[Ajuda] Dando um UP na iluminação do painél

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

[Ajuda] Dando um UP na iluminação do painél

Mensagem não lida por renatovisk »

Fala galera... bom... dentre a minha restauração do monzão, está o up na iluminação do painél. Não tnho foto de como era, mas somente a chave de ventilação e ar quente que era iluminado, o restante (pisca alerta, desembaçador, cinzeiro, acendedor de cigarros) nem luz tinha... enfim.... aglumas fotos de como está agora com o processo em andamento:

Imagem

E abaixo... os símbolos tão dificeis de se encontrar, para quem os procura. Desmontei pois ali não tinha nem lâmpada, nem soquete, só os fios soltos dentro do painél:

Imagem

Agora aqui está o meu sufoco.... nestes encaixes para botão, vou colocar um botão para os faróis de neblina, porém...... não tenho os símbolos :( Desde já, quem tiver sobrando por aí ou souber onde consigo... estou na busca.

Imagem

Outra dúvida.... no cinzeiro não tem lâmpada, nem soquete, nem fiação, nem nada. Vou colocar uma iluminação ali. a minha dúvida... posso puxar um fio dirto do positivo da lampada que vai no acendedor de cigarros para o soquete que vou instalar? Isto não deixará as duas luzes fracas? Se sim, como posso fazer? De onde posso puxar o positivo para esta nova lãmpada?

Abaixo, destacado em amarelo, a "maneira" que encontrei para a nova lâmpada, puxando positivo do fio de outra lâmpada. Se não tiver problemas irei estanhar e isolar ali.
Imagem

Abaixo, uma foto das "bagunças" dentro do carro... hehehe .... deixo tudo espalhado dentro do carro... pelo menos sei que está lá... rs

Imagem

Galera, por último (eu prometo rsrs :)) Medi com um multímetro os soquetes das lâmpadas, e para minha surpresa, em todos eles chegam 24~25v, com o multi-teste na posição de tensão alternada. Perguntinha: As lâmpadas são 24v mesmo? Ou tem algo de errado? Como não sou o expert de elétrica, não consegui entender os 24v com uma bateria 12v, ou se eu acabei fazendo a medição erronea. Se alguem puder me dar uma luz agradeço, pois vou comprar as lâmpadas amanhã.

Valeu a ajuda galera.... no final do trabalho posto fotos do resultado aqui! Valeuu !!!!
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: [Ajuda] Dando um UP na iluminação do painél

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Boa noite! Para medir a tensão, coloca em contínua. É 12 V mesmo. Verifica a bateria do multímetro.

Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por renatovisk »

ronaldo theodoro escreveu:Boa noite! Para medir a tensão, coloca em contínua. É 12 V mesmo. Verifica a bateria do multímetro.

Abs
Valeu a ajuda ronaldo. O multimetro é novo, pois o meu antigo foi pro espaço, aí comprei uma hj, só que medi em corrente alternada. Amanhã vou comprar as lâmpadas, de 12v.

Obrigado.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Todas as baterias e pilhas fornecem tensões contínuas. Se um dia vc quiser medir a tensão da tomada em casa aí sim você usa a escala de AC. Com o carro ligado esses 12v sobem geralmente de 13.1 até 14V. Fica a dica pra vc saber se o alternador etá carregando a bateria. :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por filipenogueira »

amigo, quanto a voltagem é só seguir o que o pessoal está falando, pra aferir que seu multímetro está OK, teste com uma pilha...... quanto a iluminação do cinzeiro, pode fazer sim a ligação em paralelo com a iluminação do acendedor, quanto aos símbolos de neblina não sei mas acredito que deveriam estar ali, de qualquer forma tem amigos aqui no forum na sessão de classificados desmanchando monzas que com certeza tem os símbolos. Abraços e boa sorte na empreitada
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Enéias »

Galéra, aproveitando o tópico pra não criar outro, fiz a mesma coisa, geral no painel/iluminação/ruidos e etc...minhas dúvidas são:

Quando ligo ignição, a luz de iluminação do iskeiro liga, e quando ligo o farol com ignição ligada, ela desliga. Esta certo?

Com ignição ligada o relógio funciona, ligo o farol ele diminue a intensidade. Esta certo?

Tem um fio sobrando também, parece que vem juto com o chicote do relógio, com um conector/capa, não tem a luz de iluminação do cinzeiro(existe??) só a de iluminação do iskeiro, seria dele este conector? é um unico fio.(luz do iskeiro funciona).

Se alguém puder me informar eu agradeço!!

Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Quando ligo ignição, a luz de iluminação do iskeiro liga, e quando ligo o farol com ignição ligada, ela desliga. Esta certo?
nao sei te falar pelo ano do seu carro,mas em todos monzas que ja andei,ao ligar a igniçao acende somente a iluminaçao da chave que liga o farol,o miolo da chave do pisca-alerta e o relogio.
isto falando do tabelier,sem o painel de instrumentos :smt023
Com ignição ligada o relógio funciona, ligo o farol ele diminue a intensidade. Esta certo?
certo.
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por filipenogueira »

amigo, o fio de iluminação do acendedor de cigarros que tem um fio só, o cinzeiro deve ter iluminação sim porém 2 fios. A iluminação do meu acendedor de cigarros só acende quando liga a lanterna. Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Responder