
MOTOR DE PARTIDA
o motor de partida, também conhecido como motor de arranque é responsável pela partida do veículo. Seu principio de funcionamento é inverso ao do alternador, uma vez que ele transforma energia elétrica da bateria em energia mecânica, para acionamento do motor do automóvel.
Quando o condutor gira a chave do veículo totalmente, o motor de partida é acionado e mantido em funcionamento até que a chave se solte.
A alimentação de energia elétrica no motor de partida é feita diretamente por um cabo ligado a bateria.
Acompanhe na foto acima:
Durante o funcionamento o solenóide/automático (6) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por
sua vez desliza o bendixlroda Iivre(2) até acoplar com a cremalheira (roda dentada no volante do motor de combustão) ao mesmo tempo o solenóide fecha o circuito principal energizando a bobina(4) e o induzido(3) através das escovas(5), criando um campo magnético e assim o movimento de rotação. Os mancais(1) são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.
Cuidados com o motor de arranque:
Ele consome muita energia e foi desenvolvido para funcionar por um curto período de tempo, portanto acione ele apenas dez segundos durante cada tentativa de partida e espere mais de trinta segundos entre uma tentativa e outra. Estas medidas permitem aumentar a vida útil de qualquer tipo de motor de arranque, se for exigido demais ele estraga facilmente.
Esta peça funciona apenas por alguns segundos durante a partida e, depois, não é mais utilizada, pode-se dizer que é um componente de baixíssima manutenção e alta durabilidade, principalmente em carros novos. Porém, também podem apresentar defeitos que, em geral, estão ligados à má utilização.
Entre as situações mais comuns que geram danos ao motor de arranque, estão as seguintes:
• 1. Insistência em manter o motor de partida funcionando quando o motor não pega.
• 2. Acionamento do motor de arranque quando o motor já está funcionando.
Quando é necessário que o motor de partida mantenha-se acionado por mais de 10 segundos, significa que há algum problema dificultando a ignição do motor principal do carro. Insistir com o motor de partida, pode causar superaquecimento e a consequente queima dos componentes intemos, principalmente o induzido. Geralmente, estes problemas podem estar ligados ao combustível (ou a falta dele), bobinas de ignição ou velas de ignição.
É comum, também, que o motorista venha a acionar acidentalmente o motor de arranque quando o motor já está funcionando. Isto acaba forçando o motor de partida a girar em altíssimas rotações, podendo danificar componentes como rolamentos, ou pancadas fortes na sua carcaça, causando mal contato dos componentes.
Fonte desta Informação: Verdade Genuína GM - Ano II Nº 21 Março 2011