TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Como é o esquema das correias do monza 96? mudo o tipo da dentada? o esticador é outro?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

dbzronaldo escreveu:Como é o esquema das correias do monza 96? mudo o tipo da dentada? o esticador é outro?
É exatamente igual ao Vectra, Astra, Zafira...

o tensionador é outro, bem como a correia que tem quantidade e forma de dentes diferente dos modelos até 95, e as polias também são diferentes para acompanhar a correia, que tem outro material mais resistente em sua confecção HNBR.
No Monza 96, como nos Chevrolet mais novos, a bomba d'água não precisa mais ser alterada para tensionar a correia. Essa função agora é do tensionador. Ou seja, deixa a bomba d'água fixa (embora pode ser alterada) e se tensiona a correia pelo tensionador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por dbzronaldo »

LEgal mesmo.... Quando fui comprar a correia dentada o cara me disse que pro monza 96 ela aguenta 60 mil km, e a do meu só tem de 20mil.
Acha viavel a troca de todos os tensores, correias e polias?
Troquei a correia dentada ontem, e tencionei pelo tensor... nao foi pela bomba dagua, aperto o tensor, coloco um pino travante e tiro a correia normalmente. é assim nao eh?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

dbzronaldo escreveu:LEgal mesmo.... Quando fui comprar a correia dentada o cara me disse que pro monza 96 ela aguenta 60 mil km, e a do meu só tem de 20mil.
Acha viavel a troca de todos os tensores, correias e polias?
Troquei a correia dentada ontem, e tencionei pelo tensor... nao foi pela bomba dagua, aperto o tensor, coloco um pino travante e tiro a correia normalmente. é assim nao eh?
Não é bem assim... Repare nos manuais do proprietário que a recomendação da troca de correia dentada é o mesmo para o Monza 96 e os anteriores. Ocorre que com a confecção da correia dentada em HNBR, a correia fica um pouco mais resistente ao calor do motor e alguns tipos de óleo, com relação as correias anteriores cloropreno. Mas o período de troca e os cuidados são os mesmos.

As polias se troca quando se encontra desgastes, quebra ou trincas, não se troca por prevenção. Já os tensionadores, esses sim tem recomendação de troca a cada troca de correia. A recomendação é que entre 10.000 e 15.000km se verifique o estado das correias, polias e tensionadores.

Se houver contaminação de óleo em qualquer correia, essa deve ser substituída.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por rafamts »

Amigos, troquei a correia dentada e o esticador do meu Monza. Coloquei correia Dayco e esticador SKF. Observei que a correia ficou um pouco fora do esticador. Será que isso pode me dar problemas futuros?

Abraço,
Rafael
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por frfavoreto »

Por acaso o bloco F2 aceita ambos os tipos de tensionadores da correia dentada ("automático" e fixo)? Meu motor é 2.0 1996 e creio que deveria usar o esticador "automático" porém ao inspecionar a correia dentada reparei que está usando o modelo mais simples, de tensão fixa.

Inclusive a correia está bem frouxa, percebi que o tensionador está muito mal instalado, possivelmente algum mexânico colocou o modelo errado, mas estou com essa dúvida.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O Monza e Kadett 96 usam tensionador da correia dentada diferente dos modelos fabricados até 1995. O tensionador é igual ao utilizado no Vectra, Astra, Zafira...
Nesse modelo de tensionador, não é preciso tensionar a correia pela bomba d'água como nos modelos anteriores e faz o ajuste pelo próprio tensor.
Como o tensionador, a correia, e polias também são diferentes dos modelos até 1995.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por frfavoreto »

Se eu quiser trocar o tensionador para o modelo automático bastaria comprá-lo e instalar ou teria que trocar também a capa traseira da correia? O bloco F2 aceita ambos os tensionadores?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Responder