Bomba De Combustível (carburado) E Seus Defeitos

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
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david crozeta
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Bomba De Combustível (carburado) E Seus Defeitos

Mensagem não lida por david crozeta »

Já é a quarta vez que tenho problemas com bomba de combustível brosol.Em 6 anos que tenho o carro.
Teve uma que não durou um ano,e consegui trocar pela garantia!
Hoje troquei novamente a bomba por uma nova brosol, e fiz contato com o fabricante, vamos esperar pra ver oque dizem...
Todas deram defeito por vazamentos, a primeira que veio no carro deu vazamento de óleo...ok..devia estar no fim da sua vida útil mesmo,não sei...
As outras foram por vazamento de combustível,num curto espaço de tempo e pouco uso, Devido a isso resolvi abrir uma bomba para analisar internamente.

Essa é a bomba trocada alguns anos atrás..não recordo se o vazamento era de óleo ou combustível,pois aparenta ser os dois vazamentos.
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O famoso diafragma,é esse circulo de borracha vermelho,não está danificado.
Ele fica colocado entre o eixo (peça da esquerda) prensado por essa tampa (lado direito)
Repare que na parte do eixo e no diafragma tem uma mancha de ferrugem,é ali que tinha o vazamento de combustível,onde é prensado !
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Aqui o corpo da bomba, na lateral direita o respiro e ao fundo o retentor de óleo,com sinais de vazamento.
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Já vi comentários em que ao dar vazamento, a pessoa tampa o respiro !
Não façam isso...
Se estiver vazando óleo o problema é no retentor...da pra usar sem grandes riscos..só vai lavar o motor de óleo...
Mas se for combustível e tampar o respiro, ele vai acabar indo pra dentro do motor...ai já viu né...
E se deixar vazando corre o risco de pegar fogo,além da temperatura do motor,fica próximo ao alternador!

Ao meu ver o defeito é naquelas tampas que prensam o diafragma, o material não resiste ao alcool e acaba enferrujando bem próximo onde é prensado e deixando vazar combustível. no mais o restante das peças estão como novo!

Ficam ai as fotos por curiosidade e vamos ver se a brosol me da uma outra bomba nova.. :mrgreen:

Abraço
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gabri_hawk
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Re: Bomba De Combustível (carburado) E Seus Defeitos

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Também tive um problema chato com uma brosol. Meu carro fazia um barulho baixinho mas chato na lenta , um "toc ,toc , toc " parecia saia de pistão batendo , só que o motor tinha acabado de ser feito. Era a bomba. Tome cuidado com o espaçador baquelite com medida errada. Se ele for mais fino, o que ja vi muitas vezes , a bomba trabalha forçada porque vc aumenta o curso do pino :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Leocastro
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Re: Bomba De Combustível (carburado) E Seus Defeitos

Mensagem não lida por Leocastro »

O meu é a gasolina e a bomba parece ser original de fábrica ainda.
Nunca tive problemas, mas, o seu por ser alcool, não sei.

Mas, valeu a dica!
Outra dica, no site da 4 rodas, no acervo digital, tem o desmonte do Monza e, parece que a bomba deu problema também!
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david crozeta
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Re: Bomba De Combustível (carburado) E Seus Defeitos

Mensagem não lida por david crozeta »

gabri_hawk escreveu:Também tive um problema chato com uma brosol. Meu carro fazia um barulho baixinho mas chato na lenta , um "toc ,toc , toc " parecia saia de pistão batendo , só que o motor tinha acabado de ser feito. Era a bomba. Tome cuidado com o espaçador baquelite com medida errada. Se ele for mais fino, o que ja vi muitas vezes , a bomba trabalha forçada porque vc aumenta o curso do pino :smt023
Exato...dependendo do baquelite ela fica trabalhando forçada!
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david crozeta
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Re: Bomba De Combustível (carburado) E Seus Defeitos

Mensagem não lida por david crozeta »

Leocastro escreveu:O meu é a gasolina e a bomba parece ser original de fábrica ainda.
Nunca tive problemas, mas, o seu por ser alcool, não sei.

Mas, valeu a dica!
Outra dica, no site da 4 rodas, no acervo digital, tem o desmonte do Monza e, parece que a bomba deu problema também!
É...já vi essa matéria da 4rodas...realmente meu problema é a corrosão! devido ao pouco uso carro se torna mais acelerado ainda!
Já recebi retorno do atendimento da brosol...só tem que esperar a volta de férias do pessoal competente!
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MARCEL JAROS KRINSKI
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Re: Bomba De Combustível (carburado) E Seus Defeitos

Mensagem não lida por MARCEL JAROS KRINSKI »

é eu tive problemas com a minha também, acho que postei algo relacionado no meu tópico de fotos,c omprei uma brosol e com um mês deu problema no diafragma vasou álcool, consegui trocar pois estava dentro da garantia, bem interessante ve-la desmontada ai David, excelente tópico.. abraço :smt023
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luiz sle
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Re: Bomba De Combustível (carburado) E Seus Defeitos

Mensagem não lida por luiz sle »

David, troquei a do meu Monza à uns 4~5 anos. Coloquei uma paralela e está lá até hoje. Não vaza álcool, óleo vazava pelo baquelite. Coloquei cola juntas e parou.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Momento de força (Torque) máximo líquido:
179N.m (17,5 kgf.m) a 3.000rpm!
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Potência máxima líquida (ABNT NBR-5484)
81kW (110 CV) a 5.600 r.p.m.
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sjmoreno
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Re: Bomba De Combustível (carburado) E Seus Defeitos

Mensagem não lida por sjmoreno »

eu tambem já tive problemas com essa bomba brosol,faz 7 anos que comprei o carro já troquei 3 vezes, o mesmo problema vazamento de alcool,a ultima troca foi a um ano até agora sem problemas.
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