TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
- waldir
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TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Carlos Freire e Amigos,
Quando troquei a junta do cabeçote foi trocada a Correia Dentada, há alguns meses,
e falei na ocasião que não precisava trocar o tensionador pq estava com mais de 1/2 vida.
Pergunto, é possível substituir o esticador (por cima) sem tirar a Correia Dentada do lugar para evitar
a conferência do sincronismo das polias conf. marcação, evitando tirar o protetor das correias do alternador e do ar,
utilizar o jacarezinho, tirar as velas para conferir o PMS tudo isso só por causa do esticador?
Sei que o tensionador vem com um pino de trava, ou com um folheto indicando o ponto de trava que deve ser retirado
após a instalação.
Observo que sei como fazer e já tive essa enorme mão de obra quando fui marcar o 'ponto zero' na capa plastica para aferição do avanço do distribuidor.
Agradeço comentários
Abs/waldir
Quando troquei a junta do cabeçote foi trocada a Correia Dentada, há alguns meses,
e falei na ocasião que não precisava trocar o tensionador pq estava com mais de 1/2 vida.
Pergunto, é possível substituir o esticador (por cima) sem tirar a Correia Dentada do lugar para evitar
a conferência do sincronismo das polias conf. marcação, evitando tirar o protetor das correias do alternador e do ar,
utilizar o jacarezinho, tirar as velas para conferir o PMS tudo isso só por causa do esticador?
Sei que o tensionador vem com um pino de trava, ou com um folheto indicando o ponto de trava que deve ser retirado
após a instalação.
Observo que sei como fazer e já tive essa enorme mão de obra quando fui marcar o 'ponto zero' na capa plastica para aferição do avanço do distribuidor.
Agradeço comentários
Abs/waldir
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Ao trocar o tensionador, deve fazer todos os procedimentos da troca da correia dentada. Não precisa remove-la do local, mas deve estar com as polias alinhadas e depois de tensiona-la, deve conferir se manteve o alinhamento. É um risco muito grande não seguir esses procedimentos.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
OK Carlos,
Quando eu fizer vou proceder conforme evitando riscos desnecessários...
colocar o carro no cavalete, por segurança, alguns parafusos à mais e deitar-me no chão algumas vezes fica por conta
de exercícios físicos e pela paixão ao Monza
obrigado
waldir
Quando eu fizer vou proceder conforme evitando riscos desnecessários...
colocar o carro no cavalete, por segurança, alguns parafusos à mais e deitar-me no chão algumas vezes fica por conta
de exercícios físicos e pela paixão ao Monza
obrigado
waldir
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Para trocar a correia dentada, só deito no chão para soltar e colocar a proteção de metal inferior, por conta dos 3 parafusos que ficam embaixo. Como tenho a ferramenta para tensionar a correia de acessórios, fica mais fácil. Já que sem ela e, como meu Monza tem A/C, só conseguiria tensionar essa correia por baixo do carro, colocando um chave de 17mm nas costas do tensionador. Os veículos se A/C, dá para tensionar por cima mesmo.
Ao fazer essa manutenção, giro o volante totalmente para direita, mas não tiro a roda e não levanto o carro.
Abs,
Carlos Freire
Ao fazer essa manutenção, giro o volante totalmente para direita, mas não tiro a roda e não levanto o carro.
Abs,
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Falei deitar devido essa chapa protetora mesmo. Quanto a levantar o carro, vc tem razão, não é necessário, só fica mais cômodo.Carlos A. Freire escreveu:Para trocar a correia dentada, só deito no chão para soltar e colocar a proteção de metal inferior, por conta dos 3 parafusos que ficam embaixo. Como tenho a ferramenta para tensionar a correia de acessórios, fica mais fácil. Já que sem ela e, como meu Monza tem A/C, só conseguiria tensionar essa correia por baixo do carro, colocando um chave de 17mm nas costas do tensionador. Os veículos se A/C, dá para tensionar por cima mesmo.
Ao fazer essa manutenção, giro o volante totalmente para direita, mas não tiro a roda e não levanto o carro.Abs,Carlos Freire
Referente ao tensionador da correia de acessórios eu fiz uma ferramentinha a partir de um esticador substituído, soldando dois parafusos na medida, que desbastados viraram pinos... artesanal, mas funcional.
Me falta ainda soldar um prolongamento numa chave 13 de boca ou estrela reta... para melhor comodidade, pq o espaço ali é critico.
Abs
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Como eu não tenho ferramenta especial, vai uma chave de boca 17 mesmo nas costas do tensionador... dai aperto o parafuso 13.
O ideal é por cima mesmo, pq você faz o tensionamento e já verifica se ficou correto
Mas prático mesmo, é o tensionador automático, muito bom... troquei o alternador da s10 em 2 palitos, muito mais rápido que no monza.
O ideal é por cima mesmo, pq você faz o tensionamento e já verifica se ficou correto
Mas prático mesmo, é o tensionador automático, muito bom... troquei o alternador da s10 em 2 palitos, muito mais rápido que no monza.
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- Carlos A. Freire
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Eu troquei as correias, incluindo a dentada, de um Astra 2006 automático de um amigo. Ele usa o tensionador automático para correia de acessórios. Já a correia dentada e seu tensionador é exatamente igual ao meu Monza. Agora... levei mais tempo para essa manutenção. Ele tem coxim (que estava quebrado e também substitui) que vai fixado bem no meio da capa da correia dentada. Para manutenção na correia, devemos apoiar o motor, remover esse coxim... dá muito mais trabalho do que o meu Monza.
Abs,
Carlos Freire
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Carlos Freire
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
É que na s10 o motor é longitudinal! Tem mais espaço!
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