
Esquema: Doutor IE
Sensor de Rotação/Bobina Impulsora
Nos sistemas de Ignição Eletrônica, os sensores de rotação, posição da árvore de manivelas,
fase do comando de válvulas e velocidade podem ser de Efeito Hall
Sensor Hall (Modulo - HEI (High Energy Ignition))
Localizado no conjunto distribuidor, o sensor Hall é de extrema importância para
o bom funcionamento do sistema de IE. É utilizado pela maioria dos veículos injetados
que ainda utilizam distribuidor de ignição (ignição dinâmica).
Na realidade, quem controla o disparo da centelha e o seu avanço é a UCE do sistema de injeção. O
módulo HEI só controla o disparo da centelha no momento da partida, ou quando houver uma rotação muito baixa.
O disparo e o avanço da centelha é controlado pelo módulo HEI de potência em função dos pulsos gerados na bobina impulsora do distribuidor.
O avanço inicial da ignição é fixo e a unidade de comando do sistema de injeção não tem nenhum controle sobre o sistema.
Esse modo é utilizado durante a partida (rotação inferior a 450 rpm) ou quando a unidade de comando detectar
alguma falha na interação com o módulo de potência.

Esquema: Unujaí - Universidade
Durante a partida ou com o motor em funcionamento, envia sinais (pulsos negativos) para a UCE calcular a
rotação do motor e identificar a posição da árvore de manivelas. Sem esse sinal, o sistema não entra em funcionamento.
Estes pulsos são contados pela unidade de comando durante um determinado tempo a fim de se obter o valor de
rotação e a posição da árvore de manivelas. A unidade de comando utiliza esses pulsos para sincronizar a injeção de
combustível.
Não recebendo esses pulsos a unidade de comando não irá controlar o funcionamento da válvula injetora.
O sensor Hall é uma pastilha semicondutora alimentada com tensão de aproximadamente 12VDC.
O movimento de rotação do eixo distribuidor é transmitido ao disco giratório que possui 4 janelas.
Quando a abertura do disco giratório está posicionada entre o sensor Hall e o imã permanente, o sensor fica imerso no campo magnético do imã.
Nesta situação é emitido um sinal negativo que gera no interior da UCE uma tensão de aproximadamente 12VDC

Esquema: Doutor IE
Em função da freqüência de variação do sinal entre zero e 12VDC, a UCE calcula a rotação do motor.
O disco giratório pode ter 4 janelas iguais ou 3 janelas iguais e uma maior, dependendo do sistema. No disco de 4 janelas iguais,
o início das janelas, indica a quantos graus estão dois dos cilindros do PMS.
No disco de 3 janelas iguais e uma maior, o início da janela maior indica a quantos graus está o 1º cilindro do PMS.
O avanço inicial da ignição é de 10 graus APMS (ou 7º no 2.0/Alcool). Para ajustá-lo, você terá que inibir a unidade de comando para que
a mesma pare de controlar o avanço. Para tanto, faça um jumper nos terminais A e B do conector de diagnóstico,
denominado conector ALDL, e ajuste o distribuidor com auxílio de uma lâmpada de ponto.
Causas de queima do Modulo HEI são atribuidas à: má qualidade dos componentes e
voltagem excessiva por defeito do regulador de voltagem do alternador e
eventuais curtos-circuitos e
super aquecimento por ausência ou ecxesso de pasta dissipadora de calor entre o HEI e a caarcaça do distribuidor.
ASSUNTO EM ABERTO para eventuais adições tecnicas e por experiências de quem domina o assunto aqui no forum.
Abs
waldir