Esquema elétrico para um novo farol

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
bruno_nog
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Jun 2011, 11:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Esquema elétrico para um novo farol

Mensagem não lida por bruno_nog »

Olá galera do fórum! Fiz uma adaptação no meu farol colocando um componente robocop de Astra 2003 no farol, ou seja, ñ uso mais as famosas lâmpadas H4, uma única lâmpada para farol alto e baixo. Agora uso uma H1 para alto e uma H7 para baixo. Fiz a adaptação regulei meu farol e ficou tudo lindo, porém no fim do meu trabalho faltou uma coisa para ficar perfeito. Nas lâmpadas H4 o comando de seta aciona o farol baixo em uma posição e o alto em outra. No meu novo farol eu continua a mesma coisa. Em uma posição eu aciono o farol baixo(H7) e em outra posição no comando aciono o alto(H1). Não pensei nesse detalhe ao executar meu projeto. Na realidade eu queria que lâmpada do baixo continuasse funcionando quando eu ligasse a farol alto. Como nesses carros novos entendem? Alguém tem uma ideia para me dar? Dá para eu fazer isso no próprio comando de seta? Ou eu teria que colocar um botão separado pro farol alto? Por favor me ajudem? Para ajudar: Na antiga H4 tinha um soquete com três fios: um para o terra, um para o baixo e um para o alto. Coloquei o terra na H7 e mandei o fio do baixo da antiga H4 para ela. Fiz outro terra e mandei ele para a H1 junto com o fio do farol alto da antiga H4.
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esquema elétrico para um novo farol

Mensagem não lida por filipenogueira »

Amigo, infelizmente não saberei tirar a sua dúvida, mas tenho interesse em ver essa adaptação, poderia postar umas fotos para a gente ver? Abraços.
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Esquema elétrico para um novo farol

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É só colocar um relê para manter energizado o farol baixo quando acionar o alto...

Não queria entrar nesse tópico por ser tratar se adaptações, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
bruno_nog
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Jun 2011, 11:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esquema elétrico para um novo farol

Mensagem não lida por bruno_nog »

Como coloco esse relê para manter energizado a farol baixo. Já tenho um relê para as lâmpadas de 100W. As antigas eram 40/55W.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Esquema elétrico para um novo farol

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ao ligar o farol alto, energiza a bobina do relê, que a chave desse relê energiza o farol baixo. É bem simples...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
bruno_nog
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Jun 2011, 11:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esquema elétrico para um novo farol

Mensagem não lida por bruno_nog »

Quando aciono o lampejo o farol baixo entra. Fica como eu queria. A H1 e a H7 acesa, mas, só quando uso o lampejador. Quando solto o lampejador só a H1(meu farol alto) fica acesa. Não sei se estou falando besteira, mas, se eu colocar um relê para manter energizado o farol baixo (H7) quando eu acionar o alto (H1) as lampadas H1 e H7 vão ficar acesas como eu queria, porém, quando eu usar o lampejador o meu farol baixo vai receber corrente como está acontecendo (o baixo acende quando uso o lampejador). Será que não vai dar problema se eu tiver usando esse relê? Quando o meu farol alto estiver aceso o relê vai manter o baixo energizado certo? E quando eu usar o lampejador? O lampejador também vai mandar corrente para acender o baixo também. Me ajudem por favor!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Esquema elétrico para um novo farol

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Mas não é o que quer? Disse que queria o alto e baixo acendendo juntos e ao desligar o alto só o baixo fica aceso. Se colocar o relê ao dar lampejo ou ligar o alto o alto e baixo acenderão.

Pode colocar uma chave no painel, como é feito entre o milha e farol alto do Monza tubarão.
No Monza tubarão, o milha tem uma chave, se estiver ligada, ao acender o alto ou mesmo lampejo o milha acende junto, com a chave desligada somente o alto acende.

No seu caso a chave inibiria o funcionamento do baixo junto com alto quando quiser.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
bruno_nog
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Jun 2011, 11:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esquema elétrico para um novo farol

Mensagem não lida por bruno_nog »

Show de bola essa ideia da chave seria o ideal. Eu usaria o alto junto com o baixo quando acha-se necessário. Agora tenho que ver como vou fazer isso, pois o meu Monza é um SL 2.0 ano 90 e não tem essa chave de milha.
Responder