Ar Quente Não Esquenta
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Ar Quente Não Esquenta
Boa tarde pessoal.
Meu Monza GL 94 não tem AC, mas tem ar quente. O problema é que ele demora muito, mas muito pra sair ar quente pelos difusores. Para o ar sair quente, o motor tem que estar na temperatura em que normalmente se liga a ventoinha do motor. Lí em outros tópicos do assunto e o pessoal falou sobre a questão das mangueiras. Sou o segundo dono do carro, e nunca foi alterado ou retirado nada em relação ao sistema de ventilação. Acionando o ar quente na alavanca do painél, ele sai pelos difusores laterais (tanto frio quanto quente, dependendo do ajuste da alavanca), enquanto que nos dois difusores centrais apenas sai ar frio... Válvula termostática já foi trocada a pouco tempo. Creio que não seja normal esta demora, pois em outros carros que também tem apenas ar quente, mesmo com o motor frio já tem ar quente saindo pelos difusores. E no frio que faz aqui no RS, faz falta esse ar quente pra sair de manhã ou a noite.
Se alguem já passou por isso ou tem alguma idéia do que pode ser feito, agradeço desde já.
Meu Monza GL 94 não tem AC, mas tem ar quente. O problema é que ele demora muito, mas muito pra sair ar quente pelos difusores. Para o ar sair quente, o motor tem que estar na temperatura em que normalmente se liga a ventoinha do motor. Lí em outros tópicos do assunto e o pessoal falou sobre a questão das mangueiras. Sou o segundo dono do carro, e nunca foi alterado ou retirado nada em relação ao sistema de ventilação. Acionando o ar quente na alavanca do painél, ele sai pelos difusores laterais (tanto frio quanto quente, dependendo do ajuste da alavanca), enquanto que nos dois difusores centrais apenas sai ar frio... Válvula termostática já foi trocada a pouco tempo. Creio que não seja normal esta demora, pois em outros carros que também tem apenas ar quente, mesmo com o motor frio já tem ar quente saindo pelos difusores. E no frio que faz aqui no RS, faz falta esse ar quente pra sair de manhã ou a noite.
Se alguem já passou por isso ou tem alguma idéia do que pode ser feito, agradeço desde já.
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Ar Quente Não Esquenta
Cristiano,
é possivel que o radiador do ar quente esteja entupido dando passagem mínima para o liquido do arrefecimento.
Seria necessário testar a entrada e saída, mas dá muito trabalho. Se usa aditivo tem que comprimir a duas mangueiras para não perder o aditivo; se não usa aditivo, o teste é mais rápido, porém, recomendo a utilização do aditivo para não ocorrer corrosão e furo neste radiador e no cabeçote.

Vc pode tirar as duas mangueiras do radiador do ar quente e com uma mangueira de jardim mandar água adentro e ver se sai na mesma proporção que entra e concluir se o defeito é ali ou em outro lugar. Essa dificuldade é menor do que desmontar o console para tirar o radiador e testar fora.
Assim que no painel acusa estar saindo do azul (60~70°C) já se faz sentir o calor pelos difusores de ar. Esperar a ventoinha ligar aos 100°C, só parando do carro para aquecer mais rápido
Abs
waldir
é possivel que o radiador do ar quente esteja entupido dando passagem mínima para o liquido do arrefecimento.
Seria necessário testar a entrada e saída, mas dá muito trabalho. Se usa aditivo tem que comprimir a duas mangueiras para não perder o aditivo; se não usa aditivo, o teste é mais rápido, porém, recomendo a utilização do aditivo para não ocorrer corrosão e furo neste radiador e no cabeçote.

Vc pode tirar as duas mangueiras do radiador do ar quente e com uma mangueira de jardim mandar água adentro e ver se sai na mesma proporção que entra e concluir se o defeito é ali ou em outro lugar. Essa dificuldade é menor do que desmontar o console para tirar o radiador e testar fora.
Assim que no painel acusa estar saindo do azul (60~70°C) já se faz sentir o calor pelos difusores de ar. Esperar a ventoinha ligar aos 100°C, só parando do carro para aquecer mais rápido

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro GL (Nível 2)
Boa tarde Waldir.
Muito obrigado pela informação. Esta semana farei os testes com as mangueiras. Cerca de meio ano atrás foi feita uma revisão geral no arrefecimento do carro, mas não foi verificado a parte do radiador do ar quente. Uma dúvida, este radiador do ar quente fica dentro do painel do carro, logo abaixo do console com os comandos do ar, certo?
Muito obrigado pela informação. Esta semana farei os testes com as mangueiras. Cerca de meio ano atrás foi feita uma revisão geral no arrefecimento do carro, mas não foi verificado a parte do radiador do ar quente. Uma dúvida, este radiador do ar quente fica dentro do painel do carro, logo abaixo do console com os comandos do ar, certo?
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Cristiano,cristianopw escreveu:Boa tarde Waldir.
é nesse local mesmo. A entrada e saida é fácil localizar... siga as duas mangueiras que parecem entrar pela parede corta fogo (uma é proximo da outra na mesma linha horizontal... uma delas é mais grossa que a outra... acho que o encaixe (diâmetro interno) de uma tem 20mm e a outra 12mm.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
no meu era pq a mangueira estava ligada no lugar errado...
abs.
abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
*VENDIDO*
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
Pode ser que a portinhola que direciona o ar para o radiador de ar quente não esteja funcionando legal. Ela é a única do sistema que não é comandada mecanicamente, através da alavanca do ar quente.
Abraços
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Além das dicas passadas pelos amigos, veja se as mangueiras que entra e sai do radiador de ar quente estão conectadas em seus devidos locais.
Tivemos um amigo aqui no fórum que teve esse problema e o diagnóstico estava nas mangueiras, que em uma manutenção no motor ou troca de mangueiras (não me lembro) colocaram em lugar errado no motor.
Abs,
Carlos Freire
Tivemos um amigo aqui no fórum que teve esse problema e o diagnóstico estava nas mangueiras, que em uma manutenção no motor ou troca de mangueiras (não me lembro) colocaram em lugar errado no motor.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
isso foi cmg CarlosCarlos A. Freire escreveu:Além das dicas passadas pelos amigos, veja se as mangueiras que entra e sai do radiador de ar quente estão conectadas em seus devidos locais.
Abs,
Carlos Freire
abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
*VENDIDO*