"Falhas" no alternador.
-
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: - SELECIONE --------
"Falhas" no alternador.
Fala galera Monzeira! Tudo tranquilo com todos?
Comigo está mais ou menos.
Semana retrasada meu carro apresentou um problema que se repetiu esse fim de semana.
Não sei por que cargas d'água o alternador parecia não estar carregando.
Sai de noite, escutando um som e talz e de repente reparo que o som começa a desligar sozinho. Quando olhei para o marcador de bateria do painel, ele estava bem para baixo, muito mesmo, que, ao descer do carro para verificar se a correia do alternador não tinha arrebentado (pq isso já aconteceu uma vez, até bem recente) reparei que apenas um farol estava aceso. Como estava a noite, fui para casa e fiquei de levar o carro no eletricista no dia seguinte. Quando dei um tranco no carro no dia seguinte, o ponteiro de marcação da carga estava normal. Tudo bem, como era sábado, deixei passar batido e acabei não levando o carro para olhar.
Porém, na quinta feira, indo para um sitio que fica perto da Serra do Cipó (uns 70km de BH), após andar uns 50km o som começa a desligar novamente e reparo mais uma vez que o ponteiro da bateria está bem baixo. E baixava mais ainda quando eu pisava no freio ou dava seta.
Cheguei no sitio desse amigo meu, desliguei o carro e: ele não virava nada!
No dia seguinte, fizemos uma chupeta e o marcador volta para o normal, como se nada tivesse acontecido. Deixei o carro ligado um tempo, para ver se não ia acontecer nada, realmente, tinha voltado ao normal.
Na segunda, fui no eletricista e expliquei a situação para ele. Medimos a corrente na bateria e: na lenta, em torno dos 900~1000rpm o multimetro variava entre 13,5v e 13,8v. Acelerando, colocando 1500rpm o multímetro marcava 14,0v.
Ele disse que meu alternador esta carregando até bem, mas que se eu quisesse ele tirava e dava uma conferida.
Será mesmo o alternador? Devo realmente abrir para conferir ou pode ser algum outro problema?
Foi mal o texto grande. Tentei colocar o máximo de informações para facilitar esclarecimentos.
Comigo está mais ou menos.
Semana retrasada meu carro apresentou um problema que se repetiu esse fim de semana.
Não sei por que cargas d'água o alternador parecia não estar carregando.
Sai de noite, escutando um som e talz e de repente reparo que o som começa a desligar sozinho. Quando olhei para o marcador de bateria do painel, ele estava bem para baixo, muito mesmo, que, ao descer do carro para verificar se a correia do alternador não tinha arrebentado (pq isso já aconteceu uma vez, até bem recente) reparei que apenas um farol estava aceso. Como estava a noite, fui para casa e fiquei de levar o carro no eletricista no dia seguinte. Quando dei um tranco no carro no dia seguinte, o ponteiro de marcação da carga estava normal. Tudo bem, como era sábado, deixei passar batido e acabei não levando o carro para olhar.
Porém, na quinta feira, indo para um sitio que fica perto da Serra do Cipó (uns 70km de BH), após andar uns 50km o som começa a desligar novamente e reparo mais uma vez que o ponteiro da bateria está bem baixo. E baixava mais ainda quando eu pisava no freio ou dava seta.
Cheguei no sitio desse amigo meu, desliguei o carro e: ele não virava nada!
No dia seguinte, fizemos uma chupeta e o marcador volta para o normal, como se nada tivesse acontecido. Deixei o carro ligado um tempo, para ver se não ia acontecer nada, realmente, tinha voltado ao normal.
Na segunda, fui no eletricista e expliquei a situação para ele. Medimos a corrente na bateria e: na lenta, em torno dos 900~1000rpm o multimetro variava entre 13,5v e 13,8v. Acelerando, colocando 1500rpm o multímetro marcava 14,0v.
Ele disse que meu alternador esta carregando até bem, mas que se eu quisesse ele tirava e dava uma conferida.
Será mesmo o alternador? Devo realmente abrir para conferir ou pode ser algum outro problema?
Foi mal o texto grande. Tentei colocar o máximo de informações para facilitar esclarecimentos.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: "Falhas" no alternador.
Esse é sintoma clássico de problemas com regulador de tensão do alternador. Muitas vezes esse sintoma ocorre de forma intermitente, e com pouca tensão ou pior, excesso de tensão. Se seu alternador for Bosch (não mencionou a marca), pode ser trocado esse regulador sem tirar o alternador do carro.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SR (Nível 4)
Exatamente esse detalhe que eu imaginei que estivesse faltando. Vou verificar e daqui a pouco eu posto aqui.
Tem alguma idéia de quanto custa esse regulador professor? Como já dizia Raul: É fim de mês, é fim de mês!
Muito obrigado!
Tem alguma idéia de quanto custa esse regulador professor? Como já dizia Raul: É fim de mês, é fim de mês!
Muito obrigado!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
Regulador de tensão não é caro, mas nem mencionou a marca do alternador do seu Monza... se for Delco ou Arno, vai ter que desmontar todo alternador e, Bosch, como disse antes, pode ser trocado sem mesmo retirar o alterando do carro. No alternador Bosch o regulador é externo.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Amigo, o regulador da marca GAUSS, para o alternador Arno, custa em torno de R$18,00 a R$20,00.
O meu estava exatamente com o mesmo sintoma do teu, porém, o regulador de tensão era novo, e, o triodo também.
Abri ele para analisar, e, quando percebi, o conjunto retificador estava com 2 diodos soltos.
O que acontecia.
O carro de início, gerava normalmente, porém, depois, o ponteiro ia baixando, baixando, e baixando, então, não estava gerando suficiente, o carro consumia mais do que gerava.
Troquei a placa retificadora, aproveitei e dei uma limpeza no alternador, montei, e, belezinha, está novinho!
Retificador (transforma corrente alternada em contínua)

Regulador de tensão (voltagem)

Triodo

PS: Todos estes ítens, são do alternador ARNO.
O meu estava exatamente com o mesmo sintoma do teu, porém, o regulador de tensão era novo, e, o triodo também.
Abri ele para analisar, e, quando percebi, o conjunto retificador estava com 2 diodos soltos.
O que acontecia.
O carro de início, gerava normalmente, porém, depois, o ponteiro ia baixando, baixando, e baixando, então, não estava gerando suficiente, o carro consumia mais do que gerava.
Troquei a placa retificadora, aproveitei e dei uma limpeza no alternador, montei, e, belezinha, está novinho!
Retificador (transforma corrente alternada em contínua)

Regulador de tensão (voltagem)

Triodo

PS: Todos estes ítens, são do alternador ARNO.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
Colocar coisas dessa marca gaus, é ter dor de cabeça! Coloca num dia, no outro queima! Não recomendo!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro SR (Nível 4)
Galera, não consegui ver a marca do alternador. Não olhei muito bem pois estou em horário de serviço, mas tirei 2 fotos, de repente da pra ver o modelo ou a marca.

Ps.: Fotos de celular. Qualidade ZERO.
Valeu galera!

Ps.: Fotos de celular. Qualidade ZERO.
Valeu galera!
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Vixi! já se passou um dia, e, não queimou ainda não! rs.Diego Paiva escreveu:Colocar coisas dessa marca gaus, é ter dor de cabeça! Coloca num dia, no outro queima! Não recomendo!
qual marca eu compro então Diego? A que tinha lá, era da IKRO, e me disseram que é ruim também, não encontrei de outra marca.
Falow!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990