.
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dutra s a
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por dutra s a »

show !!!!, muito bom waldir,a cada dia que passa fico mais honrado por ser membro monzeiro e contar com todos voces, meus parabens !

um detalhe : ao acessar o link da oficina brasil cheguei a uma pagina onde á especificaçoes tecnicas da gm em varias coisas e materias para se obter em arquivo pdf, mas sobre essa materia que postou aqui nao achei nada, esta como "aguarde "........

mas se o que esta aqui é extamente tudo o que esta lá , entao tá muito bom.
vou iniciar meus estudos na area de tempo e precisoes exatas de sinais com base no que esta aqui
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
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Carlos A. Freire
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em cada edição do Jornal Oficina Brasil, vem um encarte de dicas da GM sobre seus equipamentos ou peças.

Abs,

Carlos Freire
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prjerry
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por prjerry »

Ótima iniciativa, haja visto problemas no HEI serem um dos mais freqüentes nos nossos Monzas EFI, eu mesmo não aguento mais tanto problema no meu HEI, mesmo depois de todas as dicas que peguei com o pessoal aqui, tem coisa nova nessa matéria que já vou conferir hoje, nunca tinha reparado o lance da posição correta do recorte no eixo do rotor por exemplo.
Abs
Jerry
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cidi
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por cidi »

Valeu Valdir! Esse topico vai me ajudar muito!
Renatosouza
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI

Mensagem não lida por Renatosouza »

No meu carro ta assim. Essas pontas tem que estar alinhadas com as pontas fixas?

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Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
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