Monza S/R: um ícone da Chevrolet nos anos 80
Enviado: 12 Jan 2012, 14:03
O Monza chegou por aqui no início da década de 80, seguindo o conceito de carro mundial. Por isso podemos encontrar o modelo com diferentes nomes, como Ascona e Cavalier, mas com o mesmo jeitão do que víamos em nossas ruas.
A versão S/R, com sangue quente e proposta esportiva, foi lançada em 1985. Ela trazia rodas com desenho exclusivo, faixa preta correndo por toda a lateral e aerofólio traseiro. Naquela época a concorrência era dura (Gol GT, Passat Pointer, Escort XR3, Uno 1.5R e vários fora-de-série) e o consumidor tinha que ser conquistado por algum detalhe especial.
O exemplar que aparece na matéria pertence à coleção LM & Malzoni. Uma visita ao canal deles no Youtube vale a pena. São quatro S/R, alguns SL/E, além de outros modelos que fizeram a história da Chevrolet no Brasil. Além disso, os vídeos são bem explicativos.
http://www.youtube.com/user/LCDBEST
Vamos às impressões sensitivas. Os bancos Recaro acomodam o corpo de forma confortável. Ao contrário do Gol GT, eles não vinham com regulagem de altura. Aliás, a indústria automobilística nacional parece ter se esquecido do modo correto de construir interiores esportivos. A adoção de assentos com abas maiores é uma necessidade nesse caso e um diferencial importante.
O S/R tem um espírito valente. O motor de 2,0 litros e carburador de corpo duplo fez sua estréia justamente no ano em que este exemplar chegou às ruas (1987) e entrega 110 cv com 17,3 kgfm de torque. O bloco é o mesmo da versão SL/E, mas a GM inovou com a adoção do câmbio de relações mais curtas.
Desse modo ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,08 segundos. A velocidade máxima aferida pela Revista Quatro Rodas na época apontou 167 km/h, enquanto a Motor 3 registrou mais de 180 km/h! Enfim, acredito que com aparelhos atuais de medição ele ficaria no meio-termo e ainda deixaria muitos carros modernos pra trás.
Guiar esses esportivos das décadas de 80 e 90 – particularmente – tem um gostinho especial. Em primeiro lugar, por serem modelos que vi quando era criança nas revistas em fotos inesquecíveis. Alguns deles também marcaram minha adolescência. Nostalgia pura.
http://www.youtube.com/watch?v=YjBpT2gX ... r_embedded
[YouTube]YjBpT2gX-8o&feature=player_embedded[/YouTube]
O Monza é confortável e o conjunto passa uma idéia de vitalidade. As trocas do câmbio curto são um estímulo para uma tocada mais esportiva. A direção hidráulica tem boa empunhadura, e o painel bastante completo traz grafismo vermelho, mais um convite a encostar o ponteiro nos seis mil giros.
O modelo saiu de linha no final de 1988 para dar lugar ao Kadett GS. Este último, devo dizer, está na lista de pautas para esse ano, assim como outros clássicos que fizeram – e fazem – muita gente sonhar. Aguardem!
Por Renato Bellote em 11/01/2011