Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Legal, conseguiu terminr o que conversamos por MP! Estou com pouco tempo pois estou criando um software de controle para ser usado em escala nacional onde trabalho. Mas já baixei!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Não fiz o teste ainda, mas só vendo o vídeo temos alguns problemas, com certeza o que está aparecendo no IAC tanto 1 como 2 não é a posição do atuador da lenta, o do 2 então é totalmente errado, pois fica variando o tempo todo, subindo e descendo os valores, mesmo na lenta, o valor do avanço não parece correto, o valor de SAP (nem sei o que é) não atua nada, pode ser excluído, idem para NVRatio, os valores de Air/Fuel Ratio também não parecem espelhar a realidade, pois a variação ao acelerar não varia muito, o valor de old.. (abaixo do potenciômetro do CO) está totalmente fora de escala, precisa saber o que é isso e testar.

Parecem OK RPM, Potenciômetro do CO, MAP, TPS, Bateria e Temperatura, ou seja tens 7 parâmetros úteis, o resto precisa testar e saber o que é!

Quando fiz o meu scanner comecei assim, levei uns 3 meses testando parâmetro por parâmetro para saber se estava medindo o que ele dizia estar medindo, invetando maneiras de fixar todos os parâmetros menos 1 para saber o que eu estava medindo.

Use o meu scanner como referência para saber o que o teu está lendo, posso te ensinar a fixar e testar cada sensor.

Não esmoreça começa assim mesmo!
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por maiko »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Não fiz o teste ainda, mas só vendo o vídeo temos alguns problemas, com certeza o que está aparecendo no IAC tanto 1 como 2 não é a posição do atuador da lenta, o do 2 então é totalmente errado, pois fica variando o tempo todo, subindo e descendo os valores, mesmo na lenta, o valor do avanço não parece correto, o valor de SAP (nem sei o que é) não atua nada, pode ser excluído, idem para NVRatio, os valores de Air/Fuel Ratio também não parecem espelhar a realidade, pois a variação ao acelerar não varia muito, o valor de old.. (abaixo do potenciômetro do CO) está totalmente fora de escala, precisa saber o que é isso e testar.

Parecem OK RPM, Potenciômetro do CO, MAP, TPS, Bateria e Temperatura, ou seja tens 7 parâmetros úteis, o resto precisa testar e saber o que é!

Quando fiz o meu scanner comecei assim, levei uns 3 meses testando parâmetro por parâmetro para saber se estava medindo o que ele dizia estar medindo, invetando maneiras de fixar todos os parâmetros menos 1 para saber o que eu estava medindo.

Use o meu scanner como referência para saber o que o teu está lendo, posso te ensinar a fixar e testar cada sensor.

Não esmoreça começa assim mesmo!
Sim ja imaginava isso, até comentei no tópico inicial que os valores ainda não estão 100%, pois além do valor que ele retorna na ECU tem a formula para converte-lo.
Conto com a ajuda dos colegas para mantermos isso o mais fiel possivel, pois é nossa maior ferramenta de diagnostico no momento.
Estou trabalhando em um software com interface mais amigavel e free, vai levar um tempo mas espero terminar logo....
O interessante é a quantidade de informação que a ECU retorna, basta descobrir o que cada um significa...kkkk

Vamos marcar um encontro uma hora dessas para trocarmos informações, acho que será muito útil para nós!
Também quero arrumar um tempo para conectar o meu monza a um scanner PRO e bater as informações com o nosso scanner FREE...
Mas é isso ai pessoal, negocio fica bom se todo mundo ajudar um pouco...

Em breve novidades!
Abraços!
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Quer saber como isolar os sensores para saber o que é o que?
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por maiko »

Fala ae colega, creio que a informação seja útil para todos nós!
Obrigado!
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Para saber o IAC, pegue vários testes anteriores e compare com o seguinte teste, com o carro em lenta e sem panela do filtro (deixar visivel a TBI), desconecte as mangueras do vácuo e deixe aberto para criar uma enorme entrada falsa de ar, nessa condição a IAC vai a ZERO, repita várias vezes e compare até descobrir o gráfico respectivo.

Para saber o avanço do ponto, ligue o motor deixe o motor aquecer, depois faça curto entre os terminais A e B do ALDL (com o motor ligado, funcionando), isso faz entrar em modo diagnóstico e trava o ponto em zero, repita várias vezes e compare até descobrir o gráfico respectivo.

Conferir o potenciômetro do CO, essa é simples basta ligar o scanner e mexer no parafuso de regulagem e conferir se o valor altera.

Indicador de tempo de injeção ou consumo, só tem uma maneira de ter certeza, e precisa ser em descida a mais de 60 km/h com notebook, e deixar o carro entrar em cut-off e conferir o gráfico que zera nestas condições, o MAP parace muito com isso mas não zera no cut-off.

Os demais são bem mais óbvios, mas se quiser dicas do VSS, MAP, Acionamento do AR, do ventlador do motor, TPS, RPM, temperatura motor, inicativo de marcha engatada, indicar de marcha ascendente, voltagem da bateria pergunte.

Se quiser aprender a calcular a potência desenvolvida peça que te mando as fórmulas.

Pelo que vi o teu scanner não informa ECU.

Outro teste que precisa fazer é desconectar os sensores e ver se acusa o erro via scanner, no meu teoricamente apresentaria, mas na prática não funcionou, só via código lampejante.
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por maiko »

Blz, obrigado pelas informações, vou tirar o final de semana para dar uma melhorada nisso.

Esse programinha mostra sim a ECU, é o primeiro item da aba ALDL,
pelo menos ele mostrou a ID correta da minha ECU.

E outra coisa muito interessante, ele mostra exatamente o erro que esta ocorrendo por escrito,
e ainda temos a opção de apagar os erros diretamente pelo programa.

Creio que se dermos uma boa lapidada nisso, será uma ferramenta muito valioza para todos nõs!
Abraços!
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
Paulo Prates
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Jun 2011, 17:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por Paulo Prates »

Olá Amigos,

É possível que o cabo de interface ALDL tenha o conector de 15 pinos?
Ou seja, tenha na ponta um conector macho HDB15 que liga a saída VGA DB15 do computador. Igual a um cabo de vídeo para monitor ou para datashow, pois assim pode-se conectá-lo direto no netbook.

Muito grato!
Paulo Prates
Monza GLS 2.0 EFI 96 - Sedan - Cor Prata - Gasolina
Porto Alegre-RS
Responder