TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
mateus dumont
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Mar 2019, 12:58
Cidade: INDAIATUBA
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por mateus dumont »

Olá amigo. Troquei o bloco parcial coloquei do Astra veio com bomba pra tensor pequeno o que devo fazer?
Já que não consigo dar a tensão da correia, qual devo usar neste tensor?
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por rafamts »

Atualmente estou usando tensionador Rolt com rolamento Nsk. Já é a segunda vez que uso. O original Made in Canadá tá difícil de achar...
tuba
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Abr 2018, 11:13
Cidade: primavera
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por tuba »

Boa tarde monzeiros! Meu Monza GL é 95 mod 96 2.0 a gasolina, e usa tensionador automático. gostaria de saber se tensiona no sentido horário ou anti horário. obrigado a tds.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

tuba escreveu: 14 Set 2019, 13:58 Boa tarde monzeiros! Meu Monza GL é 95 mod 96 2.0 a gasolina, e usa tensionador automático. gostaria de saber se tensiona no sentido horário ou anti horário. obrigado a tds.
Os modelos 96 não utilizam tensionar automático. Deixe a bomba d'água na ressalto do bloco do motor e, tensiona no sentido anti horário o tensionador para posição bem esticada, dá duas voltas no motor e tensiona de forma que o ponteiro fique na marcação desejada, correia nova ou correia usada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por tyo »

Na realidade nenhum Monza usa tensor automático. Nos modelos até 95 o tensionamento se da pela bomba d'água até que os furos do tensor se alinhem como descrito no manual de reparações, não adianta só tirar o pino do tensor.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tuba
O ruim, quando se trata de carro de ano e modelo diferentes, como o do seu (95/96), é saber exatamente qual sistema ele usa.
Pode ser o sistema usado até 95, como pode ser o sistema usado a partir de 96. Isso depende muito do estoque de peças no momento da montagem do carro.
No 96 quase tudo é diferente
Começa pela correia, que tem dentes e comprimento diferentes
O percurso dela é diferente também, além do tensionador ter um ajuste, através de um parafuso, coisa que até 95 não existia. No 95 e anteriores o ajuste manual se faz girando a bomba d'água. O próprio tensionador é fixado em local diferente, sobre a bomba de óleo. Nos anteriores é no bloco do motor.

Seria ideal que você postasse fotos do motor aqui. A não ser que tenha certeza se o sistema de correia é 95 ou 96.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
tuba
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Abr 2018, 11:13
Cidade: primavera
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por tuba »

Boa noite monzeiros! Obg por vcs me responderem. O meu Monza gl 4pts é ano 95 e modelo 96 e tem ar e direção de fabrica, e usa pcs do Monza ano 96 / 96. Correia dentada sempre usei gates 40802X20XS 146 dentes e o tensionador dele é GM 93353848. Porque vejo vídeos no Youtube e uns diz sentido anti horário e já vi matéria aq no monzeiros q é sentido horário. Por isso q fica a dúvida na minha cabeça. Mas quando eu troco sempre tensionei no sentido horário. Dizem que o Monza modelo 96 c motor F2 é assim. Que falam porque se tensionar no sentido errado força a bomba d'água. Ah e aproveitando o gancho, o rolamento da correia que toca o alternador e bomba da direção tem sentido tb? aquela porca 17 que fica atrás do rolamento. Desculpem pelo texto grande kkkk! Obg a tds!! abçs
Responder