FLASH OVER - CABOS IGNIÇÃO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

FLASH OVER - CABOS IGNIÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

Flash Over

o efeito flash over acontece quando há fuga de corrente entre o terminal do cubo e a vela de ignição, formando um arco voltaico.

Nessa situação, tanto a vela quanto o cabo ficam marcados por onde percorreu a alta tensão. Assim, o técnico deve substituir as velas e os cabos.

Observe que podem ocorrer entre a torre do transformador e do cabo de ignição, exigindo a troca desses componentes.

Nos cabos de ignição, aparecem riscos esbranquiçados no lado interno do terminal de borracha.

Causas do flash over

- velas de ignição com desgaste acentuado nos eletrodos

- mistura pobre, principalmente, no GNV

- ponto de ignição atrasado

- folga excessiva entre os eletrodos da vela

- presença de resíduo, umidade ou folga entre a capa protetora de borracha do cabo de ignição e
a superfície do isolador cerâmico da vela e/ou torre da bobina/transformador.

- taxa de compressão elevada

Imagem

Imagem

Fonte: NGK
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder