sistema de temperatura

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
shark
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Mai 2011, 12:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

sistema de temperatura

Mensagem não lida por shark »

Ola galera bom dia!!! Gostaria de pedir uma ajuda aos amigos... A temperatura do meu monza fica tipo: PARADO aos 3mm abaixo do 1/2 e sobe ate uns 3 a 4mm do 1/2 e aciona a ventoinha esta correto o funcionamento?... é que não entendo muito bem e tenho medo do carro estar funcionando errado... outra coisa em velocidade constante tipo na pista ele fica no ,segundo ponto de baixo para cima :D desculpe a forma de me expressar é que não entendo essa marcação de 1/4 -3/4;;; fico grato a ajuda prestada.. flw.. abraço!! fk com Deus
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em condições normais, o motor deve aquecer e o ponteiro de temperatura deve ficar sempre acima da marca branca acima da azul (painel Monza GLS de 94 a 96). Essa condição deve permanecer inclusive em pista ou rodovias de trânsito rápido. Em situações de trânsito lento e ou carro parado, o ponteiro deve subir até a metade do marcador, ligar a ventoinha e desligar antes da marca branca (acima do azul).
Essa é a condição normal sem o A/C ligado.

Com A/C ligado, a ventoinha deve entrar assim que acionado o A/C, mesmo com motor frio, o ponteiro de temperatura deve subir acima da marca branca citada nessa mensagem e permanecer lá enquanto estiver em condições de trânsito rápido e ou carro parado. Em movimento com trânsito lento, subidas e algumas situações de carga do motor, o ponteiro poderá subir até a metade ou pouco mais da metade do curso do marcador, vai depender da carga ou força que o motor estiver fazendo.
Com A/C ligado, fica alternando a 1ª e 2ª velocidades da ventoinha conforme necessidade de temperatura do motor ou pressão do sistema de A/C.

O Monza sem A/C tem apenas 1 velocidade na ventoinha do radiador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por waldir »

shark,

preste atenção no diagrama abaixo:

No meu caso a ventoinha liga milímetros acima do meio e desliga milimetros abaixo do meio, nas temperaturas 101ºC e desliga em 91ºC

As voltagens de 4,0V até 6,35V eu medi no sensor de temperatura que informa o painel.

Na curva do mostrador temos no azul = a zero (teoricamente) na primeira marcação subindo é 1/4 ; a próxima é 1/2 e a seguinte acima é 3/4.

Antes do ponteiro chegar a 4/4 = 1 a luz de emergência já foi acionada aos 108ºC e quem aciona tal lampada é o relé de alta temperatura.

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
shark
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Mai 2011, 12:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por shark »

Então.. amigão!!! o meu chega nesta ultima marcação( 4,0v) e aciona.... e depois desce ate a 3 de cima para baixo ( 4,8v) ele esta normal ou esta com problema...?? estou preocupado.. e na estrada ou em condiçoes de transito rapido ele fica parado pela sua marcação entre (4,8v)- (5,15v)... esta normal??? desde ja agradeço a atenção dispensada por vcs.. lembrando que o veiculo é um gls 2.0 1996 a gasolina ...

Grato.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por waldir »

shark escreveu:Então.. amigão!!! o meu chega nesta ultima marcação( 4,0v) e aciona.... e depois desce ate a 3 de cima para baixo ( 4,8v) ele esta normal ou esta com problema...?? estou preocupado.. e na estrada ou em condiçoes de transito rapido ele fica parado pela sua marcação entre (4,8v)- (5,15v)... esta normal??? desde ja agradeço a atenção dispensada por vcs.. lembrando que o veiculo é um gls 2.0 1996 a gasolina ...

Grato.
shark,
está normalíssimo. Em altas velocidades, fluxo rápido, estrada, no inverno, é normal ficar em 1/4 (entre 4,0 e 5,15V)
A Válvula Termostática regula o fluxo de refrigeração não dando passagem para o radiador para que mantenha a temperatura próximo a 95ºC
que é o ponto otimizado para economia de combustivel e menor desgaste das peças do motor.

Se vc não usa aditivo no liquido refrigerante aa GM e eu aconselhamos utilizar. O aditivo de marcas reconhecidas neutralizará o liquido evitando corrosão do cabeçote e elevando o ponto de fervura de 106ºC para 118ºC . Sem aditivo a água ferve a 106º C pq está num sistema sob pressão.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
shark
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Mai 2011, 12:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por shark »

Waldir.. muito obrigado.. mesmo.. então poderei ficar tranquilo ,graças a Deus.. te agradeço muito e mais uma vez obrigado... :D ..

Galera sem palavras ... todo mundo muito dez.. é nois.. :lol:
shark
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Mai 2011, 12:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por shark »

E o acionamento parado em transito esta certo neh!!!?? acionando naquele ponto que te falei???.. flw!!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: sistema de temperatura

Mensagem não lida por vrsilva »

Parado é a mesma coisa, só que com mais frequencia... arma e desarma dependendo do dia se estiver muito calor em coisa de 1 minuto...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder