No motor de 4 tempos(admissão, compressão, explosão e exaustão) a inflamação/explosão da mistura ar e combustível deve se iniciar no final da compressão; isto é, a faísca da vela (centelha de alta tensão da bobina) deve ocorrer milímetros antes da superfície do pistão atingir o PMS – Ponto Morto Superior.

ou
http://img339.imageshack.us/i/grauspms0.png
O avanço da ignição se faz necessário devido à mistura ar/combustível não se inflamar por completo instantaneamente para que gere uma pressão máxima para um bom rendimento no motor. Portanto, a queima se dá de forma progressiva levando certo tempo para a combustão total.
Quando o pistão esta em PMS, dizemos que ele está em 0° (zero grau). Porém, a ‘faísca’ da vela é lançada na câmara antes do PMS que significa que a árvore de manivelas não atingiu o ponto 0º.

ou
http://img855.imageshack.us/i/grauspms.png
O avanço da ignição é o ângulo (em graus) faltante para que o pistão chegue ao 0°. No caso do Monza 1.8 a gasolina; 1.8 a álcool e 2.0 a gasolina, a especificação é de 10° APMS (Antes do Ponto Morto Superior); e nos motores 2.0 a álcool a especificação é de 7° APMS
Se o motor estiver com o avanço atrasado, perderá rendimento por que a mistura ar/combustível estará totalmente queimada quando o pistão estiver descendo, quando então ocorre a perda de pressão e o pistão recebe menor impulso.
Se e quando o avanço estiver muito adiantado, haverá uma contra pressão no pistão, portanto, terá dificuldades para atingir o PMS e tal exagero reflete em uma partida pesada.
(informações disponíveis na NET)
waldir