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ALinhamento no volante

Enviado: 09 Nov 2011, 23:13
por teste
Eai galera blz.. entao meu volante ta alinhadinho com o carro... mas aj vi cara alinha carro e o volante sai fora.. o que e melhor deixa ele alinha no volante sacando ele fora ou dexa alinhado pelo alinhamento?? vlw

Re: ALinhamento no volante

Enviado: 10 Nov 2011, 00:16
por Lexa
???????????????????????

Oxi....rs

Se o cara alinha, certamente o volante sairá fora da posição inicial, porem na hora o alinhador, retirar o volante e o coloca na posição mais correta possivel... tanto é que onde faço esse serviço (cliente meu) ele alinha.... dá uma volta com o carro e ai sim, só depois tirar o volante e acerta....

Abraços....

Re: ALinhamento no volante

Enviado: 10 Nov 2011, 00:41
por filipenogueira
amigo, onde eu faço serviços de alinhamento e etc, é feito o alinhamento do carro e após estar OK é feito o alinhamento do volante porém o mesmo não é retirado, é feito um ajuste por baixo do carro. abraços

Re: ALinhamento no volante

Enviado: 10 Nov 2011, 01:09
por teste
entao isso que eu queria saber... q o volante vai fica torto vai.. mas se arruma sacando o volante ou por outro modo?

Re: ALinhamento no volante

Enviado: 10 Nov 2011, 01:36
por luiz sle
Use a ferramenta de busca. Já criei um tópico sobre isso.

O ajuste é efeito na barra de direção da caixa, em suas pontas.

Re: ALinhamento no volante

Enviado: 10 Nov 2011, 08:02
por Carlos A. Freire
Ao fazer alinhamento, o mecânico alinhador faz a checagem da necessidade do alinhamento (folga na suspensão, direção, verifica caster, cambagem e convergência). Antes de mexer em ajuste, ele acerta o volante no centro, trava com uma ferramenta que prende o volante ao banco e inicia o alinhamento. Depois dá uma volta no carro para verificar se tudo está certo.

Alinhar sem acertar o volante, pode dar um "tiro no pé", pois o centro do volante pode ficar fora do espaço das estrias de encaixe do volante. Ou seja, o volante ficou fora de centro, ao remover e mudar a estria ele fica fora para o outro lado e não fica no centro. Já vi muito essa situação.

Abs,

Carlos Freire

Re: ALinhamento no volante

Enviado: 10 Nov 2011, 08:25
por Leocastro
Outra coisa, se ele tirar o volante, ao virar pra um lado, pode dar mais voltas do que pra virar pro outro. Já que tu tirou o volante do "centro".

Re: ALinhamento no volante

Enviado: 10 Nov 2011, 09:04
por Luiz Carlos (Rio)
Como já foi dito pelos colegas aí em cima (mas sempre é bom reforçar certos conceitos), o correto é, antes de iniciar a regulagem de convergência, que é a regulagem que pode causar o desalinhamento do volante, travar o volante na posição centralizada, com uma ferramenta apropriada.
Aí ele atua nas hastes de regulagem.
Se após a regulagem o mecânico perceber que há discrepância entre os fios de rosca dos dois lados (algum 'esperto', numa regulagem anterior, pode ter feito do modo errado e depois ter corrigido retirando o volante e instalando numa posição diferente da posição de fábrica), aí sim ele vai ter de retirar o volante para correção do erro.
Então, com o volante alinhado, deve ter o mesmo número de roscas nas duas hastes, de forma a que a amplitude de movimento das rodas seja igual para a esquerda ou para a direita (pode ter uma pequena diferença, mas mínima)

Abraços e olho vivo!