Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por 500EF »

Eu já tinha comentado aqui no fórum de mais este projeto meu, executado na oficina Motorforte BH.

Para não bagunçar o outro tópico, do meu Vectra, resolvi criar este separado.

Aqui estão as fotos do processo que serão colocadas no site da oficina:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já fui ao litoral com o carro e voltei (cerca de 1.500 km no total). Até agora tudo perfeito. Rodando com 100% de álcool, funcionamento perfeito frio ou quente, muito mais torque em todas as faixas e muuuito mais potência em alta (o regime de potência máxima saltou de 4.800rpm para 5.400rpm), mantendo a injeção 100% original.

Fiz a média de consumo no trecho de volta do litoral, subindo de 0 para 1000m de altitude, com 5 pessoas e bagagem até o teto, andando forte o tempo todo, fez 6,2 km/l. Em trechos parciais, na ida, chegou a passar de 7 km/l, dependendo do peso do pé direito.

E a vantagem é que este cabeçote pode ser usado em qualquer GM família II depois, caso eu venda a Blazer um dia. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
[email protected] 1 bar-Legalizado.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por RicardoDS »

Opa, legal :D
Como era o consumo na mesma viagem quando estava na gasolina?

Em breve vou abrir um tópico pro Celta, também estou fazendo umas maldades com ele :mrgreen:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por 500EF »

RicardoDS escreveu:Opa, legal :D
Como era o consumo na mesma viagem quando estava na gasolina?

Em breve vou abrir um tópico pro Celta, também estou fazendo umas maldades com ele :mrgreen:
No mesmo trecho, com a mesma carga e na mesma velocidade, duvido que fizesse muito mais que 8 km/l na gasolina...

E o consumo deste tipo de carro muda muito quando você sai da casa dos 100 km/h para velocidades maiores... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
[email protected] 1 bar-Legalizado.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por Diego Paiva »

500EF escreveu:
E o consumo deste tipo de carro muda muito quando você sai da casa dos 100 km/h para velocidades maiores... :smt023
O câmbio é extremamente curto. A +/- 100km/h.. já passa dos 3 mil giros.... Pelo menos na s10 é assim.
Agora fico imaginando isso com mais torque... orginal já é um tratorzinho, imagina com mais torque... :smt005
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por José Leal »

Deve ter ficado bem legal depois desse tapa.
É impressão minha ou os pistões da Blazer possuem um pequeno dome?

Ricardo, como o Celta já tem alta compressão, o que mais vc tá pensando?!
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por 500EF »

Diego Paiva escreveu: O câmbio é extremamente curto. A +/- 100km/h.. já passa dos 3 mil giros.... Pelo menos na s10 é assim.
A minha é da primeira que saiu com a frente "pitbull" e não vinha com conta-giros no painel... :cry:

No dia que fomos verificar os parâmetros da injeção com o notebook ligado a ela (última foto), em uma pista de testes, enchendo a quarta-marcha, a uns 140~150 km/h, estava perto dos 5400rpm. Foi quando ela abaixou o nariz, por ter atingido a rotação de potência máxima, que originalmente era em 4800rpm (só aí são 12,5% de ganho de potência, já que potência=rpmxtorque... Sem falar que o torque também aumentou, então já viu onde deve ter ido parar a potência máxima, né? hehehe).

Mai$ para frente vou trocar o painel dela por um que tenha conta-giros. Com coisa de uns R$350,00 já consigo comprar um novo.
Agora fico imaginando isso com mais torque... orginal já é um tratorzinho, imagina com mais torque... :smt005
Ficou muito gostosa de dirigir. É só encostar no acelerador que dá um pulo... Lugares na estrada onde antes eu tinha que puxar a quarta, agora vence em quinta sem dificuldade.

José Leal escreveu:Deve ter ficado bem legal depois desse tapa.
É impressão minha ou os pistões da Blazer possuem um pequeno dome?
Têm uma cava funda nas bordas e um dome no centro.
Ricardo, como o Celta já tem alta compressão, o que mais vc tá pensando?!
[/quote]

Alta para gasolina, mas se for rodar exclusivamente com álcool, dá para melhorar bem ainda... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
[email protected] 1 bar-Legalizado.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por RicardoDS »

José Leal escreveu:Ricardo, como o Celta já tem alta compressão, o que mais vc tá pensando?!
Iniciei removendo restrições que a p?opria Gm fez nesse motor.
A caixa do filtro de ar tem uma caixa ressonadora. (teu Vectra deve ter também) Essa caixa serve para diminuir o barulho da passagem do ar pela admissão. Ele corta uma ressonância que o VHC tem lá pelos 2500rpm (só aparece em WOT).

O problema é que a entrada do ar na caixa do filtro mede (por exemplo, não medi) "X mm". A entrada do ar na caixa ressonadora mede uns "X-15% mm).
Além disso, tem um cano dentro da caixa do filtro que faz uma curva, suspeito que para melhorar o torque em baixa, mas atrapalha em alta.

O que fiz até agora? Arranquei tudo fora, ficou só a caixa do filtro de ar original, mas sem os penduricalhos.
Só aí, aqui na pista de testes, ganhei aprox. 6~7km/h (medido sempre no mesmo ponto de passagem) em um teste padrão que tenho.

Próximo passo é, quando o preço do alcool cair (espero que caia), voltar a rodar no álcool.
Fiz uma roda fônica regulável, aí pra rodar no alcool adianto o ponto na roda fônica, isso compensa a falta de taxa (só 12,6:1).

Ainda estou estudando outras alterações, qualquer dia conto pra vocês :smt023

Tudo coisa pequena, pra deixar o manquinho menos manco. :lol:
Punto 1.4 até 110km/h anda junto, mas não passa :smt005
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por José Leal »

500EF escreveu:Têm uma cava funda nas bordas e um dome no centro.
Ah, tá! Mas que rolo é esse que a GM fez nesses pistões, heim? Não poderia usar os "normais", iguais ao do Monza gasolina mesmo? Essa cabeça diferente, altera algo no desempelho do motor.
RicardoDS escreveu:Iniciei removendo restrições que a p?opria Gm fez nesse motor.(...)
No Vectra têm essas caixas ressonadoras, mas é no CAI. Dentro da cx do filtro, tem um cone que tb contribui para diminuir o barulho.

Boa sorte para vcs aí nessa empreitada.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Responder