VELOCIMETRO , A VERDADE SOBRE ELES !!!!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

VELOCIMETRO , A VERDADE SOBRE ELES !!!!

Mensagem não lida por dutra s a »

ola aos guerreiros
bom nao sei se o assunto a seguir se encaixa em eletrica , porque é sobre instrumento de percisao analogico,mas vamos lá

nesse tempo que fiquei sem contato com o maravilhoso forum do monza por estar sem internet, tive um problema bem senvergonha com o meu velocimetro .
apos ter trocado o cabo que tinha se rompido, fui fazer uns testes em lombadas eletronicas e entao a novidade que por mim nao gostei muito nao, ao passar numa velocidade no radar o painel marcava a mais do que eu tava andando
ex : estava a 40 de painel e no radar 35 e porai vai....

fui saber sobre isso e os profissionais na area me informaram que os carros saem de fabrica assim, marcando a mais por razoes de segurança e multas, entao pedi para que o meu fizesse a marcaçao exata e nao " mentirosa" e que a responça é inteiramente minha.
pois bem , foi calibrado e gostei muito , agora o que da de painel da exatamente em radar.
meu vizinho comprou recentemente um uno 2013 , o mais basico, e fui conduzi-lo ao emplacamento e adivinhem, tambem marca acima da velocidade real , o que indica que os carros saem de fabrica dessa forma.

pergunto : independente da cilindrada, ate mesmo todos os monzas tambem sairam com esse calibragem maior que a real em termos de marcaçao de velocimetro ???

o que acham ? esta certo ou errado ?

sejam bem vindos , agradeço a participaçao e fiquem avontade
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Re: VELOCIMETRO , A VERDADE SOBRE ELES !!!!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No meu Monza o que marca no painel, marca também na lombada eletrônica. A velocidade do painel também bate com a velocidade marcada no scanner. Porém, com GPS a 120km/h marca entorno de 5km/h a mais.

Lembro que o outro Monza SL/E 91 que tive não tinha grande diferença para velocidade indicada em lombada eletrônica.

Nos carros da Fiat que andei o painel marca uns 7km a mais do que a lombada, o mesmo ocorre com Omega 94 de amigo, Monza Club com painel digital (adaptado). Todos os carros que citei estão com pneus e rodas originais.

Creio que possa ter uma tolerância e não uma regra em todos os modelos.

Eu já tomei multa por excesso de velocidade e a velocidade aferida na multa era a que estava rodando.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

os paineis de instrumento estao cada vez mais precisos do que no passado como o monza que usa cabo. é normal essa diferença ou a mudança que ocorre nos longos anos de uso devido ao desgaste. se tu tira-se teu monza zero hoje da fabrica marcaria correto tb.

o meu painel do vectra C usa sensor digital(modulo ABS) e o sistema de marcação é por motor de passo(ponteiros) bastante preciso e praticamente sem erro. o mesmo vale pro meu omega 3.0 com sensor de velocidade somente pro painel, e o painel dele é tambem com marcador de passo sistema digital, e a diferença é nula (medido com GPS). talvez pq ele seja alemao e la nao precisa de malandragem brasileira rsrsrs

ate 3km/h pra mais ou pra menos é normal, especialmente os de cabos
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a

malandragem brasileira foi boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

olha, na minha opniao, acho que o certo é marcar a velocidade exata independente do carro, cada um sabe de seu risco e o que tem na mao ,e tambem nao creio que por ser via cabo e bem flexivel a diferenaça possa estar entre 1 a 7 km " é muita coisa" embora seja uma especie de mola., pois vira e meche estou passando por um radar , e ate me arrebento de rir quando bate extamente o limite da via com painel e radar kkkkkkkkkkkkkkk
assim que der vou fazer um teste no meu companheiro de garagem que tambem é um gls a gasolina, pois nunca foi mexido em nada de painel .

nao sou lá um cara muito fam de modernidade eletronica dependendo de seu beneficio final,acho legal bonito etc, mas neste caso prefiro cabo e leitura analogica como esta, embora eu gostaria de ter o digital gsi mas...... , quem sabe eu instalo um velocimentro digital bem pequeno e discreto so pra conferencia ao usar o carro.

tambem pretendo ter um gps , por razoes de radares moveis, uns me dizem que nao dá outros dizem que dá, eu nunca tive um e nem interesse ate tomar 2 multas nos dois sentidos no mesmo radar movel por velocidade alta em que a atuaçao foi : via-60 , limite tolerante 72 , atuaçao em 73 e antigamente quando nao tinha radar movel a via era 70, pra isso a administraçao publica nao perde tempo, mas pra tampar buracos pra nao me deixar sem batentes , nem amortecedores como estou agora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nao preciso ne dizer né

abs estamos ai
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:olha, na minha opniao, acho que o certo é marcar a velocidade exata independente do carro
com certeza senao qual seria a função do velocimetro mentir? hehehe no omega meu marcou 80 no ponteiro 80 tb. e se tem algum "problema" na precisao é tao pequena que nao é marcada via ponteiro. eu ja acho muito 3 a 6 km/*h de diferença pra min é assim ou marca correto ou entao nao ta funcionando corretamente, mesmo com essa pequena diferença. :wink:
dutra s a escreveu:tambem nao creio que por ser via cabo e bem flexivel a diferenaça possa estar entre 1 a 7 km " é muita coisa" embora seja uma especie de mola.
peças mecanica desgastam com o tempo isso é inivitavel, troca de cabo, falta de lubrificação, descalibragem, e por ae vai. o painel do monza é todo analogico e isso geralmente da diferenças com um uso prolongado. tem um outro problema que o ponteiro por ser flexivel acontece acaba pulando(ponteiro) um pouco oque é normal pela caracteristica dele nao tem oque fazer. se olhar os digitais por passo isso nao ocorre, pro exemplo ele sobe e para, no mecanico ele sobe para e depois sobe ou desce ate estabilizar.
dutra s a escreveu:nao sou lá um cara muito fam de modernidade eletronica dependendo de seu beneficio final,acho legal bonito etc, mas neste caso prefiro cabo e leitura analogica como esta, embora eu gostaria de ter o digital gsi mas...... , quem sabe eu instalo um velocimentro digital bem pequeno e discreto so pra conferencia ao usar o carro.
ae vai de cada um, ja eu prefiro oque é mais preciso e mais moderno possivel que sao os digitais e isso vale pra qualque equipamento desde IE ate modulos ABS sao muito precisos especialmente quando a velocidade de amostragem é muito alta. se olhar esses paineis digitais(mostradores analogico) nao tem pulos, erros, sao mais rapido na amostragem em fim show mesmo. painel digital ja nao gosto pra ver como gosto é gosto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu, como o Carlos Freire, acho que os erros de velocimetros são devido a tolerâncias do mecanismo, que não tem a exatidão que muitos pensam.
Se olharmos a imagem abaixo, que consta de uma reportagem sobre Monza de uma revista de mecânica, que existe lá no site do Monzaclube, veremos que o erro varia:

Imagem

Se esse erro é variável, acho muito improvável que algum mecânico consiga zerá-lo atuando no mecanismo do instrumento.
O que eu acho que é feito é aumentar a tensão da mola, que com o tempo vai cansando e indicando velocidade maior que a real.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
dutra s a

amigo luiz, nao posso deixar de estar de acordo com voce e com o professor freire,essas porcentagens podem ser relevantes porem consideraveis em questao de precisao entre mecanismos adversos.

quando pedi para calibrar ou recalibrar o meu , nao foi aferido a porcentagem de erro ,mas , quando passo em um radar "lombada eletronica "sempre verifico o que consta nos dois, e cara, bate certinho, se tiver erro aparentemente so se for de micro-porcentagem ou coisa do tipo rsrsr.
ao fazer a regulagem , lembro que ele mecheu atraz do velocimetro com uma ferramenta que parecia uma fendinha muito pequena e pontuda, creio que foi no assentamento da mola e nao diretamente nela " nas voltas dela "
se eu pudesse colocaria um velocimetro com a mesma precisao de formula 1 kkkkkkkkkkkkk

abs estamos ai
coy
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

dutra s a escreveu:
tambem pretendo ter um gps , por razoes de radares moveis, uns me dizem que nao dá outros dizem que dá, eu nunca tive um e nem interesse ate tomar 2 multas nos dois sentidos no mesmo radar movel por velocidade alta em que a atuaçao foi : via-60 , limite tolerante 72 , atuaçao em 73 e antigamente quando nao tinha radar movel a via era 70, pra isso a administraçao publica nao perde tempo, mas pra tampar buracos pra nao me deixar sem batentes , nem amortecedores como estou agora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nao preciso ne dizer né

abs estamos ai
Amigão, o aparelho de Gps não detecta os radares ( nem fixos e nem moveis),o que acontece e que vc pode atualizar o banco de dados de seu aparelho com as coordenadas dos radares, quebra molas etc no site maparadar.com.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Responder