[duvida] conversão le jetronic para carburado
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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[duvida] conversão le jetronic para carburado
amigos, to na ajuda de um irmão que cansado de apanhar da le jetronic no seu monzão 91 gasolina, ta afim de colocar um 2E...
os amigos podem me ajudar informando quais modificações deverão ser feitas para acomodar o sistema carburado...
o cabeçote pode ser usado? os dutos do coletor 2E casam?
distribuidor pode ser usado? ignição, o módulo tem de ser trocado por qual modelo?... :smt021
os amigos podem me ajudar informando quais modificações deverão ser feitas para acomodar o sistema carburado...
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distribuidor pode ser usado? ignição, o módulo tem de ser trocado por qual modelo?... :smt021
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Re: [duvida] conversão le jetronic para carburado
Vai trocar um ótimo sistema de injeção (mesmo alguns dizendo erroneamente ser burra) por um carburador? Um baita retrocesso, faz isso não! Acho que o problema que o seu irmão está enfrentando é achar um mecânico que entenda e tenha boa vontade em analisar a injeção Le-Jetrônic, não esse mecânicos trocadores de peças que só sabem espetar um scanner e ler o que aparece na tela .
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: [duvida] conversão le jetronic para carburado
amigo aqui no rj não se acha peças faceis para uma le jetronic... se ela fosse tããããõ boua assim, seria fácil manter um kadett gsi com maf custando 450pilas...
o amigo só cansou dela.
agora preciso da ajuda para fazer o retrocesso do sistema de alimentação.
o amigo só cansou dela.
agora preciso da ajuda para fazer o retrocesso do sistema de alimentação.
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Re: [duvida] conversão le jetronic para carburado
pego pesado hei kraudy rsrsrsrs.... injeção de malha aberta ta lonje de ser otimo. esse ECU nao tem mapa de ignição digital, recursos extras anti poluentes, usa bobina asfaltica single, injeção simultania, em fim se agente estiver-se em 1990 ae ela é boa, mas diante de hoje é quase um carburador, alias tem caracteriscas de carburação no quesito relação AFR é iqual
por isso chamam de burra.
se teu amigo ta desesperado é pq tentou de tudo nao? qual é problema lenta iregular e consumo exagerado?
o MAF constuma a desregular 'sozinho', by pass pode travar, entre outros e sao peças que nao tem paralelo e sao muito caras. essa ECU é uma mistura de carburador com prototipo de injeção. nao da pra culpar foi a primeira a entrar nesse país, o que mais da problema na Le Jegue Tronic é o MAF que se desregular com o tempo. peça nova passa dos 500,00 e se achar, ferro velho é lixo por causa da humidade e po, regular ate da basta acha alguem que tenha aparelhagem pra equalizar e afinar corretamente o sensor.
eu nao faria isso de tirar uma IE pra por um carburador por mais inificiente e que da manutenção cara que seja continua sendo uma IE, é mais facil e bem mais facil instalar uma EFI multec. aproveita o cabeçote,mangueiras IE,bomba,etc é meio caminho andado. e bem facil de instalar a unica dificuldade que vai ter é achar as peças em bom estado. apesar que a EFI tb é malha aberta mas ja é melhor que a Le tronic

se teu amigo ta desesperado é pq tentou de tudo nao? qual é problema lenta iregular e consumo exagerado?
o MAF constuma a desregular 'sozinho', by pass pode travar, entre outros e sao peças que nao tem paralelo e sao muito caras. essa ECU é uma mistura de carburador com prototipo de injeção. nao da pra culpar foi a primeira a entrar nesse país, o que mais da problema na Le Jegue Tronic é o MAF que se desregular com o tempo. peça nova passa dos 500,00 e se achar, ferro velho é lixo por causa da humidade e po, regular ate da basta acha alguem que tenha aparelhagem pra equalizar e afinar corretamente o sensor.
eu nao faria isso de tirar uma IE pra por um carburador por mais inificiente e que da manutenção cara que seja continua sendo uma IE, é mais facil e bem mais facil instalar uma EFI multec. aproveita o cabeçote,mangueiras IE,bomba,etc é meio caminho andado. e bem facil de instalar a unica dificuldade que vai ter é achar as peças em bom estado. apesar que a EFI tb é malha aberta mas ja é melhor que a Le tronic
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Re: [duvida] conversão le jetronic para carburado
Então quer dizer que os engenheiros da Bosch e os das fabricas gastaram milhões e milhões, e perderam milhares de horas para equipar um carro com uma injeção burra? A grande maioria chama a LE-Jetronic de burra (uma injeção que usa sensor de detonação tá longe de ser burra) por causa que não dá para espetar um scanner e ver os erros, tem que testar sensor por sensor, coisa que muitos não sabem fazer ou se sabem, tem preguiça. Lógico que existem sistemas de injeção mais modernos e mais eficientes, agora o problema mesmo é que as peças da injeção LE-Jetronic são beem dificeis de se encontrar, e quando se encontra são beem caras.
- Carlos A. Freire
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Re: [duvida] conversão le jetronic para carburado
Vale lembrar que somente os modelos Le Jetronic -EZK tem sensor de detonação, pois tem a ignição Mapeada. Ou seja, somente os modelos 92 e 93. Já os modelos 90 e 91, como é o caso do Monza em questão, não tem EZK e não tem sensor de detonação.
Abs,
Carlos Freire
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Re: [duvida] conversão le jetronic para carburado
nao é bem por ae veja pq, como eu disse acima se estive-se em 1990 seria a melhor ate pq so tinha ela no brasil, la fora ja tinha injeção malha fechada a decadas inclusive feito pela bosch. quando se fala de injeção burra é pq tao falando de injeção de malha aberta(sem sonda lambda de correção da mistura) é como um carburador eletronico a mistura é fixa entedeu ? por isso chamam de burra, nem e tanto pelo scanner. injeção com malha aberta nao sao eficientes gasta muito combustivel comparado a uma com malha fechada digital. fora a potencia entre outros.kraudyu escreveu:Então quer dizer que os engenheiros da Bosch e os das fabricas gastaram milhões e milhões, e perderam milhares de horas para equipar um carro com uma injeção burra? A grande maioria chama a LE-Jetronic de burra (uma injeção que usa sensor de detonação tá longe de ser burra) por causa que não dá para espetar um scanner e ver os erros, tem que testar sensor por sensor, coisa que muitos não sabem fazer ou se sabem, tem preguiça. Lógico que existem sistemas de injeção mais modernos e mais eficientes, agora o problema mesmo é que as peças da injeção LE-Jetronic são beem dificeis de se encontrar, e quando se encontra são beem caras.
a questao é que em 1990 mal existia computador e a eletronica automotiva era defazada aqui no brasil, foi nessa epoca que foi introduzido esse tipo de injeção no brasil. e tudo era novidade em tecnologia, lgo depois em 94 com o omega,astra,vectra entrou uma injeção digital de malha fechada e com IGBT(alta ignição chaveada),sensor detonaçao,port scan,entre outros atrativos. a vida da Le jetronic foi bem curta
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Re: [duvida] conversão le jetronic para carburado
Outros sistemas de injeção não tem sonda lambda (por exemplo, a Multec 700), mas como é possível conectar um scanner (e as peças são bem mais baratas e faceis de serem encontradas) não são chamadas de "burras" como a Le-Jetronic, essa é questão. Lógico que um sistem da década de 70/80 não se compara com os sistemas de injeção atuais (uma injeção antiga, mas longe de ser burra)