Página 1 de 2

AGUA SUMINDO

Enviado: 11 Nov 2010, 21:48
por Roberto Bomba
BOA NOITE, TODO DIA QUANDO VOU SAIR COM MEU CARRO VERIFICO O NIVEL DE AGUA NO RESERVATORIO E ELE SEMPRE ESTA SECO.
COMO NÃO TEM NENHUM VAZAMENTO NAS MANGUEIRAS, MINHA BOMBA TEM DOIS MESES DE USO E JA LI AQUI QUE A JUNTA DO CABEÇOTE PODE SER CAUSADORA TBEM DO SUMIÇO DA AGUA. GOSTARIA DE SABER COMO E FEITO A AVALIAÇÃO PARA SABER SE E A JUNTA, OU NÃO TEM COMO SABER SO TROCANDO A MESMA.

Re: AGUA SUMINDO

Enviado: 11 Nov 2010, 22:26
por Fabio José Kiedis
Ai companheiro com o meu monza aconteceu o mesmo e o problema estava no radiador do ar quente estava furado da uma olhadinha debaixo do tapete do passageiro se estiver molhado provavelmente é oque citei acima boa sorte!

Re: AGUA SUMINDO

Enviado: 11 Nov 2010, 22:52
por luiz carlos Hk
o meu foi a mesma coisa, radiador do ar quentee!
abraço

Re: AGUA SUMINDO

Enviado: 12 Nov 2010, 08:47
por Carlos A. Freire
Deve colocar a ferramenta para verificar onde vaza. Podendo ser até na tampa do reservatório. Alguns vazamentos não são vistos, por acontecer na forma de vapor, quando o motor está quente. Antes de abrir o motor para troca de junta, deve fazer avaliação em todas as possibilidades, inclusive nas peças novas que foram trocadas. Nunca deixe de avalia-las também, pois peças novas podem apresentar problemas nelas ou na instalação inadequada.
Tive um Monza SL/E 91, que troquei a bomba d'agua por motivo de vazamento, e no dia seguinte, voltou o vazamento. Retirei a bomba e troquei novamente por outra da mesma marca, que na época use Brosol , e o problema foi solucionado. Já pensou se deixo de lado e procuro em outro local porque a bomba é nova? Esse foi só um exemplo, mas tive outros componentes novos e alguns original que tiveram problemas quando novos.

Abs,

Carlos Freire

Re: AGUA SUMINDO

Enviado: 20 Nov 2010, 12:07
por ayjfer
Bom dia, o Carlos Freire tem razão, deve-se verificar tudo o que diz respeito ao arrefecimento. Seu veículo já sumia água antes de trocar a bomba ? Em relação a tampa do reservatório, troque-a, o custo é baixo, se o seu veículo possuir ar quente, verifique também. Geralmente quando é cabeçote, a água pode misturar no óleo, as velas ficam com as pontas enferrujadas e também a água retorna com alta pressão no reservatório, pelo fato de o cabeçote estar com algum problema, aconselho você a levar seu veículo num mecânico de sua confiança para fazer estas verificações, eles possuem um aparelho que simula a alta pressão no sistema sem precisar ligar o veículo.

Espero ter ajudado em alguma coisa, pois, já sofri algumas vezes com meu Monza.

Abraços.

Re: AGUA SUMINDO

Enviado: 03 Dez 2010, 13:05
por Alexandre Nunes
Pessoal, estou sofrendo do mesmo mal, os possíveis pontos externos já foram vistos e revistos (mangueiras, bomba, junções, etc), o óleo está limpo, cilindros parecem normais (visivelmente não percebi vestígios de água), e mesmo assim o nível continua baixando. Suspeito da tampa, pois quando desligo o carro, no dia seguinte com o motor frio parece que fica pressão no sistema, não é sempre que acontece. A tampa parece ser original (preta) porém não encontrei o logotipo GM. Acho que vou procurar uma tampa nova...

Re: AGUA SUMINDO

Enviado: 12 Dez 2010, 14:10
por Alexandre Nunes
Encontrei o vazamento, troquei a tampa, porém nada tinha mudado. Até que ontem retirei a tampa do óleo e vi a água condensada. Analisei as velas e vi que as dos cilindros 2 e 4 apresentam oxidação excessiva, provavelmente é a junta do cabeçote que se desgastou. O vazamento é bem pequeno, inclusive deixando a tampa um pouco frouxa, a água não baixa, mas sei que isso não é o ideal para o funcionamento por trabalhar com baixa pressão. Vou rodar com ele assim até o final do ano, e depois parar para desmontar e verificar se é somente a junta (tomara) ou se terei que fazer algum reparo no cabeçote...

Re: AGUA SUMINDO

Enviado: 16 Dez 2010, 12:57
por Alexandre Nunes
É, o carro não esperou, ontem tive que levar para trocar a junta do cabeçote, felizmente era só ela mesmo, o cabeçote estava OK. Fiquei contente porque foi verificado que o motor ainda é STD (pelo menos os pistões são) e o desgaste dos componentes do cabeçote estão dentro da normalidade, o que me faz acreditar que este carro esteja com a quilometragem abaixo de 200000km (e o que está mostrado no painel é o valor próximo do real), ou seja, pouco rodado pela idade (25 anos).