TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por teste »

Se eu fizer isso o valor que me da e 0,05. agora se eu colocar o positivo no positivo da bateria e o negativo na agua me da 10,30 sendo que na bateria me da 12,30 e vc disse que tem que dar o mesmo valor... com vc disse que dependendo do aditivo da 0 ou 0,05 eu axo q o meu tem adtivo.. vai sabe rs. t+ vlw
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por RicardoDS »

Waldir, acho que o amigo "teste" (que nome heim? hahahaha) está se referindo a isto:
waldir escreveu: Se colocar a ponta de prova vermelha no positivo da bateria e a negativa/preta no liquido de arrefecimento medirá a tensão da bateria 12,65V (em descanço e motor gelado)
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por teste »

Isso ai ricardo... realmente o nome e estranho hauhau da pra muda?? vlw t+
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por waldir »

RicardoDS escreveu:Waldir, acho que o amigo "teste" (que nome heim? hahahaha) está se referindo a isto:
waldir escreveu: Se colocar a ponta de prova vermelha no positivo da bateria e a negativa/preta no liquido de arrefecimento medirá a tensão da bateria 12,65V (em descanço e motor gelado)
Ricardo e teste,
conferi agora no meu para vir comentar aqui ( meu motor está quente) A medição foi: bateria 12,60V ; negativo na água do reservatório 12,35V (queda de 0,25V)
e a condutividade está em 0,14V abaixou 0,01V acho que devido o motor quente.
teste = Se eu fizer isso o valor que me da e 0,05. agora se eu colocar o positivo no positivo da bateria e o negativo na agua me da 10,30 sendo que na bateria me da 12,30 e vc disse que tem que dar o mesmo valor... com vc disse que dependendo do aditivo da 0 ou 0,05 eu axo q o meu tem adtivo.. vai sabe rs. t+ vlw
teste, vc dise que colocou água da torneira e agora está dizendo que não sabe sem tem o etileno glicol neutralizando a água. É importante vc saber se tem o aditivo pq é ele que neutraliza a água e diminui a condutividade, além de aumentar o ponto de ebulição do liq refrigerante no mínimo em 6ºC.

O teste de condutividade é para identificar o ponto de troca do liquido de arrefecimento, por que acima de 0,30V o efeito galvânico aumenta muito pq fica muito material metálico em suspensão devido a corrosão galvanoplástica.

Pode ser que o seu liquido refrigerante esteja neutro e a medição via liquido caia 2V... como no meu caso está com 0,15V de condutividade é o suficiente para transmitir a negatividade/aterramento do motor. (só irei comprovar isso quando trocar o liquido refrigerante + lavagem do sistema e reposição do aditivo)

Sugiro: saber se foi colocado o aditivo e se os pontos de aterramento estão bem apertados, e eficientes.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por waldir »

teste,

agora caiu minha ficha... e demorou :smt021
teste = Se eu fizer isso o valor que me da e 0,05. agora se eu colocar o positivo no positivo da bateria e o negativo na agua me da 10,30 sendo que na bateria me da 12,30 e vc disse que tem que dar o mesmo valor... com vc disse que dependendo do aditivo da 0 ou 0,05 eu axo q o meu tem adtivo.. vai sabe rs. t+ vlw

Eu ACHO que o seu multímetro está danificado

Veja a observação no pé do diagrama:

Imagem

Com 12,3V equivale à 55% de carga... se vc der tres partidas seguidas e não acionar o motor/alternador corre o risco de ficar à pé.

Confira o seu multímetro com outro ou passe numa autoelétrica e confira.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por teste »

Se eu medir minha bateria so pela bateria marca esse valor sim... a bateria da boa.. agora so na gua q diminui mesmo.. deve ser pq ta com liquido de arrefecimetno.. desculpa minha ignorancia nessa parte. e que tive um gol quadrado e qdo coloquei o liquido a agua fico verde e como a do monza ta clarinha pensei que tava pura... mas axo que nao.. vlw t+
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por waldir »

teste escreveu:Se eu medir minha bateria so pela bateria marca esse valor sim... a bateria da boa.. agora so na gua q diminui mesmo.. deve ser pq ta com liquido de arrefecimetno.. desculpa minha ignorancia nessa parte. e que tive um gol quadrado e qdo coloquei o liquido a agua fico verde e como a do monza ta clarinha pensei que tava pura... mas axo que nao.. vlw t+

Então beleza!

Meça daqui uns tres meses e vá acompanhando.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
gleidson
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1714
Registrado em: 31 Ago 2008, 11:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por gleidson »

medi o meu e deu 0,04v, logo mais vou ter de trocar a agua mesmo...
MONZEIROS DE GUARULHOS !


Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem
Responder