[HOW TO] Testando a Sonda Lambda
Enviado: 04 Jul 2011, 20:36
E aeh galera, sei que pouquissimos monzas devem ter sonda lambda por aqui, mas vou dar uma ajuda para que tem ou para outros carros que tenham. Lembrando que a Sonda Lambda do teste é a de 1 fio. Para o de 3 fios, dá para fazer esses 4 testes e ainda outros.
TESTANDO O SINAL DO SENSOR EM TEMPERATURA AMBIENTE.
Pessoal, com o carro frio, pode ser feito um teste. Pegue um multimetro, ligue na posição DCV. Com o conector elétrico do sensor ligado normalmente, ligue a ignição sem funciona-lo e ligue a ponta vermelha do multimetro no fio do sensor e a ponta preta no polo negativo da bateria. Os valores encontrado devem ser entre 0,10 e 0,55 volts vdc. No caso do meu ACD encontrei 0,35 vdc. APROVADO.
Com o motor frio, ou seja, depois de vocês funcionar por 1 tempo e ele começar a esquentar (saindo do azul), dá para se testar. Faça a mesma operação feita acima e os valores encontrado devem ser entre 0,35V e 0,55V DCV. No vaso do meu ACD, encontrei 0,33. Reprovado.
Após isso, deixe o motor esquentar, na 2ª vez que a ventoinha desligar, repita o teste acima. Os valores encontrados devem ser entre 0,10V para mistura pobre e 0,90V DCV para mistura rica. O ACD deu algo incalculavel, ficou oscilando muito. REPROVADO.
Último teste, após medir os valor acima, acelere seu carro. Ele deve dar algo entre 0,70 e 1,00V DCV. O ACD deu entre 0,10 e -1,1. TOTALMENTE REPROVADO.
Esses valores podem mudar de sonda lambda para sonda lambda, mas, teoricamente, vale para todos. Maiores informações estou a disposição.
TESTANDO O SINAL DO SENSOR EM TEMPERATURA AMBIENTE.
Pessoal, com o carro frio, pode ser feito um teste. Pegue um multimetro, ligue na posição DCV. Com o conector elétrico do sensor ligado normalmente, ligue a ignição sem funciona-lo e ligue a ponta vermelha do multimetro no fio do sensor e a ponta preta no polo negativo da bateria. Os valores encontrado devem ser entre 0,10 e 0,55 volts vdc. No caso do meu ACD encontrei 0,35 vdc. APROVADO.
Com o motor frio, ou seja, depois de vocês funcionar por 1 tempo e ele começar a esquentar (saindo do azul), dá para se testar. Faça a mesma operação feita acima e os valores encontrado devem ser entre 0,35V e 0,55V DCV. No vaso do meu ACD, encontrei 0,33. Reprovado.
Após isso, deixe o motor esquentar, na 2ª vez que a ventoinha desligar, repita o teste acima. Os valores encontrados devem ser entre 0,10V para mistura pobre e 0,90V DCV para mistura rica. O ACD deu algo incalculavel, ficou oscilando muito. REPROVADO.
Último teste, após medir os valor acima, acelere seu carro. Ele deve dar algo entre 0,70 e 1,00V DCV. O ACD deu entre 0,10 e -1,1. TOTALMENTE REPROVADO.
Esses valores podem mudar de sonda lambda para sonda lambda, mas, teoricamente, vale para todos. Maiores informações estou a disposição.