APAGÃO HIDRÁULICO
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
APAGÃO HIDRÁULICO
Apagão Hidráulico
Bom dia gente, tenho meu monza há dois anos, e só passei por isto em duas ocasiões, uma ano passado, e a outra ontem...
Ha, e antes de mais nada, já pesquisei no fórum e não encontrei nada similar, antes que me façam esta sugestão, hehe!
Seguinte, o que aconteceu, pelo menos não gera nenhum problema ou conseqüência, mas, com certeza, não deveria de acontecer e merece atenção e devida correção.
Vou explicar as circunstâncias em que estas duas vezes ocorreram, que pode ajudar a me apontarem uma possível causa e a solução.
Primeira vez, meu cunhado estava com um mostrador de gasolina “mentiroso” hehe, que deixou ele na mão... Me ligou e eu saí correndo de casa pra socorrer ele. Passei no posto e tal, e estava no caminho até onde ele estava, sem fazer loucuras, mas com o pé pesado por ser situação de emergência. Estava no meio de uma ultrapassagem a um ônibus quando de repente o carro “apaga”. Motor simplesmente parou. Olhei pro painel e vi a luz de óleo acesa, fui encostando até achar um lugar para parar. Pirei né, primeira coisa que me veio à cabeça é que talvez o óleo tivesse vazado e eu que estava a socorro ia ter que ser socorrido também...
Olhei o motor tudo beleza, não dá pra ver nível de óleo com ele quente, mas pelo menos deu para ver que óleo não faltava...
Voltei pro carro... liguei, ele deu partida e eu fui embora.
E ontem, estava indo buscar minha esposa na faculdade à noite, como não se pode facilitar com esse horário e eu estava atrasado pra buscar porque ela saiu mais cedo, fui voando.
No meio do caminho, de repente me acende a luz vermelha indicando óleo no painel.
Já sabia: vai dar apagão hidráulico...
Nem esperei nada acontecer, já fui pra direita e achei um posto fechado pra encostar...
Só quando eu estava estacionando, o motor foi desligar desta vez, e diferente da primeira, acho que ontem por eu já estar parado, percebi uma perda momentânea dos elementos hidráulicos, direção pesou e freio nem se fala...
Mais uma vez desci do carro, e só por desencargo de consciência, conferi se não tinha vazado óleo, bati o olho no óleo da direção e freio também e tudo beleza. Como agora eu já sabia, esperei só um minuto pra dar uma esfriadinha, entrei no carro e segui meu rumo.
Agora, nas duas ocasiões, há vários fatos similares. Primeiro que nas duas estava com pressa e apertei mais. E também importante, na primeira, tinha passado um pouco a época de trocar o óleo, e agora, está quase chegando a próxima troca.
Será que tem a ver com a qualidade do óleo que já deve estar baixa, e se eu exigir mais do carro ele não consegue cumprir sua função lubrificante como faria se estivesse novo?
Pelo menos eu estou achando que seja isso sim, pelo fato do problema ser hidráulico e nas duas ocasiões estava na hora da troca.
Porque quando precisei andar mais rápido nunca tive problema, exceto nestas duas ocasiões em que conscientemente estava na hora da troca.
Será que meu palpite está certo?
Porque por sinal, isto foi na troca anterior à que eu vou fazer agora, e nesse meio tempo o carro nunca reclamou de eu pedir mais força/mais rotação dele.
Meu palpite é que tenha a ver com rotação alta e lubrificação adequada... pois falta de óleo graças a Deus não é o caso..
Então é só isso tudo, precisei fazer este testamento pra inteirar vocês das circunstâncias em que ocorreu.
Se você já passou por isso e tem sugestões, ou a solução seja realmente o que foi feito da outra vez, a troca do óleo (que desta vez adiarei um pouquinho), ótimo! Fico mais tranqüilo e também de olho no óleo do carro e períodos de troca. Mas se de repente for alguma peça que precise trocar... de qualquer forma agradeço demais a ajuda!!
Abraço a todos!
Bom dia gente, tenho meu monza há dois anos, e só passei por isto em duas ocasiões, uma ano passado, e a outra ontem...
Ha, e antes de mais nada, já pesquisei no fórum e não encontrei nada similar, antes que me façam esta sugestão, hehe!
Seguinte, o que aconteceu, pelo menos não gera nenhum problema ou conseqüência, mas, com certeza, não deveria de acontecer e merece atenção e devida correção.
Vou explicar as circunstâncias em que estas duas vezes ocorreram, que pode ajudar a me apontarem uma possível causa e a solução.
Primeira vez, meu cunhado estava com um mostrador de gasolina “mentiroso” hehe, que deixou ele na mão... Me ligou e eu saí correndo de casa pra socorrer ele. Passei no posto e tal, e estava no caminho até onde ele estava, sem fazer loucuras, mas com o pé pesado por ser situação de emergência. Estava no meio de uma ultrapassagem a um ônibus quando de repente o carro “apaga”. Motor simplesmente parou. Olhei pro painel e vi a luz de óleo acesa, fui encostando até achar um lugar para parar. Pirei né, primeira coisa que me veio à cabeça é que talvez o óleo tivesse vazado e eu que estava a socorro ia ter que ser socorrido também...
Olhei o motor tudo beleza, não dá pra ver nível de óleo com ele quente, mas pelo menos deu para ver que óleo não faltava...
Voltei pro carro... liguei, ele deu partida e eu fui embora.
E ontem, estava indo buscar minha esposa na faculdade à noite, como não se pode facilitar com esse horário e eu estava atrasado pra buscar porque ela saiu mais cedo, fui voando.
No meio do caminho, de repente me acende a luz vermelha indicando óleo no painel.
Já sabia: vai dar apagão hidráulico...
Nem esperei nada acontecer, já fui pra direita e achei um posto fechado pra encostar...
Só quando eu estava estacionando, o motor foi desligar desta vez, e diferente da primeira, acho que ontem por eu já estar parado, percebi uma perda momentânea dos elementos hidráulicos, direção pesou e freio nem se fala...
Mais uma vez desci do carro, e só por desencargo de consciência, conferi se não tinha vazado óleo, bati o olho no óleo da direção e freio também e tudo beleza. Como agora eu já sabia, esperei só um minuto pra dar uma esfriadinha, entrei no carro e segui meu rumo.
Agora, nas duas ocasiões, há vários fatos similares. Primeiro que nas duas estava com pressa e apertei mais. E também importante, na primeira, tinha passado um pouco a época de trocar o óleo, e agora, está quase chegando a próxima troca.
Será que tem a ver com a qualidade do óleo que já deve estar baixa, e se eu exigir mais do carro ele não consegue cumprir sua função lubrificante como faria se estivesse novo?
Pelo menos eu estou achando que seja isso sim, pelo fato do problema ser hidráulico e nas duas ocasiões estava na hora da troca.
Porque quando precisei andar mais rápido nunca tive problema, exceto nestas duas ocasiões em que conscientemente estava na hora da troca.
Será que meu palpite está certo?
Porque por sinal, isto foi na troca anterior à que eu vou fazer agora, e nesse meio tempo o carro nunca reclamou de eu pedir mais força/mais rotação dele.
Meu palpite é que tenha a ver com rotação alta e lubrificação adequada... pois falta de óleo graças a Deus não é o caso..
Então é só isso tudo, precisei fazer este testamento pra inteirar vocês das circunstâncias em que ocorreu.
Se você já passou por isso e tem sugestões, ou a solução seja realmente o que foi feito da outra vez, a troca do óleo (que desta vez adiarei um pouquinho), ótimo! Fico mais tranqüilo e também de olho no óleo do carro e períodos de troca. Mas se de repente for alguma peça que precise trocar... de qualquer forma agradeço demais a ajuda!!
Abraço a todos!
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Re: APAGÃO HIDRÁULICO
ops, duas falhas no texto:
*exceto nestas duas ocasiões em que >conscientemente< estava na hora da troca. >> coincidentemente
*(que desta vez adiarei um pouquinho)>> adiantarei
*exceto nestas duas ocasiões em que >conscientemente< estava na hora da troca. >> coincidentemente
*(que desta vez adiarei um pouquinho)>> adiantarei
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
amigo, seguinte, vamos aos questionamentos, qual a especificação do óleo utilizado? foi verificada a pressão do óleo? isso pode ser deficiência da bomba de óleo e/ou entupimento do pescador de óleo, mais uma coisa, não há especificação nenhuma nem no seu perfil, nem no tópico referenciando sobre qual carro está falando, modelo, motorização, etc. Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Puxa, muita informação, até bom!filipenogueira escreveu:amigo, seguinte, vamos aos questionamentos, qual a especificação do óleo utilizado? foi verificada a pressão do óleo? isso pode ser deficiência da bomba de óleo e/ou entupimento do pescador de óleo, mais uma coisa, não há especificação nenhuma nem no seu perfil, nem no tópico referenciando sobre qual carro está falando, modelo, motorização, etc. Abraços
Meu carro é o monza SL/E 91, modelo tubarão, 2.0
As outras perguntas eu não saberia te responder agora, mas posso ir até um mecânico que conheço e pedí-lo para conferir especificamente os itens que você citou! Obrigado Filipe, já me deu um norte! Inclusive coloquei essas informações no meu perfil, nem sabia que tinha, heheh, não entro tanto aqui.. valeu!
Abraços
-
- Membro SL/E (Nível 3)
iniciando pelas externas:
ponto de ignição
pressão da bomba de oleo,
há outras hípoteses:
sistema de nivel constante do carbura, baixo, bomba de combustivel inificiente,
devido a "modernidade" do motor, se rodou com pouca pressão ou "trancou" por falta de oleo, certamente estará "rajando"
aproveite a troca de oleo e peça para desmontar o deposito de oleo e conferir o pescador, contudo deve se preparar, pois se foi falta de lubrificação que chegu a prender, há "sequelas" e das caras.
a cada troca de oleo ´dá para notar se esta baixando? quanto?
ponto de ignição
pressão da bomba de oleo,
há outras hípoteses:
sistema de nivel constante do carbura, baixo, bomba de combustivel inificiente,
devido a "modernidade" do motor, se rodou com pouca pressão ou "trancou" por falta de oleo, certamente estará "rajando"
aproveite a troca de oleo e peça para desmontar o deposito de oleo e conferir o pescador, contudo deve se preparar, pois se foi falta de lubrificação que chegu a prender, há "sequelas" e das caras.
a cada troca de oleo ´dá para notar se esta baixando? quanto?
-
- Membro Class (Nível 5)
Como já está perto da hora de trocar o óleo, efetue a troca por um óleo de viscosidade recomendada (15W40, 20W40 ou 20W50) de uma boa marca e com classificação API SL ou superior . Depois mande verificar a pressão da bomba de óleo. Se estiver tudo OK com a pressão da bomba, pode ser que o problema seja a cebolinha de óleo ou algum mal contato ou curto circuito (escrevo isso pois quando o fio do solenoide de marcha lenta do carburador do meu Kadett se soltou, ele encostava no motor e na hora acendia a luz do óleo)
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Verifique o respiro do tanque, vazão da bomba de combustivel, nivel de boia. Qualquer um destes quesitos pode ocasionar o que voce falou. Tudo indica que quando voce aumenta o consumo por andar mais rapido, falta combustivel para alimentar o motor. Ai o motor morre por falta de comida.Ou seja, voce gasta 10 e ganha 9,9...a conta não fecha!
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
mas se é oleo de motor nao iria influenciar na direçao e no freio?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.