APAGÃO HIDRÁULICO
Enviado: 08 Mar 2012, 11:27
Apagão Hidráulico
Bom dia gente, tenho meu monza há dois anos, e só passei por isto em duas ocasiões, uma ano passado, e a outra ontem...
Ha, e antes de mais nada, já pesquisei no fórum e não encontrei nada similar, antes que me façam esta sugestão, hehe!
Seguinte, o que aconteceu, pelo menos não gera nenhum problema ou conseqüência, mas, com certeza, não deveria de acontecer e merece atenção e devida correção.
Vou explicar as circunstâncias em que estas duas vezes ocorreram, que pode ajudar a me apontarem uma possível causa e a solução.
Primeira vez, meu cunhado estava com um mostrador de gasolina “mentiroso” hehe, que deixou ele na mão... Me ligou e eu saí correndo de casa pra socorrer ele. Passei no posto e tal, e estava no caminho até onde ele estava, sem fazer loucuras, mas com o pé pesado por ser situação de emergência. Estava no meio de uma ultrapassagem a um ônibus quando de repente o carro “apaga”. Motor simplesmente parou. Olhei pro painel e vi a luz de óleo acesa, fui encostando até achar um lugar para parar. Pirei né, primeira coisa que me veio à cabeça é que talvez o óleo tivesse vazado e eu que estava a socorro ia ter que ser socorrido também...
Olhei o motor tudo beleza, não dá pra ver nível de óleo com ele quente, mas pelo menos deu para ver que óleo não faltava...
Voltei pro carro... liguei, ele deu partida e eu fui embora.
E ontem, estava indo buscar minha esposa na faculdade à noite, como não se pode facilitar com esse horário e eu estava atrasado pra buscar porque ela saiu mais cedo, fui voando.
No meio do caminho, de repente me acende a luz vermelha indicando óleo no painel.
Já sabia: vai dar apagão hidráulico...
Nem esperei nada acontecer, já fui pra direita e achei um posto fechado pra encostar...
Só quando eu estava estacionando, o motor foi desligar desta vez, e diferente da primeira, acho que ontem por eu já estar parado, percebi uma perda momentânea dos elementos hidráulicos, direção pesou e freio nem se fala...
Mais uma vez desci do carro, e só por desencargo de consciência, conferi se não tinha vazado óleo, bati o olho no óleo da direção e freio também e tudo beleza. Como agora eu já sabia, esperei só um minuto pra dar uma esfriadinha, entrei no carro e segui meu rumo.
Agora, nas duas ocasiões, há vários fatos similares. Primeiro que nas duas estava com pressa e apertei mais. E também importante, na primeira, tinha passado um pouco a época de trocar o óleo, e agora, está quase chegando a próxima troca.
Será que tem a ver com a qualidade do óleo que já deve estar baixa, e se eu exigir mais do carro ele não consegue cumprir sua função lubrificante como faria se estivesse novo?
Pelo menos eu estou achando que seja isso sim, pelo fato do problema ser hidráulico e nas duas ocasiões estava na hora da troca.
Porque quando precisei andar mais rápido nunca tive problema, exceto nestas duas ocasiões em que conscientemente estava na hora da troca.
Será que meu palpite está certo?
Porque por sinal, isto foi na troca anterior à que eu vou fazer agora, e nesse meio tempo o carro nunca reclamou de eu pedir mais força/mais rotação dele.
Meu palpite é que tenha a ver com rotação alta e lubrificação adequada... pois falta de óleo graças a Deus não é o caso..
Então é só isso tudo, precisei fazer este testamento pra inteirar vocês das circunstâncias em que ocorreu.
Se você já passou por isso e tem sugestões, ou a solução seja realmente o que foi feito da outra vez, a troca do óleo (que desta vez adiarei um pouquinho), ótimo! Fico mais tranqüilo e também de olho no óleo do carro e períodos de troca. Mas se de repente for alguma peça que precise trocar... de qualquer forma agradeço demais a ajuda!!
Abraço a todos!
Bom dia gente, tenho meu monza há dois anos, e só passei por isto em duas ocasiões, uma ano passado, e a outra ontem...
Ha, e antes de mais nada, já pesquisei no fórum e não encontrei nada similar, antes que me façam esta sugestão, hehe!
Seguinte, o que aconteceu, pelo menos não gera nenhum problema ou conseqüência, mas, com certeza, não deveria de acontecer e merece atenção e devida correção.
Vou explicar as circunstâncias em que estas duas vezes ocorreram, que pode ajudar a me apontarem uma possível causa e a solução.
Primeira vez, meu cunhado estava com um mostrador de gasolina “mentiroso” hehe, que deixou ele na mão... Me ligou e eu saí correndo de casa pra socorrer ele. Passei no posto e tal, e estava no caminho até onde ele estava, sem fazer loucuras, mas com o pé pesado por ser situação de emergência. Estava no meio de uma ultrapassagem a um ônibus quando de repente o carro “apaga”. Motor simplesmente parou. Olhei pro painel e vi a luz de óleo acesa, fui encostando até achar um lugar para parar. Pirei né, primeira coisa que me veio à cabeça é que talvez o óleo tivesse vazado e eu que estava a socorro ia ter que ser socorrido também...
Olhei o motor tudo beleza, não dá pra ver nível de óleo com ele quente, mas pelo menos deu para ver que óleo não faltava...
Voltei pro carro... liguei, ele deu partida e eu fui embora.
E ontem, estava indo buscar minha esposa na faculdade à noite, como não se pode facilitar com esse horário e eu estava atrasado pra buscar porque ela saiu mais cedo, fui voando.
No meio do caminho, de repente me acende a luz vermelha indicando óleo no painel.
Já sabia: vai dar apagão hidráulico...
Nem esperei nada acontecer, já fui pra direita e achei um posto fechado pra encostar...
Só quando eu estava estacionando, o motor foi desligar desta vez, e diferente da primeira, acho que ontem por eu já estar parado, percebi uma perda momentânea dos elementos hidráulicos, direção pesou e freio nem se fala...
Mais uma vez desci do carro, e só por desencargo de consciência, conferi se não tinha vazado óleo, bati o olho no óleo da direção e freio também e tudo beleza. Como agora eu já sabia, esperei só um minuto pra dar uma esfriadinha, entrei no carro e segui meu rumo.
Agora, nas duas ocasiões, há vários fatos similares. Primeiro que nas duas estava com pressa e apertei mais. E também importante, na primeira, tinha passado um pouco a época de trocar o óleo, e agora, está quase chegando a próxima troca.
Será que tem a ver com a qualidade do óleo que já deve estar baixa, e se eu exigir mais do carro ele não consegue cumprir sua função lubrificante como faria se estivesse novo?
Pelo menos eu estou achando que seja isso sim, pelo fato do problema ser hidráulico e nas duas ocasiões estava na hora da troca.
Porque quando precisei andar mais rápido nunca tive problema, exceto nestas duas ocasiões em que conscientemente estava na hora da troca.
Será que meu palpite está certo?
Porque por sinal, isto foi na troca anterior à que eu vou fazer agora, e nesse meio tempo o carro nunca reclamou de eu pedir mais força/mais rotação dele.
Meu palpite é que tenha a ver com rotação alta e lubrificação adequada... pois falta de óleo graças a Deus não é o caso..
Então é só isso tudo, precisei fazer este testamento pra inteirar vocês das circunstâncias em que ocorreu.
Se você já passou por isso e tem sugestões, ou a solução seja realmente o que foi feito da outra vez, a troca do óleo (que desta vez adiarei um pouquinho), ótimo! Fico mais tranqüilo e também de olho no óleo do carro e períodos de troca. Mas se de repente for alguma peça que precise trocar... de qualquer forma agradeço demais a ajuda!!
Abraço a todos!