Dúvida/Dicas para o meu 1.8 Turbo Álcool
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Dúvida/Dicas para o meu 1.8 Turbo Álcool
Boa Tarde Monzeiro,
Bom agora estou preparando o meu Monza que é original de motor... fiz ele a praticamente 1 ano e tudo original, ele por ventura é álcool, comprei um Kit Turbo completo com bomba de combustível tudo certinho, não quero muita coisa apenas uma potencia a mais coisa simples, nada de forja trocar isso e aquilo. Minha duvida é, até quanto esse motor pode aguentar rodando no álcool original, até que ponto é necessário trocar os pistões para gasolina? Queria tbm umas dicas pra melhorias...
Obrigado!!!!!!!! :smt023
Bom agora estou preparando o meu Monza que é original de motor... fiz ele a praticamente 1 ano e tudo original, ele por ventura é álcool, comprei um Kit Turbo completo com bomba de combustível tudo certinho, não quero muita coisa apenas uma potencia a mais coisa simples, nada de forja trocar isso e aquilo. Minha duvida é, até quanto esse motor pode aguentar rodando no álcool original, até que ponto é necessário trocar os pistões para gasolina? Queria tbm umas dicas pra melhorias...
Obrigado!!!!!!!! :smt023

Monza 1.8 88 2p....
Obrigado Senhor!!!!
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Dúvida/Dicas para o meu 1.8 Turbo Álcool
Se ele já foi revisado, eu também não abriria novamente, já que é possível montar da forma que está.
E como já é à álcool, nem precisa mexer em nada na fase aspirada.
O que eu faria:
Manter tudo original para a fase aspirada e colocaria um gerenciador externo, controlando um bico suplementar e atraso de ponto (cuidado porque vários modelos no mercado não fazem atraso de ponto e ainda mais com motor taxado, se não tiver, é acelerar e quebrar tudo na primeira).
Escapamento de pelo menos 2,5" (o ideal é 3"), com abafador direto, sem restrição, com uma sonda lambda para acompanhar a mistura pelo multímetro.
Provavelmente depois vai precisar de "upgrade" em embreagem, freios, suspensão, etc. Mas isso você pode ir fazendo à medida em que as peças originais forem desgastando (depende do seu bolso se faz de uma vez ou não).
E como já é à álcool, nem precisa mexer em nada na fase aspirada.
O que eu faria:
Manter tudo original para a fase aspirada e colocaria um gerenciador externo, controlando um bico suplementar e atraso de ponto (cuidado porque vários modelos no mercado não fazem atraso de ponto e ainda mais com motor taxado, se não tiver, é acelerar e quebrar tudo na primeira).
Escapamento de pelo menos 2,5" (o ideal é 3"), com abafador direto, sem restrição, com uma sonda lambda para acompanhar a mistura pelo multímetro.
Provavelmente depois vai precisar de "upgrade" em embreagem, freios, suspensão, etc. Mas isso você pode ir fazendo à medida em que as peças originais forem desgastando (depende do seu bolso se faz de uma vez ou não).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL (Nível 1)
boa, vou ver no mercado esse gerenciador, ele é instalado nos carburados normalmente? precisa de alguma outra adaptação para coloca-lo?
Meu escap já é de 3 polegas e agora comprei os discos ventilados...
me falaram tbm a respeito de polia regulável...
Instalei esse Kit ontem mesmo e preciso mandar acertar, ainda estou vendo algum lugar de confiança pra isso, vc tem ideia de quanto pode rodar de pressão nele?
Muito Obrigado pela atenção.
Abraços
Meu escap já é de 3 polegas e agora comprei os discos ventilados...
me falaram tbm a respeito de polia regulável...
Instalei esse Kit ontem mesmo e preciso mandar acertar, ainda estou vendo algum lugar de confiança pra isso, vc tem ideia de quanto pode rodar de pressão nele?
Muito Obrigado pela atenção.
Abraços

Monza 1.8 88 2p....
Obrigado Senhor!!!!
- 500EF
- MODERADOR
O carburador deve alimentar um pouco de pressão, já que a passagem de mais ar faz entrar mais combustível (até o seu limite).
Mas sem acertar o ponto de ignição, melhor nem acelerar seu carro ainda.
E o gerenciador não interfere na alimentação original, seja ela carburador, injeção mono ou multi. Ele só entra quando a leitura da sonda começa a cair (ou seja, quando seu sistema começa a não dar conta de alimentar mais) e nesta hora ele vai jogando o ponto para trás para não quebrar.
A vantagem de fazer assim, além da segurança quanto à quebras, é que rodando normalmente, terá comportamento e consumo de original.
Eu uso o MEG, da CMRacing no meu monza turbo já faz uns 5 anos. Tem algumas fotos da minha montagem em um tópico aqui no fórum (procure por fotos 500ef turbo que vai achar).
Quanto à polia, deixa a sua original mesmo. Assim como todo o restante do motor.
Põe algumas fotos da sua montagem aí depois...
Mas sem acertar o ponto de ignição, melhor nem acelerar seu carro ainda.
E o gerenciador não interfere na alimentação original, seja ela carburador, injeção mono ou multi. Ele só entra quando a leitura da sonda começa a cair (ou seja, quando seu sistema começa a não dar conta de alimentar mais) e nesta hora ele vai jogando o ponto para trás para não quebrar.
A vantagem de fazer assim, além da segurança quanto à quebras, é que rodando normalmente, terá comportamento e consumo de original.
Eu uso o MEG, da CMRacing no meu monza turbo já faz uns 5 anos. Tem algumas fotos da minha montagem em um tópico aqui no fórum (procure por fotos 500ef turbo que vai achar).
Quanto à polia, deixa a sua original mesmo. Assim como todo o restante do motor.

Põe algumas fotos da sua montagem aí depois...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL (Nível 1)
Ok Brother muito obrigado pelas dicas e vou colocar as fotos logo mais. :smt023
Valeu mesmo!!!! Abraços!!!
Valeu mesmo!!!! Abraços!!!

Monza 1.8 88 2p....
Obrigado Senhor!!!!
- 500EF
- MODERADOR
Se quiser ter contato com mais gente que usa este gerenciador, entre neste fórum:
http://cmracing-private.takeforum.com/
http://cmracing-private.takeforum.com/
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
opa amigo, que beleza hein, turbo no monzão..posta umas fotos ae pra a gente apreciar, e faça as coisas corretamente como o amigo 500EF ta falando (ele tem experiência nisso) que não vai ter problemas, acho que também não é pedir muito um vídeo do monzão andando depois de acertado e tudo OK. Abraços e boa sorte ae na preparação
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
-
- Membro GL (Nível 2)
vai fika joia mesmo!!! tenho mó vontade de turbina o meu!!! mais não faço idéia de quanto eu gastaria pra isso!!!
mais boa sorte nessa saga!!! abraços
mais boa sorte nessa saga!!! abraços
Fotos da minha criança!!!
http://imageshack.us/g/580/p2050100.jpg/
http://imageshack.us/g/580/p2050100.jpg/