dicas ou ideias

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Adriano santos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Nov 2011, 21:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

dicas ou ideias

Mensagem não lida por Adriano santos »

Oi galera a nova onda agora são as lindas lanternas de led fica skow eu vi em um kadett e ficou skow de bola gostaria de saber se ah algum topico sobre esse modelo mas pra o monza e como fazer mas lanternas trazeiras e dianteiras deve ficar linda no monza.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: dicas ou ideias

Mensagem não lida por waldir »

Adriano santos escreveu:Oi galera a nova onda agora são as lindas lanternas de led fica skow eu vi em um kadett e ficou skow de bola gostaria de saber se ah algum topico sobre esse modelo mas pra o monza e como fazer mas lanternas trazeiras e dianteiras deve ficar linda no monza.
Adriano,

Se vc observar a lanterna do Monza é mais complicada em relação ao do Kadett

A lampada de cima costuma destruir a lanterna por queima e o vermelho com a lampada acesa fica parecendo laranja esbranquiçado.
Onde encaixa a lampada na posição superior há o formato de um copinho de café ranhurado que espalha a luz quando inteiro.

Na minha lanterna eu montei uma plaquinha de 2cm x 2cm com 9 leds vermelhos virados para o refletor(fundo do copinho)
e mais dois de cada lado apontando para as laterais ... deu trabalho pq 3 leds ficam acesos permanentemente (ao ligar a lanterna e luz do painel e ou farol)
e ao acionar o breque acendem as outras 6 + as duas laterais

Na parte de baixo, foi mais fácil por que coloquei uma plaquinha com 18 leds vermelhos de cada lado conf diagrama. Porém, funcionaria muito bem com 10 leds

Não dá para encaixar sem cortar o plastico trazeiro para encaixar e fixar as plaquinhas (as plaquinhas no meu estão provisórias pq eu~não terminei ainda uma fixação decente (preguiça)

Fiz a mudança pq já havia substituido as lanternas e já estava queimando novamente devido congestionamentos vc tem que ficar com o pé no freio mais tempo.
Já com os Leds o calor e consumo de energia são mínimos.

Imagem

P1 fica acesa permanente com o ligar da lanterna/farol
P2 somente ao pisar no freio

As lampadas do pisca achei desnecessário passar para led pq não há aquecimento, além do inconveniente de colocar um relé ou resistor conf. foi feito no esquema do Kadett
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Adriano santos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Nov 2011, 21:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: dicas ou ideias

Mensagem não lida por Adriano santos »

cara meu parabéns pelo trabalho ficou legal e muito inteligente eu gostaria de ver se vc tem videos ou fotos da lanternas e o custo de montar e como montar se vai so led ou vai mais alguma coisa.
mas desde ja meu parabéns.
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1250
Registrado em: 28 Set 2010, 00:44
Cidade: floresta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: dicas ou ideias

Mensagem não lida por josé guilherme »

no kadetteiros.com tem um cara q mexe com isso...
aki da pra ver uns trampos dele e tentar contato...
apesar q ele tem um site mas nao lembro kkk
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: dicas ou ideias

Mensagem não lida por waldir »

Adriano santos escreveu:cara meu parabéns pelo trabalho ficou legal e muito inteligente eu gostaria de ver se vc tem videos ou fotos da lanternas e o custo de montar e como montar se vai so led ou vai mais alguma coisa.
mas desde ja meu parabéns.
13 leds vermelhos + resistores de 560 ohms para cada lado superior montados em duas plaquinhas 20 x 20 mm uma sobre a outra para possibilitar os leds laterais ( no meu caso) na sua lanterna eu não sei se o espaço é maior.

18 leds vermelhos _ resistores de 560 ohms para cada lado montados numa plaquinha universal (furada) de 40 x 20mm (dá trabalho cortar na medida, mas com planejamento e paciencia vai bem). Funciona perfeitamente com 10 leds ( Gastei 30 reais em leds alto brilho... tem lampadas multi leds vermelho no MLivre por menos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -polos-_JM

A desvantagem é que nessas lampadas os leds são ligados em várias séries e por experiência quando enfraquece um led a série fica tremelicando até não acender a série
Mesmo colocando em série para diminuir os resistores é preciso incluir um resistor de menor valor (calculado) para dar maior durabilidade e menos dor de cabeça.
O ideal é 1 resistor de 560 ohms por led e haverá estabilidade com alta durabilidade a perder de vista.

No caso eu não eliminei os soquetes anteriores, só tirei as lampadas e fiz a derivação do fio no soquete que é encaixado na placa/circuito das lampadas.
Seguem algumas fotos que tirei agora e esqueci de ajustar o datador da maquina então ficou datado de 2004. Se houver dúvidas posso explicar oportunamente.
Como disse antes, é possivel fazer um melhor acabamento... estou aguardando uns 5 minutos de vontade, por enquanto fica parecendo uma gambi, mas os fios
estão soldados e isolados com espaguete retrátil em sua maioria.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A foto que segue eu tirei bem próximo, somente com o painel/farolete ligado, nãao tinha ninguém para pisar no freio e
colocar um calço no breque daria muito trabalho :wink:
Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Adriano santos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Nov 2011, 21:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: dicas ou ideias

Mensagem não lida por Adriano santos »

oba colega fica bacana quando tem um trabalho artesanal de muita boa qualidade, é que eu fui no encontro de kadetteiros em campinas com o meu primo que participa, e vi o kadett o com a lanterna toda em led tinha mais ou menos 300 leds ai achei interessate e gostaria de fazer no meu monza cara masi ficou muito bom mesmo a lanterna fume por isto eu estou procurando ideias como se faz e aonde eu compro os leds e os resistores de 560 ohms eu ja procurei no mercado livre e não encontrei.
um abraço.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: dicas ou ideias

Mensagem não lida por waldir »

Adriano santos escreveu:oba colega fica bacana quando tem um trabalho artesanal de muita boa qualidade, é que eu fui no encontro de kadetteiros em campinas com o meu primo que participa, e vi o kadett o com a lanterna toda em led tinha mais ou menos 300 leds ai achei interessate e gostaria de fazer no meu monza cara masi ficou muito bom mesmo a lanterna fume por isto eu estou procurando ideias como se faz e aonde eu compro os leds e os resistores de 560 ohms eu ja procurei no mercado livre e não encontrei.
um abraço.
No Mercado Livre vc encontra leds de alto brilho e resistores. Em ultimo caso se não se encontra em Jales, pede para o seu primo comprar em alguma eletronica aqui em Campinas na Rua General Osório (tem várias lojas) e manda para vc por sedex ou encomenda.

Penso que via ML é mais barato http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... brilho-_JM
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder