Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
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Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Caros Colegas,
Estou com a seguinte situação, descobrir que no meu Monza 93 EFI houve uma mudança na elétrica da ventoinha. Vejam bem, o radiador foi trocado e nele existe um CEBOLÃO e é ele arma a ventoinha do radiador.
Então preciso ver um esquema elétrico com RELÉ para que a central consiga ver a temperatura e arma a ventoinha através do relé. Eu notei isso depois de uns dois meses quando comprei o Monza, o meu mecânico disse que tem que mudar a elétrica da ventoinha; ou seja o original foi alterado e precisamos deixar a central monitora a ventoinha e temperatura, daí desligamos o CEBOLÃO.
Estou procurando este esquema completo e saber quais os tipos de fios e os que devem ser ligado, e o fio da central que vai dar o comando para que o relé acione a ventoinha?
Se alguém puder me dar umas dicas, ficarei grato!!!!
Grato,
Hudson
Estou com a seguinte situação, descobrir que no meu Monza 93 EFI houve uma mudança na elétrica da ventoinha. Vejam bem, o radiador foi trocado e nele existe um CEBOLÃO e é ele arma a ventoinha do radiador.
Então preciso ver um esquema elétrico com RELÉ para que a central consiga ver a temperatura e arma a ventoinha através do relé. Eu notei isso depois de uns dois meses quando comprei o Monza, o meu mecânico disse que tem que mudar a elétrica da ventoinha; ou seja o original foi alterado e precisamos deixar a central monitora a ventoinha e temperatura, daí desligamos o CEBOLÃO.
Estou procurando este esquema completo e saber quais os tipos de fios e os que devem ser ligado, e o fio da central que vai dar o comando para que o relé acione a ventoinha?
Se alguém puder me dar umas dicas, ficarei grato!!!!
Grato,
Hudson
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Não temos, o que temos é um manual paralelo que tem uma boa documentação do EFI na parte da IE. Mas posso te falar o pino do plug da ECU pino C1 ligado ao pino 85 do relê da alta velocidade.
Ligação relê
- 85 sinal negativo da ECU (arma o relê do eletroventilador radiador)
- 86 e 30 ligado a linhas fusíveis N5-A1
- 87 + ventoinha
Ligação relê
- 85 sinal negativo da ECU (arma o relê do eletroventilador radiador)
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Recomendo depois de ligar a fiação verificar se a ECU está recebendo e comandando a ventoinha, para isso monte e teste com o meu scanner disgnóstico gratuito do link da minha assinatura, lá tem tudo como montar, usar e analisar os dados, basta olhar os gráficos de temperatura e ventilador, mas se quiser ajuda basta enviar o log ecu ou xls.
Isso porque talvez o defeito estivesse lá e por isso foi retirado, tive também um Kadett que toda a fiação entrou em curto e como estava bem ruim todo o carro fiz exatamente isso, pus no cebolão.
Isso porque talvez o defeito estivesse lá e por isso foi retirado, tive também um Kadett que toda a fiação entrou em curto e como estava bem ruim todo o carro fiz exatamente isso, pus no cebolão.
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Caramba meu, vou comprar todos os componentes e montar este esquema e usar o seu scanner pra teste, achei legal demais e muito prático... O saco todo é montar este esquema mas não vi segredo, vale a pena montar e obter todos os dados, show de bola...
Agora sobre a ligação eu também imagino que a retirada desta ligação seja devido algum problema de fiação ou na ECU, tomara que não seja, algo provocou esta mudança, mas não vi nada da fiação original. Vejo que tem muito mecânico arcaico e que não se procura atualizar, talvez deu algum problema na fiação elétrica e como o mesmo não tem conhecimento ou até mesmo para ganhar uma grana resolveu mudar tudo...
Outra duvida: Qual é a temperatura normal de funcionamento do 2.0 EFI?
Segundo que verifiquei com o mecânico, tem que ser a 90 graus, o cebolão esta armando a 60 graus. Isso é verdade?
Se for assim ele esta trabalhando fora do normal, mais frio que deveria do que vem de fabrica.
Afinal qual seria a temperatura correta?
É verdade que o motor quando frio aumenta o consumo?
Agora sobre a ligação eu também imagino que a retirada desta ligação seja devido algum problema de fiação ou na ECU, tomara que não seja, algo provocou esta mudança, mas não vi nada da fiação original. Vejo que tem muito mecânico arcaico e que não se procura atualizar, talvez deu algum problema na fiação elétrica e como o mesmo não tem conhecimento ou até mesmo para ganhar uma grana resolveu mudar tudo...
Outra duvida: Qual é a temperatura normal de funcionamento do 2.0 EFI?
Segundo que verifiquei com o mecânico, tem que ser a 90 graus, o cebolão esta armando a 60 graus. Isso é verdade?
Se for assim ele esta trabalhando fora do normal, mais frio que deveria do que vem de fabrica.
Afinal qual seria a temperatura correta?
É verdade que o motor quando frio aumenta o consumo?
- Carlos A. Freire
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
O Monza EFI aciona a ventoinha aos 101ºC.
Para ter uma ideia, a válvula termostática tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. Então, não pode acionar a ventoinha antes de 92ºC temperatura.
Abs,
Carlos Freire
Para ter uma ideia, a válvula termostática tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. Então, não pode acionar a ventoinha antes de 92ºC temperatura.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Segundo o material disponível em:
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=47&t=7336
Na temperatura de 70ºC a resistência do sensor que fica encima da válvula termostática deveria ser de 467 ohms, para 80 - 332, 90 - 241 e 100ºC - 177 ohms.
Se quiser deixe o motor acionar a ventoinha, retire o plugue do sensor e coloque um multi teste em 2K ohms e coloque uma ponta em cada pino dentro do sensor, leia o valor e compare, se for acima de 467 estará a uma temperatura menor do que 70ºC, se menor será dentro da faixa tabelada.
Mas é bem mais fácil de ler depois de montado o scanner, além de bem mais preciso.
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=47&t=7336
Na temperatura de 70ºC a resistência do sensor que fica encima da válvula termostática deveria ser de 467 ohms, para 80 - 332, 90 - 241 e 100ºC - 177 ohms.
Se quiser deixe o motor acionar a ventoinha, retire o plugue do sensor e coloque um multi teste em 2K ohms e coloque uma ponta em cada pino dentro do sensor, leia o valor e compare, se for acima de 467 estará a uma temperatura menor do que 70ºC, se menor será dentro da faixa tabelada.
Mas é bem mais fácil de ler depois de montado o scanner, além de bem mais preciso.
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Carlos o meu depois que voltou da mecânica notei que acontece o seguinte:
O carro atinge a temperatura normal, ou seja ela sobe normal, aciona a ventoinha e refrigera como deve ser, porém não desliga a ventoinha e a temperatura fica lá embaixo, e isso está aumentando um pouco o consumo, será que minha válvula travou?
Outro dia também percebi o relé da ventoinha ficar oscilando, ele dava umas 3 tentativas de acionar depois acionava e funcionava perfeitamente... será o relé precisando ser substituído?
Abraços!
O carro atinge a temperatura normal, ou seja ela sobe normal, aciona a ventoinha e refrigera como deve ser, porém não desliga a ventoinha e a temperatura fica lá embaixo, e isso está aumentando um pouco o consumo, será que minha válvula travou?
Outro dia também percebi o relé da ventoinha ficar oscilando, ele dava umas 3 tentativas de acionar depois acionava e funcionava perfeitamente... será o relé precisando ser substituído?
Abraços!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- Carlos A. Freire
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Re: Ligação da ventoinha RELÊ e CENTRAL, não cebolão.
Tem que monitorar a temperatura de trabalho com scanner (preferencialmente) e se possível com termômetro antes e depois da VT. Há várias possibilidades para o sintoma.
Qual foi o serviço executado na mecânica?
Abs,
Carlos Freire
Qual foi o serviço executado na mecânica?
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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