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(Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Enviado: 14 Mai 2012, 19:28
por Hartz88
Olá galera!
Depois de procurar algum tópico sobre o assunto aqui no fórum, fiquei em
dúvida a respeito da graduação da polia do virabrequim em relação ao ponto.
Gostaria de deixar meu Monza 88 álcool 2.0 no ponto certo, uma vez que
a correia dentada foi trocada e o sincronismo está correto.
Até comprei uma pistola de ponto para não ter dúvida nenhuma.
Sei que o 2.0 álcool carburado deve ter 8° de avanço inicial com a mangueira
de vácuo do distribuidor desligada.
O problema é que não achei bem especificado quantos graus correspondem cada
traço da polia no sentido da flecha azul. 1? 2? 4?
E outra: começa a contar 0° na marca mais profunda na polia assinalada em verde?
E a marca de referência no bloco para tal ajuste é essa seta assinalada em vermelho na foto?

Imagem

Na dúvida deixei na marca que foi feita na base do distribuidor assinalada em vermelho.

Imagem

Ele anda bem, está fazendo em média 9km/Litro de álcool, não gira pesado no arranque e a lenta está boa.
Só o que me incomoda é um pequeno "tranco" na hora da retomada, quando passa
por uma lombada, em segunda marcha, vai retomar a aceleração.
Ele dá um leve tranco, não sai liso. Acho que isso é ponto.
A carburação foi totalmente revisada e está em ordem.

Se algum colega puder me ajudar a tirar essa dúvida, ficaria imensamente agradecido, pois
meu Monzão tá cada dia melhor e mais confiável, visto quando o comprei.

Obrigado!
1abç! :smt023

Re: (Ajuda) Qual a graduação na polia do ponto? 2.0 álcool 8

Enviado: 14 Mai 2012, 21:08
por jesuino b ferreira
Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
por Carlos A. Freire » 06 Ago 2010, 17:43

Waldir, que eu me lembre a polia de acessórios só entra em uma posição, mas por conta da posição dos parafusos, que não casam com os furos se estiver fora, ou seja, se a polia ficar fora, um dos parafusos não entra no furo.

A marca de 0º fica a direita (no sentido de rotação do motor) e é a mais profunda, o resto muda de 1º em 1º. Quando o motor está funcionando, ao colocar a lâmpada o 0º passa da marcação e ajusta no grau desejado. Lembre-se que tem que adiantar em 7º ou 10º conforme o caso. Se tiver uma lâmpada com ajuste de ponto, pode se colocar 10º por exemplo no equipamento e tem que dar 0º na polia. Acho até que dessa forma você consegue marcar com mais segurança o ponto 0 da capa da correia.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
fonte viewtopic.php?f=50&t=14495

amigo,veja se te ajuda :smt023
E a marca de referência no bloco para tal ajuste é essa seta assinalada em vermelho na foto?
sim amigo,esta mesmo.

Re: (Ajuda) Qual a graduação na polia do ponto? 2.0 álcool 8

Enviado: 14 Mai 2012, 21:25
por Hartz88
Pois é amigo Jesuíno, até vi esse tópico aqui no fórum, mas acredito que trata-se
de um Monza injetado e o meu é carburado. Acho que as marcas são diferentes.
Por isso minha dúvida.
E a pistola que comprei não tem avanço, a regulagem tem que ser feita olhando
a graduação que preciso na polia.
Mesmo assim agradeço o interesse pela ajuda.
Continuo no aguardo.

Valeu! :smt023

Re: (Ajuda) Qual a graduação na polia do ponto? 2.0 álcool 8

Enviado: 15 Mai 2012, 08:07
por waldir
Hartz,

Eu acho que a marca mais profunda na polia é o 0º (PMS) e as demais as graduações.
Considerando isso, quanto está medindo o APMS ?

Se não tiver confiança no que está lendo na medição, eu sugiro criar a marcação de ponto zero na capa conf.
eu fiz, checando o ponto da correia dentada e o 1º pistão em PMS e em relaação à polia do vira marcar a capa para a leitura.

A marcação das flanges torre e distribuidor pode ser refeita quando encontrar o APMS correto.

Como não tenho experiência com carburado, aguarde o comentário do Carlos Freire, Carlos do MonzaClube, do Davi e outros.

Abs

waldir

Re: (Ajuda) Qual a graduação na polia do ponto? 2.0 álcool 8

Enviado: 15 Mai 2012, 08:15
por Carlos A. Freire
A marca mais profunda é 0º APMS, demais marcas são 1º até 10ºAPMS.
As marcas das polias mudam muito, tem Monza com menos marcas do que essa.

Repare que na marcação entre base do distribuidor e motor, será o que deve estar na polia o que foi recomendado no manual do proprietário do seu Monza. Ou seja, Monza 2.0l álcool vai coincidir com 8ºAPMS, ou a oitava barrinha.

Abs,

Carlos Freire

Re: (Ajuda) Qual a graduação na polia do ponto? 2.0 álcool 8

Enviado: 15 Mai 2012, 11:18
por Hartz88
Carlos A. Freire escreveu:A marca mais profunda é 0º APMS, demais marcas são 1º até 10ºAPMS.
As marcas das polias mudam muito, tem Monza com menos marcas do que essa.

Repare que na marcação entre base do distribuidor e motor, será o que deve estar na polia o que foi recomendado no manual do proprietário do seu Monza. Ou seja, Monza 2.0l álcool vai coincidir com 8ºAPMS, ou a oitava barrinha.

Abs,

Carlos Freire
Grande Carlos!!
Era isso que eu estava em dúvida!!!!!!
De quantos graus era cada marcação da polia.
Muitos mecânicos me confirmaram que cada marcação era de dois graus.
E olha, foram muitos mesmo. :smt021
Sei que do Opala é dois, mas do Monza eu não sabia.
Agora sabendo que a marca mais profunda é de 0 grau será fácil colocar o
Monzão em torno de 8 graus como é o correto.
Só mais uma coisa: a referência é aquela ponta que está circulada em vermelho no bloco, correto?

Muito obrigado pela ajuda pessoal!!! :smt023

Re: (Ajuda) Qual a graduação na polia do ponto? 2.0 álcool 8

Enviado: 15 Mai 2012, 11:23
por Carlos A. Freire
O Monza que usa o maior ponto APMS usa em 10º. Não faz sentido ter marcação para 20ºAPMS na polia.
Faça um teste, com a marca na base do distribuidor, tem que marcar na polia 8º APMS no seu Monza.

Tem polias no Monza que não tem toda essas marcações, isso deixa todo mundo confuso, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire

Re: (Ajuda) Qual a graduação na polia do ponto? 2.0 álcool 8

Enviado: 15 Mai 2012, 11:49
por Hartz88
Realmente, depois que adiquiri a pistola de ponto pude conferir que, se deixar
a marcação da base do distribuidor alinhada, o ponto dele está dando cerca de 9 graus.
Mesmo estando as polias da corrente dentada na perfeita sincronização, como pude conferir,
acredito que essa pequena diferença de 1 grau seja ao desgaste do motor.
Agora me sinto mais tranquilo na hora de acertar o ponto.
Valeu mesmo!!

1 forte abraço!

P.S: A marca de referência é o ponto que aparece circulado em vermelho no bloco ao lado da polia, né?