DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
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waldir
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DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Mensagem não lida por waldir »

Imagem
Esquema: Doutor IE

Sensor de Rotação/Bobina Impulsora
Nos sistemas de Ignição Eletrônica, os sensores de rotação, posição da árvore de manivelas,
fase do comando de válvulas e velocidade podem ser de Efeito Hall

Sensor Hall (Modulo - HEI (High Energy Ignition))
Localizado no conjunto distribuidor, o sensor Hall é de extrema importância para
o bom funcionamento do sistema de IE. É utilizado pela maioria dos veículos injetados
que ainda utilizam distribuidor de ignição (ignição dinâmica).

Na realidade, quem controla o disparo da centelha e o seu avanço é a UCE do sistema de injeção. O
módulo HEI só controla o disparo da centelha no momento da partida, ou quando houver uma rotação muito baixa.

O disparo e o avanço da centelha é controlado pelo módulo HEI de potência em função dos pulsos gerados na bobina impulsora do distribuidor.

O avanço inicial da ignição é fixo e a unidade de comando do sistema de injeção não tem nenhum controle sobre o sistema.

Esse modo é utilizado durante a partida (rotação inferior a 450 rpm) ou quando a unidade de comando detectar
alguma falha na interação com o módulo de potência.

Imagem
Esquema: Unujaí - Universidade

Durante a partida ou com o motor em funcionamento, envia sinais (pulsos negativos) para a UCE calcular a
rotação do motor e identificar a posição da árvore de manivelas. Sem esse sinal, o sistema não entra em funcionamento.

Estes pulsos são contados pela unidade de comando durante um determinado tempo a fim de se obter o valor de
rotação e a posição da árvore de manivelas. A unidade de comando utiliza esses pulsos para sincronizar a injeção de
combustível.
Não recebendo esses pulsos a unidade de comando não irá controlar o funcionamento da válvula injetora.

O sensor Hall é uma pastilha semicondutora alimentada com tensão de aproximadamente 12VDC.
O movimento de rotação do eixo distribuidor é transmitido ao disco giratório que possui 4 janelas.
Quando a abertura do disco giratório está posicionada entre o sensor Hall e o imã permanente, o sensor fica imerso no campo magnético do imã.
Nesta situação é emitido um sinal negativo que gera no interior da UCE uma tensão de aproximadamente 12VDC

Imagem
Esquema: Doutor IE

Em função da freqüência de variação do sinal entre zero e 12VDC, a UCE calcula a rotação do motor.
O disco giratório pode ter 4 janelas iguais ou 3 janelas iguais e uma maior, dependendo do sistema. No disco de 4 janelas iguais,
o início das janelas, indica a quantos graus estão dois dos cilindros do PMS.
No disco de 3 janelas iguais e uma maior, o início da janela maior indica a quantos graus está o 1º cilindro do PMS.

O avanço inicial da ignição é de 10 graus APMS (ou 7º no 2.0/Alcool). Para ajustá-lo, você terá que inibir a unidade de comando para que
a mesma pare de controlar o avanço. Para tanto, faça um jumper nos terminais A e B do conector de diagnóstico,
denominado conector ALDL, e ajuste o distribuidor com auxílio de uma lâmpada de ponto.


Causas de queima do Modulo HEI são atribuidas à: má qualidade dos componentes e
voltagem excessiva por defeito do regulador de voltagem do alternador e
eventuais curtos-circuitos e
super aquecimento por ausência ou ecxesso de pasta dissipadora de calor entre o HEI e a caarcaça do distribuidor.

ASSUNTO EM ABERTO para eventuais adições tecnicas e por experiências de quem domina o assunto aqui no forum.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 12 Mai 2011, 14:21, em um total de 2 vezes.
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diogoafonso
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Re: DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Mensagem não lida por diogoafonso »

Salve ...
Muito boa sua explicação !!! e muito util a informação
Abrass :smt023
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waldir
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Re: DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Mensagem não lida por waldir »

diogoafonso escreveu:Salve ...
Muito boa sua explicação !!! e muito util a informação
Abrass :smt023
Diogoafonso, obrigado.

Fiz um aditamento complementando as informações.
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Dino
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Re: DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Mensagem não lida por Dino »

E pro carburado, como é?????
Imagem Imagem

Fotos da carreta: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=12729 - Atualizadas - Final Pág.2
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waldir
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Re: DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Mensagem não lida por waldir »

Dino escreveu:E pro carburado, como é?????

Eu não sei...

É preciso pesquisar.

waldir
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waldir
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Re: DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Mensagem não lida por waldir »

waldir escreveu:
Dino escreveu:E pro carburado, como é?????

Eu não sei...

É preciso pesquisar.

waldir

Dino,
veja no link que a explicação contempla os Monzas Carburados no quesito Distribuidor

http://www.webmecauto.com.br/comofuncio ... izada1.asp


waldir
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Re: DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Mensagem não lida por tiagopbastos »

waldir escreveu: Causas de queima do Modulo HEI são atribuidas à: má qualidade dos componentes e
voltagem excessiva por defeito do regulador de voltagem do alternador e
eventuais curtos-circuitos e
super aquecimento por ausência ou ecxesso de pasta dissipadora de calor entre o HEI e a caarcaça do distribuidor.

ASSUNTO EM ABERTO para eventuais adições tecnicas e por experiências de quem domina o assunto aqui no forum.

Abs

waldir
Na segunda feira (16/05) tive que trocar o HEI, apos ler o texto acima percebi que o MEXANICO que instalou o novo HEI não colocou pasta termica que veio junto com a peça.

Ótimo tópico, com certeza ja ajudou e vai ajudar muitos como eu.

abraços.
UP's
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Antena elétrica
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waldir
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Re: DISTRIBUIDOR - FUNCIONAMENTO

Mensagem não lida por waldir »

tiagopbastos escreveu:
waldir escreveu: Causas de queima do Modulo HEI são atribuidas à: má qualidade dos componentes e
voltagem excessiva por defeito do regulador de voltagem do alternador e
eventuais curtos-circuitos e
super aquecimento por ausência ou ecxesso de pasta dissipadora de calor entre o HEI e a caarcaça do distribuidor.

ASSUNTO EM ABERTO para eventuais adições tecnicas e por experiências de quem domina o assunto aqui no forum.

Abs

waldir
Na segunda feira (16/05) tive que trocar o HEI, apos ler o texto acima percebi que o MEXANICO que instalou o novo HEI não colocou pasta termica que veio junto com a peça.

Ótimo tópico, com certeza ja ajudou e vai ajudar muitos como eu.

abraços.

Como complemento da informação... (sobre aplicação análoga e da mesma pasta)

Camada de pasta térmica

Como a pasta térmica ainda é várias vezes menos condutora de calor que o cobre ou alumínio, a função dela deveria se restringir apenas ao projetado: expulsar o ar dos vales e preencher com um melhor condutor térmico. Nada mais que isso.
Daí que a camada de pasta térmica tem de ser a mais fina possível.
Apenas o mínimo suficiente para cumprir sua função básica.

- Planicidade e rugosidade da superfície do dissipador

Já que a condução de calor ocorrerá por superfícies em contato, e superfície do microprocessador é PLANA com uma precisão de décimos de mícrons, a superfície do dissipador deveria também ser PLANA com tal precisão.
A rugosidade da superfície deveria ser tal que nem existissem vales microscópicos, um acabamento espelhado de tão polido, muito menos com rugosidades visíveis a olho nu.
Por isso que em dissipadores caros a superfície é polida como um espelho e PLANA com uma precisão micrométrica.
....

COMENTO que ao pegarmos um modulo Hei verificamos quão liso é a superfície metálica e diferente desta é a aspereza do alumínio dissipador da carcaça de alumínio do distribuidor onde a pasta fará melhorar o contato. Porém como foi dito acima o excesso de pasta pode ser prejudicial. O caminho do meio é o ideal, ou seja, nem excesso de pasta e nem ausência de pasta.

Abs

waldir
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